Buscar

Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1A compreensão sobre o significado dos termos é fundamental para que não cometamos enganos nos momentos de verbalizar nossas ideias, impressões e explicações sobre os fatos. Isso se torna ainda mais importante quando estamos diante de situações que dizem respeito aos nossos principais afazeres, inclusive os profissionais. É quando precisamos nos expressar de maneira clara e correta, a fim de que a comunicação flua de maneira natural e a compreensão possa ser alcançada, possibilitando as melhores decisões. Nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
A
A origem do verbo assessorar vem do tupi-guarani, significando prestar ajuda em situações difíceis.
B
Assessorar significa dar acesso àqueles que precisam transitar.
C
Embora ambas importantes nas organizações, assessoria e consultoria são opostos na condução e administração das entidades públicas e privadas.
D
Assessorar significa subsidiar, auxiliar e dar assistência no nível das decisões organizacionais.
2Por dispor de conhecimentos sobre o cotidiano da população usuária dos serviços públicos, a/o assistente social tem prestado assessoria tanto aos gestores das políticas públicas quanto aos movimentos sociais. Sobre essa atividade da/do assistente social, analise as afirmativas a seguir:
I- A assessoria prestada por esse profissional deve ser cotidianamente construída com os sujeitos fundamentais - os assessorados -, os quais devem ter autonomia para acatar, ou não, as proposições.
II- A assessoria aos gestores públicos exige do profissional do Serviço Social desvelar os interesses a serem fortalecidos com o seu trabalho.
III- Por meio da assessoria, a/o assistente social, no espaço da criação de políticas sociais, pode direcionar o seu trabalho para a ampliação do acesso aos serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
Somente a afirmativa I está correta.
D
Somente a afirmativa III está correta.
3Para entender a consultoria em si, devemos considerar as características e as qualificações relevantes definidas, ou seja, o consultor deve se dedicar à deliberação do contorno das possíveis extensões do trabalho desenvolvido. Referente ao contorno e à extensão do trabalho dos consultores, analise as sentenças a seguir:
I- Um trabalho de suma importância da consultoria é a intangibilidade do serviço, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e finalizado.
II- Em qualquer modo estrutural, seja hierárquico ou matricial, não é importante que o consultor ligue os limites de seu trabalho aos sistemas existentes da instituição.  
III- O caráter da prestação do serviço determina o envolvimento do consultor com a estrutura da organização do cliente.
IV- A estrutura organizacional existente ou proposta do cliente não determina a amplitude do envolvimento do consultor e da instituição.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
4O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tem competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade, as tendências e as possibilidades ali presentes, passíveis de serem apropriadas pelo profissional, desenvolvidas e transformadas em projetos de trabalho (IAMAMOTO, 2000, p. 12). A partir desse texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir da assessoria e consultoria, o assistente social poderá desenvolver trabalhos com as equipes técnicas das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, seja na elaboração de projetos, como na coordenação, execução e avaliação de planos, programas e projetos sociais, com o intuito de distinguir os melhores caminhos que possam possibilitar melhoria da qualidade de vida dos usuários.
(    ) O assistente social poderá intervir na realidade social da instituição, além de apontar os caminhos a serem seguidos pela organização.
(    ) O assistente social precisa apresentar postura ética profissional, mantendo o sigilo das informações e dados coletados no desenvolvimento de suas atribuições. Sempre deve se qualificar para a função a ser desempenhada.
(    ) A instituição precisa se adequar às regras expostas pelo assistente social consultor. Além do mais, este profissional poderá utilizar os mesmos objetos de trabalho, portanto o agir profissional de um assessor e de um consultor deverá, não necessariamente,  apropriar-se desta realidade institucional para que possa posteriormente desenvolver suas estratégias de melhoria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Editora Cortez. 2000.
A
F - F - V - V.
B
F - V - V - V.
C
V - V - F - V.
D
V - F - V - F.
5A assessoria é a ação e o efeito de assessorar. Este verbo faz referência a dar ou receber aconselhamento e auxiliar. A noção de assessoria está vinculada à de consultoria, que, em latim (consultus) significa precisamente “assessoria”. Com relação ao que é ser assessor, analise as afirmativas a seguir:
I- O assessor é um substantivo masculino com origem no termo em latim assessore, que significa ajudante, auxiliador, assistente, conselheiro, pois é um profissional que assessora uma pessoa ou organização em uma determinada área ou programa.
II- O assessor é aquele profissional que apenas intervém e realiza as mudanças necessárias tanto nas empresas privadas como públicas.
III- O assessor é o profissional que presta serviço técnico-específico. Através do seu trabalho, aponta estratégias necessárias que a organização/instituição precisa seguir para poder abranger seus objetivos organizacionais.
IV- Um assessor não pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, pois isso dificulta a ação de seu conhecimento técnico-operativo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2016.
A
As afirmativas I e II estão corretas.
B
As afirmativas I e III estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas III e IV estão corretas.
6Os serviços de assessoria profissional em vários ramos de atividades se desenvolveram, ao longo do tempo, fazendo parte do mercado de trabalho em nossas sociedades contemporâneas. Os trabalhos de assessores estão presentes nos setores direta ou indiretamente produtivos, na economia, na administração das coisas da política, como em outros campos das organizações das sociedades. Sua evolução está relacionada à simples percepção de que, nem mesmo o mais sábio dos líderes pode tomar decisões acertadas sem nunca precisar da orientação de auxiliares. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Do ponto de vista histórico e evolutivo, as funções de assessoria estão vinculadas ao valioso trabalho dos escribas durante o Império Romano e também na antiga Grécia.
B
Ao longo da história, as consequências dos trabalhos de assessores nas organizações militares foi, em geral, desastrosa, atrasando a evolução desse importante exercício profissional.
C
As primeiras experiências de assessoria são atribuídas ao Império Persa, que dominou o Egito por volta de 1500 a.C., cujo soberbo rei, Tutmés, não admitia conselhos.
D
A origem dos trabalhos de assessoria é atribuída aos espiões, durante a II Guerra Mundial.
7As ONGs são conhecidas como agrupamentos coletivos que apresentam algum nível de institucionalização, são entidades privadas com fins públicos e sem fins lucrativos, que também poderão contar com a participação voluntária. Referente ao resgate histórico das ONGs, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Surgem inúmeras ações supranacionais, sem ligação direta com o governo, atuando de forma heterogênea nas questões sociais que surgiram no pós-guerra.(    ) As ONGs foram marcadas pelas ideias marxistas, e não atuaram na criação de centros de educação popular.
(    ) Na década de 60, as ONGs iniciam sua introdução formal na política partidária, concretizando articulações com partidos políticos.
(    ) Algumas ONGs surgiram na época anterior e são conhecidas até os dias de hoje, como a Cruz Vermelha Internacional e a Unesco.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
F - V - V - V.
C
V - F - F - V.
D
V - F - V - F.
8A assessoria é conhecida como uma atividade que apresenta como objetivo auxiliar e contribuir com as organizações (empresas-clientes) a alcançarem melhorias no seu desempenho. As instituições estão cada vez mais buscando estes profissionais para que possam colaborar no desenvolvimento institucional, buscando estratégias de inovações, proporcionando avanços de processos e atividades organizacionais. Referente à assessoria, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os assessores não necessitam estar altamente qualificados e antenados com as mudanças organizacionais, pois as instituições nem sempre necessitam de um serviço técnico especializado.
B
A assessoria pode possibilitar um baixo índice de qualidade nos produtos, bem como baixar a produção sem prejuízos financeiros.
C
O assessor não é um profissional indicado para prestar serviço técnico às instituições.
D
A assessoria é compreendida como a prestação de um assessoramento técnico profissional especializado a uma determinada instituição, bem como a um programa, projeto ou serviço.
9Os trabalhos de assessoria são tão demandados no mercado que é difícil imaginar uma área de atuação profissional em que a atuação profissional de um assessor seja dispensável. Atualmente, podemos identificar quatro eixos de trabalho vinculados aos serviços de assessoria. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Assessoraxe significa assessoria multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
B
Assessorab significa assessoria específica, unidisciplinar.
C
Assessorística significa assessoria executiva.
D
Assessoramento significa auxílio operacional, técnico e tático.
10O profissional de Serviço Social atua em diversas áreas e também pode assessorar em programas e projetos sociais. Dentre estas atribuições do assistente social, este deverá se apoderar de três grupos de características que podem valorizar o seu fazer profissional no exercício de suas funções, como assessor ou consultor. Referente a estes grupos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Não é atribuição do assistente social possibilitar a articulação entre teoria e prática.
B
Não cabe aos profissionais consultores lançar conhecimentos a partir da sistematização e da socialização de sua prática profissional.
C
A necessidade da prestação desse serviço deve representar a demanda da equipe. As estratégias profissionais no processo de consultoria se organizam para alcançar resultados positivos.
D
Por se tratar de um profissional externo que presta esse serviço para uma instituição, ele não é valorizado perante toda a equipe.

Outros materiais