Buscar

Combater formas de preconceito e criação de políticas públicas que apresentem garantias para que o direito dessas segmentos seja respeitado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1. Historicamente é possível observar que parcelas da população foram privadas, de diversas formas, dos direitos de liberdade e igualdade apontados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Essas parcelas da população são reconhecidas a partir do termo “minorias”, e eles são responsáveis por movimentos sociais plurais, com horizontes e objetivos comuns em prol de combater o preconceito e adquirir maior espaço nos diversos setores sociais. Nesse sentido, a partir das informações do texto-base e dos conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, proponha medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito desses segmentos seja respeitado.
No Brasil, a desigualdade social é cada vez mais alarmante, o preconceito, a baixa qualidade da educação nas escolas públicas, somam-se à pobreza e a marginalização, acentuando assim a discriminação e perpetuando a segregação social.
A premissa para a cidadania é a ideia de uma vivencia em uma sociedade coletiva de forma democrática e igualitária, com direitos que caracterizam uma vida digna. Dessa forma, fica claro que a cidadania não funciona sem o acesso à educação de qualidade a todos, uma vez que não é suficiente ter renda para consumo, mas também a partir desta, garantir maior autonomia do cidadão no acesso às políticas públicas.
Dessa forma, uma educação de qualidade está entre os pilares no combate contra qualquer tipo de preconceito. Segundo Paulo Freire, a educação é a única forma capaz de liberdade, o saber pode transformar e libertar das amarras do preconceito. De forma prática, um exemplo é a aplicação da Lei 10.639, que prevê aulas obrigatórias de História e Cultura Afro-brasileira na grade curricular das escolas, dando aos alunos a oportunidade de conhecer suas origens, sua História e ter o poder de transformar o futuro.
	Outros exemplos de políticas públicas que auxiliam na luta contra o preconceito são: 1. criação de delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância em todos os estados, um órgão público criado para o combate aos crimes de racismo e homofobia, preconceito e intolerância, sobretudo religiosa contra as religiões de matriz africana. 2. O sistema de cotas que trabalha com mecanismos para garantir a aprendizagem e permanência dos cotistas nas Universidades, e que tem como um dos objetivos garantir a dignidade dos seres humanos que se encontram a margem da sociedade, compensar injustiças históricas e solidificar o princípio constitucional de igualdade de direitos e de oportunidades para todos.
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS: SOMOS TODOS CIDADÃOS?
Autoria: Dra. Luísa Maria Silva Dantas – Revisão técnica: Dr. Marcelo Flório
https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2674:catid=28&Itemid=23
https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/politicas-publicas-para-enfrentar-o-preconceito-e-a-intolerancia-religiosa

Continue navegando