Logo Passei Direto
Buscar

PROVA DE METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

Prova online de Metodologia do Ensino de História com questões objetivas sobre cidadania, ampliação de fontes históricas, anacronismo, recursos didáticos e consciência histórica; apresenta as alternativas selecionadas e espaço para justificativas.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre o ensino de História e seu objetivo quase sempre presente de "formar o cidadão", é necessário:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) considerar que a cidadania sempre esteve atrelada à posse da terra.
b ) entender que o conceito de cidadão é cultural e muda conforme o tempo e o espaço.
c ) conceber cidadão enquanto indivíduo genérico e unânime para a História contemporânea.
d ) perceber que o conceito de cidadão é universal e único, independente do contexto.
e ) observar que a cidadania é própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política hierarquizada da sociedade.

"A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem." LE GOFF, Jaques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28.
A ampliação da noção de documento histórico é relevante para o ensino de história, porque:
a ) demonstra o processo de permanência e linearidade da construção do pensamento histórico.
b ) envolve o desenvolvimento humano e o progresso da humanidade, sendo mais útil para a construção dos discursos nacionalistas.
c ) permite reduzir a compreensão do que pode ser história, a medida que constrói uma narrativa mais completa dos fatos históricos e dos personagens importantes.
d ) o trabalho do historiador é reunir provas incontestáveis sobre os fatos do passado.
e ) tendo a compreensão da complexidade e extensão envolvidas na pesquisa histórica, diante da amplitude de fontes e documentos históricos, o aluno entende que a narrativa historiográfica é construída e fruto de múltiplas interpretações.

Os personagens da família "The Croods" são caracterizados com elementos anacrônicos. O anacronismo é considerado um dos erros mais comuns na História.
O anacronismo pode ser definido como:
a ) Modo de produção próprio das sociedades do Crescente Fértil.
b ) Prática filosófica que compreende como superiores as faculdades da inteligência humana.
c ) Perspectiva que estuda o progresso da humanidade.
d ) Método de investigação arqueológica utilizada para análise da pré-história.
e ) Utilização dos conceitos e ideias de uma época para analisar ou caracterizar os fatos de outro tempo.

Sobre a articulação de recursos didáticos em sala de aula, escolha a resposta correta:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) É ideal substituir os materiais didáticos padrão, como o livro, o quadro e a aula expositiva, pela produção textual e pela expressão de opiniões livres sempre que possível.
b ) Os livros didáticos oferecem uma visão neutra e livre de preconceitos, de modo que é ideal não combiná-los com outros materiais, a fim de não gerar confusão entre os alunos, produzindo discursos dissonantes.
c ) É ideal substituir os materiais didáticos padrão, como o livro, o quadro e a aula expositiva, por recursos tecnológicos sempre que possível.
d ) São muitos os tipos de materiais que podem ser utilizados, desde os livros didáticos padrão, distribuídos nacionalmente, passando por outras mídias, que, se usadas de forma reflexiva, apenas enriquecem a experiência educacional.
e ) Ao combinar uma diversidade de materiais como filmes, histórias em quadrinhos, produção textual e livros didáticos e paradidáticos, o educador não incorre no risco de tornar o processo de aprendizagem confuso e incoerente.

"A história tem como papel central a formação da consciência histórica dos homens, possibilitando a construção de identidades, a elucidação do vivido, a intervenção social e praxes individual e coletiva." (FONSECA, 2003, p. 89)
Sobre a consciência histórica e as demandas do ensino de história, assinale a alternativa correta:
a ) O espaço escolar deve ser desprovido de qualquer tipo de relação política, visto que é um espaço com funções pedagógicas.
b ) A história tem como papel central a formação da consciência histórica dos educandos, capacitando-os ao ingresso no ensino superior.
c ) Os conteúdos que se encontram nos livros didáticos são fruto de intensas pesquisas e expressam a verdade dos fatos ali contidos.
d ) O objetivo principal da prática histórica é levar pesquisadores de diferentes momentos e lugares a construir uma única narrativa histórica.
e ) A construção do conhecimento no espaço escolar precisa vir acompanhada da devida qualidade política.

Sobre as tendências da História da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) Possibilitar a apropriação crítica do conhecimento, buscando o desenvolvimento da autonomia intelectual do educando era o principal objetivo da educação tradicional.
b ) Até o final da República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva crítica e emancipacionista.
c ) A educação foi sempre vista como algo de suma importância no Brasil, visto que as escolas primárias foram fundadas desde o início da colonização.
d ) A educação proposta pelos escolanovistas era atrelada às técnicas de memorização e cidadania nacional.
e ) A constituição de uma educação laica no Brasil teve início ainda no período colonial, quando as reformas instituídas pelo Marquês de Pombal resultaram na decadência dos jesuítas e suas instituições de ensino.

"O 'bom' professor de História envolve uma questão sobre representações sociais [...]. Bom professor não é um dado empírico, absoluto, mas uma representação variável, conforme os sujeitos que emitem e recebem a opinião, bem como seu contexto cronológico, social." (OLIVEIRA, 2011, p. 2 apud RIBEIRO, 2011, p. 14).
Acerca dessa afirmação, pode-se aferir que:
a ) Bom professor é aquele que tem consciência de que necessita entrar em sala com seu conhecimento consolidado, pronto, acabado.
b ) Nenhuma das alternativas está correta.
c ) O conceito de bom professor deve levar em consideração que a educação não é uma atividade política, mas sim didática pedagógica.
d ) O bom professor de História é aquele que trabalha com maestria, seja em uma escola pública ou particular, seja no Ensino Fundamental, ou no Ensino Médio.
e ) O conceito de bom professor é relativo, dependendo da situação, das necessidades da escola e dos alunos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a formação esperada é a cidadã.
Desse modo, é correto afirmar que:
a ) o indivíduo egresso desse sistema deve defender a supremacia da cidadania política sobre as demais.
b ) o indivíduo egresso desse sistema deve ser dependente e flexível.
c ) o indivíduo egresso desse sistema deve ser obediente às normas.
d ) o indivíduo egresso desse sistema deve ser autônomo e crítico.
e ) o indivíduo egresso desse sistema deve respeitar as convenções hereditárias.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) se baseiam no princípio de competências e habilidades.
As competências seriam
a ) as capacidades referentes à compreensão e resolução de problemas.
b ) os exercícios de destreza social.
c ) a parte do conhecimento voltada para as relações sociais e as reflexões políticas, econômicas e morais.
d ) os processos que o aluno é capaz de concretizar para o fim de efetivamente aplicar as suas capacidades cognitivas.
e ) as características do indivíduo ligado a um grupo cultural.

Sobre a formação do professor de história, assinale a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) O professor não precisa estar atento às trajetórias não-escolares de aprendizagem dos alunos, porque essas esferas não são contempladas na produção do conhecimento histórico.
b ) A formação do professor de história é sempre individual, porque a formação é centrada na formação da identidade de cada sujeito.
c ) A experiência da pesquisa como princípio educativo é fundamental na formação do professor de história, não se resumindo ao domínio da produção de conhecimento acadêmico.
d ) As práticas de ensino não têm uma esfera teórica - a teoria é reservada para outros momentos da formação do professor de história.
e ) A esfera mais importante da formação do professor de história é o domínio do conhecimento acadêmico, objetivo e superior ao saber escolar.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre o ensino de História e seu objetivo quase sempre presente de "formar o cidadão", é necessário:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) considerar que a cidadania sempre esteve atrelada à posse da terra.
b ) entender que o conceito de cidadão é cultural e muda conforme o tempo e o espaço.
c ) conceber cidadão enquanto indivíduo genérico e unânime para a História contemporânea.
d ) perceber que o conceito de cidadão é universal e único, independente do contexto.
e ) observar que a cidadania é própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política hierarquizada da sociedade.

"A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a história [...] fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, por uma história baseada numa multiplicação de documentos: escritos de todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, documentos de primeira ordem." LE GOFF, Jaques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, p.28.
A ampliação da noção de documento histórico é relevante para o ensino de história, porque:
a ) demonstra o processo de permanência e linearidade da construção do pensamento histórico.
b ) envolve o desenvolvimento humano e o progresso da humanidade, sendo mais útil para a construção dos discursos nacionalistas.
c ) permite reduzir a compreensão do que pode ser história, a medida que constrói uma narrativa mais completa dos fatos históricos e dos personagens importantes.
d ) o trabalho do historiador é reunir provas incontestáveis sobre os fatos do passado.
e ) tendo a compreensão da complexidade e extensão envolvidas na pesquisa histórica, diante da amplitude de fontes e documentos históricos, o aluno entende que a narrativa historiográfica é construída e fruto de múltiplas interpretações.

Os personagens da família "The Croods" são caracterizados com elementos anacrônicos. O anacronismo é considerado um dos erros mais comuns na História.
O anacronismo pode ser definido como:
a ) Modo de produção próprio das sociedades do Crescente Fértil.
b ) Prática filosófica que compreende como superiores as faculdades da inteligência humana.
c ) Perspectiva que estuda o progresso da humanidade.
d ) Método de investigação arqueológica utilizada para análise da pré-história.
e ) Utilização dos conceitos e ideias de uma época para analisar ou caracterizar os fatos de outro tempo.

Sobre a articulação de recursos didáticos em sala de aula, escolha a resposta correta:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) É ideal substituir os materiais didáticos padrão, como o livro, o quadro e a aula expositiva, pela produção textual e pela expressão de opiniões livres sempre que possível.
b ) Os livros didáticos oferecem uma visão neutra e livre de preconceitos, de modo que é ideal não combiná-los com outros materiais, a fim de não gerar confusão entre os alunos, produzindo discursos dissonantes.
c ) É ideal substituir os materiais didáticos padrão, como o livro, o quadro e a aula expositiva, por recursos tecnológicos sempre que possível.
d ) São muitos os tipos de materiais que podem ser utilizados, desde os livros didáticos padrão, distribuídos nacionalmente, passando por outras mídias, que, se usadas de forma reflexiva, apenas enriquecem a experiência educacional.
e ) Ao combinar uma diversidade de materiais como filmes, histórias em quadrinhos, produção textual e livros didáticos e paradidáticos, o educador não incorre no risco de tornar o processo de aprendizagem confuso e incoerente.

"A história tem como papel central a formação da consciência histórica dos homens, possibilitando a construção de identidades, a elucidação do vivido, a intervenção social e praxes individual e coletiva." (FONSECA, 2003, p. 89)
Sobre a consciência histórica e as demandas do ensino de história, assinale a alternativa correta:
a ) O espaço escolar deve ser desprovido de qualquer tipo de relação política, visto que é um espaço com funções pedagógicas.
b ) A história tem como papel central a formação da consciência histórica dos educandos, capacitando-os ao ingresso no ensino superior.
c ) Os conteúdos que se encontram nos livros didáticos são fruto de intensas pesquisas e expressam a verdade dos fatos ali contidos.
d ) O objetivo principal da prática histórica é levar pesquisadores de diferentes momentos e lugares a construir uma única narrativa histórica.
e ) A construção do conhecimento no espaço escolar precisa vir acompanhada da devida qualidade política.

Sobre as tendências da História da educação brasileira, assinale a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) Possibilitar a apropriação crítica do conhecimento, buscando o desenvolvimento da autonomia intelectual do educando era o principal objetivo da educação tradicional.
b ) Até o final da República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi baseado em uma perspectiva crítica e emancipacionista.
c ) A educação foi sempre vista como algo de suma importância no Brasil, visto que as escolas primárias foram fundadas desde o início da colonização.
d ) A educação proposta pelos escolanovistas era atrelada às técnicas de memorização e cidadania nacional.
e ) A constituição de uma educação laica no Brasil teve início ainda no período colonial, quando as reformas instituídas pelo Marquês de Pombal resultaram na decadência dos jesuítas e suas instituições de ensino.

"O 'bom' professor de História envolve uma questão sobre representações sociais [...]. Bom professor não é um dado empírico, absoluto, mas uma representação variável, conforme os sujeitos que emitem e recebem a opinião, bem como seu contexto cronológico, social." (OLIVEIRA, 2011, p. 2 apud RIBEIRO, 2011, p. 14).
Acerca dessa afirmação, pode-se aferir que:
a ) Bom professor é aquele que tem consciência de que necessita entrar em sala com seu conhecimento consolidado, pronto, acabado.
b ) Nenhuma das alternativas está correta.
c ) O conceito de bom professor deve levar em consideração que a educação não é uma atividade política, mas sim didática pedagógica.
d ) O bom professor de História é aquele que trabalha com maestria, seja em uma escola pública ou particular, seja no Ensino Fundamental, ou no Ensino Médio.
e ) O conceito de bom professor é relativo, dependendo da situação, das necessidades da escola e dos alunos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a formação esperada é a cidadã.
Desse modo, é correto afirmar que:
a ) o indivíduo egresso desse sistema deve defender a supremacia da cidadania política sobre as demais.
b ) o indivíduo egresso desse sistema deve ser dependente e flexível.
c ) o indivíduo egresso desse sistema deve ser obediente às normas.
d ) o indivíduo egresso desse sistema deve ser autônomo e crítico.
e ) o indivíduo egresso desse sistema deve respeitar as convenções hereditárias.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) se baseiam no princípio de competências e habilidades.
As competências seriam
a ) as capacidades referentes à compreensão e resolução de problemas.
b ) os exercícios de destreza social.
c ) a parte do conhecimento voltada para as relações sociais e as reflexões políticas, econômicas e morais.
d ) os processos que o aluno é capaz de concretizar para o fim de efetivamente aplicar as suas capacidades cognitivas.
e ) as características do indivíduo ligado a um grupo cultural.

Sobre a formação do professor de história, assinale a alternativa correta:
Qual das alternativas abaixo é a correta?
a ) O professor não precisa estar atento às trajetórias não-escolares de aprendizagem dos alunos, porque essas esferas não são contempladas na produção do conhecimento histórico.
b ) A formação do professor de história é sempre individual, porque a formação é centrada na formação da identidade de cada sujeito.
c ) A experiência da pesquisa como princípio educativo é fundamental na formação do professor de história, não se resumindo ao domínio da produção de conhecimento acadêmico.
d ) As práticas de ensino não têm uma esfera teórica - a teoria é reservada para outros momentos da formação do professor de história.
e ) A esfera mais importante da formação do professor de história é o domínio do conhecimento acadêmico, objetivo e superior ao saber escolar.

Prévia do material em texto

Prova Online 
Disciplina: 100666 - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA 
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou: 
QUESTÃO 1 
Sobre o ensino de História e seu objetivo quase sempre presente de 
"formar o cidadão", é necessário: 
 
 
a ) 
 considerar que a cidadania sempre esteve atrelada à posse da terra. 
 
 
b ) 
 entender que o conceito de cidadão é cultural e muda conforme o tempo e o espaço. 
 
 
c ) 
 conceber cidadão enquanto indivíduo genérico e unânime para a História contemporânea. 
 
 
d ) 
 perceber que o conceito de cidadão é universal e único, independente do contexto. 
 
 
e ) 
 observar que a cidadania é própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma 
concepção política hierarquizada da sociedade. 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 2 
"A história nova ampliou o campo do documento histórico; ela substituiu a 
história [...] fundada essencialmente nos textos, no documento escrito, 
por uma história baseada numa multiplicação de documentos: escritos de 
todos os tipos, documentos figurados, produtos de escavações 
arqueológicas, documentos orais, etc. Uma estatística, uma curva de 
preços, uma fotografia, um filme ou, para um passado mais distante, um 
pólen fóssil, uma ferramenta, um ex-voto são, para a história nova, 
documentos de primeira ordem." 
LE GOFF, Jaques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990, 
p.28. 
A ampliação da noção de documento histórico é relevante para o ensino 
de história, porque: 
 
 
a ) 
 demonstra o processo de permanência e linearidade da construção do pensamento 
histórico. 
javascript:;
 
 
b ) 
 envolve o desenvolvimento humano e o progresso da humanidade, sendo mais útil para a 
construção dos discursos nacionalistas. 
 
 
c ) 
 permite reduzir a compreensão do que pode ser história, a medida que constrói uma 
narrativa mais completa dos fatos históricos e dos personagens importantes. 
 
 
d ) 
 o trabalho do historiador é reunir provas incontestáveis sobre os fatos do passado. 
 
 
e ) 
 tendo a compreensão da complexidade e extensão envolvidas na pesquisa histórica, 
diante da amplitude de fontes e documentos históricos, o aluno entende que a narrativa 
historiográfica é construída e fruto de múltiplas interpretações. 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 3 
Os personagens da família "The Croods" são caracterizados com 
elementos anacrônicos. 
 
javascript:;
O anacronismo é considerado um dos erros mais comuns na História. 
Pode ser definido como: 
 
 
a ) 
 Modo de produção próprio das sociedades do Crescente Fértil. 
 
 
b ) 
 Prática filosófica que compreende como superiores as faculdades da inteligência humana. 
 
 
c ) 
 Perspectiva que estuda o progresso da humanidade. 
 
 
d ) 
 Método de investigação arqueológica utilizada para análise da pré-história. 
 
 
e ) 
 Utilização dos conceitos e ideias de uma época para analisar ou caracterizar os fatos de 
outro tempo. 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 4 
Sobre a articulação de recursos didáticos em sala de aula, escolha a 
resposta correta: 
 
 
 
 
a ) 
 É ideal substituir os materiais didáticos padrão, como o livro, o quadro e a aula expositiva, 
pela produção textual e pela expressão de opiniões livres sempre que possível. 
 
 
 
 
b ) 
 Os livros didáticos oferecem uma visão neutra e livre de preconceitos, de modo que é 
ideal não combiná-los com outros materiais, a fim de não gerar confusão entre os alunos, 
produzindo discursos dissonantes. 
 
 
 
 
c ) 
 É ideal substituir os materiais didáticos padrão, como o livro, o quadro e a aula expositiva, 
por recursos tecnológicos sempre que possível. 
javascript:;
 
 
 
 
d ) 
 São muitos os tipos de materiais que podem ser utilizados, desde os livros didáticos 
padrão, distribuídos nacionalmente, passando por outras mídias, que, se usadas de forma 
reflexiva, apenas enriquecem a experiência educacional. 
 
 
 
 
e ) 
 Ao combinar uma diversidade de materiais como filmes, histórias em quadrinhos, 
produção textual e livros didáticos e paradidáticos, o educador não incorre no risco de 
tornar o processo de aprendizagem confuso e incoerente. 
 
 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 5 
"A história tem como papel central a formação da consciência histórica 
dos homens, possibilitando a construção de identidades, a elucidação do 
vivido, a intervenção social e praxes individual e coletiva." (FONSECA, 
2003, p. 89) 
Sobre a consciência histórica e as demandas do ensino de história, 
assinale a alternativa correta: 
 
 
a ) 
 O objetivo principal da prática histórica é levar pesquisadores de diferentes momentos e 
lugares a construir uma única narrativa histórica. 
 
 
b ) 
 Os conteúdos que se encontram nos livros didáticos são fruto de intensas pesquisas e 
expressam a verdade dos fatos ali contidos. 
 
 
c ) 
 A construção do conhecimento no espaço escolar precisa vir acompanhada da devida 
qualidade política. 
 
 
d ) 
 O espaço escolar deve ser desprovido de qualquer tipo de relação política, visto que é um 
espaço com funções pedagógicas. 
 
 
e ) 
javascript:;
 A história tem como papel central a formação da consciência histórica dos educandos, 
capacitando-os ao ingresso no ensino superior. 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 6 
Sobre as tendências da História da educação brasileira, assinale a 
alternativa correta: 
 
 
a ) 
 Possibilitar a apropriação crítica do conhecimento, buscando o desenvolvimento da 
autonomia intelectual do educando era o principal objetivo da educação tradicional. 
 
 
b ) 
 Até o final da República Velha, o ensino que predominou nas escolas brasileiras foi 
baseado em uma perspectiva crítica e emancipacionista. 
 
 
c ) 
 A educação foi sempre vista como algo de suma importância no Brasil, visto que as 
escolas primárias foram fundadas desde o início da colonização. 
 
 
d ) 
 A educação proposta pelos escolanovistas era atrelada às técnicas de memorização e 
cidadania nacional. 
 
 
e ) 
 A constituição de uma educação laica no Brasil teve início ainda no período colonial, 
quando as reformas instituídas pelo Marquês de Pombal resultaram na decadência dos 
jesuítas e suas instituições de ensino. 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 7 
"O 'bom' professor de História envolve uma questão sobre 
representações sociais [...]. Bom professor não é um dado empírico, 
absoluto, mas uma representação variável, conforme os sujeitos que 
emitem e recebem a opinião, bem como seu contexto cronológico, 
social." (OLIVEIRA, 2011, p. 2 apud RIBEIRO, 2011, p. 14). 
Acerca dessa afirmação, pode-se aferir que: 
 
 
a ) 
 Nenhuma das alternativas está correta. 
 
 
b ) 
javascript:;
javascript:;
 O conceito de bom professor é relativo, dependendo da situação, das necessidades da 
escola e dos alunos. 
 
 
c ) 
 Bom professor é aquele que tem consciência de que necessita entrar em sala com seu 
conhecimento consolidado, pronto, acabado. 
 
 
d ) 
 O bom professor de História é aquele que trabalha com maestria, seja em uma escola 
pública ou particular, seja no Ensino Fundamental, ou no Ensino Médio. 
 
 
e ) 
 O conceito de bom professor deve levar em consideração que a educação não é uma 
atividade política, mas sim didática pedagógica. 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 8 
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a 
formação esperada é a cidadã. Desse modo, é correto afirmar que: 
 
 
a ) 
 o indivíduo egresso desse sistema deve ser dependente e flexível. 
 
 
b ) 
 o indivíduo egresso desse sistema deve ser autônomo e crítico. 
 
 
c ) 
 o indivíduo egresso desse sistema deve defender a supremacia da cidadania política 
sobre as demais. 
 
 
 
 
 
 
d ) 
 o indivíduo egresso desse sistema deve respeitar as convenções hereditárias. 
 
 
e ) 
 o indivíduo egresso desse sistema deve ser obediente às normas. 
 
Ver justificativa da respostaQUESTÃO 9 
javascript:;
javascript:;
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) se baseiam no princípio 
de competências e habilidades. As competências seriam 
 
 
a ) 
 os processos que o aluno é capaz de concretizar para o fim de efetivamente aplicar as 
suas capacidades cognitivas. 
 
 
b ) 
 a parte do conhecimento voltada para as relações sociais e as reflexões políticas, 
econômicas e morais. 
 
 
c ) 
 os exercícios de destreza social. 
 
 
d ) 
 as capacidades referentes à compreensão e resolução de problemas. 
 
 
e ) 
 as características do indivíduo ligado a um grupo cultural. 
 
Ver justificativa da resposta 
QUESTÃO 10 
Sobre a formação do professor de história, assinale a alternativa correta: 
 
 
 
 
a ) 
 O professor não precisa estar atento às trajetórias não-escolares de aprendizagem dos 
alunos, porque essas esferas não são contempladas na produção do conhecimento 
histórico. 
 
 
 
 
b ) 
 A formação do professor de história é sempre individual, porque a formação é centrada na 
formação da identidade de cada sujeito. 
 
 
 
 
c ) 
 A experiência da pesquisa como princípio educativo é fundamental na formação do 
professor de história, não se resumindo ao domínio da produção de conhecimento 
javascript:;
acadêmico. 
 
 
 
 
d ) 
 As práticas de ensino não têm uma esfera teórica - a teoria é reservada para outros 
momentos da formação do professor de história. 
 
 
 
 
e ) 
 A esfera mais importante da formação do professor de história é o domínio do 
conhecimento acadêmico, objetivo e superior ao saber escolar. 
 
 
 
Ver justificativa da resposta 
 
javascript:;

Mais conteúdos dessa disciplina