Buscar

prova AV1 Clinica peq animais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA AV1 CLINICA
3.Você atende um paciente canino, poodle de 15 anos, macho, castrado, com histórico de tosse, dispneia, cansaço. Ao exame físico nota mucosas discretamente hipocoradas, frequência cardíaca, 192 bpm, frequência respiratória 42 mrm. Na ausculta cardíaca detecta sopro grau V/VI em foco mitral, e na ausculta pulmonar discreta crepitação pulmonar em hemitórax esquerdo em topografia de lobo médio. Solicita radiografia de tórax, ecocardiograma, e eletrocardiograma. No eletrocardiograma o resultado foi ritmo sinusal ( ou seja normal). Na radiografia de tórax estava presente cardiomegalia, padrão bronquial, e presença de padrão alveolar em região perihilar caracterizando edema pulmonar discreto. No ecocardiograma foi observado presença de endocardiose de mitral com aumento atrioventricular esquerdo grave, disfunção sistólica secundária. Cite os medicamentos que você prescreveria para esse paciente?
Eu prescreveria:
 inibidor da IECA – Enalapril
 Inotrópico - Pimobendam
 Diurétco - Furosemida
Uma dieta hipossódica – ração cardíaca
Antioxidante – Omega 3 
4.Cite quais são as possíveis complicações que um gato portador de cardiomiopatia hipertrófica pode ter secundária a doença.?
Edema pulmonar, Efusão pleural, Tromboembolismo, e morte súbita.
* Dispineia, 
Se você tem como cliente um gato com cardiomiopatia hipertrófica tem que verificar a pressão e pedir exame de hipertireoidismo
5.Um tutor leva um paciente felinos, SRD 1 ano, de idade, inteiro, com histórico de tosse produtiva, espirros, secreção nasal e ocular bilateral, há duas semanas. Está fazendo lar temporário para um filhote de gato há 4 semanas, e deixando ambos os animais juntos. O gato recém introduzido em casa não apresenta sintomas clínicos semelhantes. Ao exame físico você percebe que o animal apresenta dispneia inspiratória, percussão clara, ausculta pulmonar sem alteração e teste de patência nasal evidenciando obstrução parcial de ambas as narinas. Qual sua suspeita clínica? E qual o tratamento indicado?
A suspeita clinica é de Rinotraqueite felina
Antibióticoterapia – Azitromicina 
Mucolítico - nebulização com acetilcisteina
Pomada ocular a base de terramicina
Imuno estimulante – Interferon Gana tópico
Como terapia adjugante posso prescrever L-lisina
6.Em um paciente canino sem raça definida, fêmea, inteira, 4 anos de idade, com histórico de tosse produtiva. Reflexo traqueal negativo, sem alteração na ausculta cardíaca, e na ausculta pulmonar você não conseguiu ausculta bem o pulmão, pois a paciente era muito agitada. Clinicamente você suspeita de bronquite ou pneumonia. Explique com a as suas palavras como você conseguiria diferenciar a bronquite da pneumonia.
A diferença primordial entre a bronquite e a pneumonia é que na pneumonia existe presença de líquidos nas vias aéreas e principalmente no espaço alveolar.
Pode ser um exsudato inflamatório, pode ser muco, se está acometendo o alvéolo é pneumonia.
Para a confirmação do diagnóstico radiografia do tórax em 3 posições, análise sanguínea e broncoscopia e lavado broncoalveolar.

Continue navegando