Buscar

VNI - CPAP E BPAP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA (VNI): CPAP E BPAP
1. INDICAÇÕES.
· DPOC em exacerbação: o BPAP é melhor
· Crise de asma
· Edema agudo de pulmão: é uma das principais indicações do uso do CPAP. Colocando pressão positiva dentro do tórax o retorno venoso diminui. A fisiopatologia do EAP envolve a insuficiencia cardíaca, com congestão no sistema venoso. Quando o retorno venoso diminui, chega menos líquido no lado direito do coração, facilitando o trabalho pulmonar.
· Pós extubação na UTI
· Apneia obstrutiva do sono: tem que usar CPAP para dormir, pois quando o paciente entra em sono profundo ou sono REM (rapid eye movement), apenas o músculo diafragmático e os músculos oculares mantém-se ativos, os demais músculos relaxam. Com isso a base da língua cai, obstruindo a via aérea, gerando momentos de apneia de aproximadamente 10s e depois o paciente volta. Isso prejudica muito o sono do paciente, pois ele não consegue se manter no sono profundo, que é o sono mais reparador. O CPAP manda pressão positiva, mantendo as vias aéreas abertas. 
· Fadiga muscular respiratória: em situações de insuficiência respiratória aguda, inicialmente o paciente apresenta sinais de deconforto e esforço respiratório, como uso de musculatura acessória, batimento de asas de nariz, tiragem. Após um tempo, há fadiga dos músculos respiratórios e o paciente hipoventila, retendo CO2. Logo, uma doença que inicialmente cursa com insuficiencia respiratória aguda por hipoxemia pode evoluir para hipercapnia. Exemplos: TEP (inicialmente causa hipoxemia, mas se não identificado e tratado logo evolui com fadiga respiratória, hipoventilação e retenção de CO2). 
2. CI.
· Rebaixamento do sensório
· Instabilidade hemodinâmica

Outros materiais