Buscar

A exceção (defesa do réu)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Bilateralidade do processo
1. A ação possui como polo passivo o Estado e somente ele. Entretanto, uma vez acolhida a demanda, a sentença proferida produzirá efeitos (favoráveis ou desfavoráveis) na esfera jurídica de uma outra pessoa. Essa pessoa é o réu.
Exceção
1. Exceção (ou defesa) é o direito de resistir a pretensão do demandante. 
2. Mas em processo civil o que se atribui ao réu é somente a eventualidade da defesa; se o réu regularmente citado não se defender, daí decorrerá sua revelia com as consequências desta, inclusive a do chamado efeito da revelia, pelo qual nessa situação o autor fica dispensado da prova dos fatos alegados na demanda inicial (CPC, arts. 344, 346 etc.). 
Processo penal
1. No processo penal ao réu revel é necessariamente dado um defensor encarregado de exercer a defesa e o contraditório em seu benefício. Se o acusado não tiver sido citado pessoalmente, mas citado por edital, e não responder ou constituir defensor, o processo crime ficará suspenso, com a correlata suspensão do prazo da prescrição, não se aplicando qualquer efeito ou sansão decorrente da revelia.
Classificação das exceções
1. Exceção processual: a defesa se dirige contra o processo.
2. Exceção substancial: a defesa se dirige contra a admissibilidade da ação. Pode ser direta ou indireta.
· Direta: quando ataca a própria pretensão do autor ou o fundamento de seu pedido;
· Indireta: quando consiste em opor fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito alegado pelo autor, atingindo por essa via indireta a pretensão por este deduzida (pagamento, prescrição, compensação, novação, etc.).
Referências:
DINAMARCO, Cândido Rangel. BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. LOPES, Bruno Vasconcelos Carrilho. Teoria Geral do Processo. 33ª ed. São Paulo: Malheiros, 2021.

Outros materiais