Buscar

APx2-EJA-kauane de souza cardoso-pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (APx2) – 2021.2
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos	
Aluno(a):_____Kauane de Souza Cardoso______________________________________ 
Matrícula:_20212080289_____________Polo: ___São Pedro da Aldeia_______________ 
 Caro/a Estudante, Considerando a excepcionalidade do momento que estamos vivendo, diante da proliferação de Covid-19, bem como todas as orientações governamentais de isolamento social, você realizará a Avaliação Presencial 2 (APx2) por meio da plataforma. Fique atento ao prazo da postagem de sua avaliação, conforme informado no sistema. Nosso objetivo com esta avaliação é possibilitar o desenvolvimento das respostas a partir de pesquisas e leituras feitas com base no material didático postado em cada aula como obrigatório e o livro da disciplina como material complementar. Além disso, outros materiais relacionados aos temas podem fazer parte de sua pesquisa e devem ser indicados na elaboração da avaliação. Antes de começar sua APx destacamos algumas informações que serão consideradas no processo de correção: - Ao final da resposta de cada questão é imprescindível registrar as referências bibliográficas utilizadas, conforme as normas da ABNT; - Mais uma vez salientamos a importância de respeitar as normas da ABNT também para as citações e formatação, pois se trata de uma produção acadêmica. Na plataforma disponibilizamos um arquivo com orientações básicas; - A capacidade de síntese também será avaliada, por isso, cada questão deverá ser respondida respeitando o limite máximo de 10 linhas. Sugerimos, mais uma vez, entender esta Avaliação como um trabalho de pesquisa. Bom trabalho! 
Questão 1: (valor: até 3,0 pontos)
Considere o que você estudou nesta disciplina, sobretudo em relação às Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEA) e conceitue a aprendizagem ao longo da vida.
A aprendizagem ao longo da vida nada mais é do que a aquisição incessante de conhecimento e aperfeiçoamento no decorrer dos anos, que nós aprendemos durante toda a nossa vida. É preciso aprender e se atualizar constantemente e devemos estar sempre buscando se qualificar tendo em vista a competitividade do mercado, procurando ser um profissional qualificado, preparado e atualizado se tornou praticamente algo de extrema importância. Os quatro principais fundamentais são aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Questão 2: (valor: até 1,5 pontos)
A década de 1990 foi marcada pela criação de programas federais com propostas para jovens e adultos.
Escolha um desses programas, apresente-o e elabore um comentário sobre seu funcionamento e contribuição para a escolarização de jovens e adultos.
MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR (MCP)
Movimento de alfabetização de adultos e de educação de base constituído em maio de 1960 em Recife por estudantes universitários, artistas e intelectuais, em ação conjunta com a prefeitura, à época ocupada por Miguel Arrais. Foi extinto pelo movimento político-militar de 31 de março de 1964. O MCP tinha por objetivo formar uma consciência política e social nas massas trabalhadoras no intuito de prepará-las para uma efetiva participação na vida do país.
Questão 3: (valor: até 2,0 pontos)
Os estudos sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem para pessoas jovens e adultas apresentam Lev Vygotsky como um dos teóricos que nos deixou significativas contribuições. 
Apresente e explique a contribuição de Vygotsky para a educação de pessoas jovens e adultas.
Seus estudos têm como base o desenvolvimento do indivíduo como resultado do processo sócio histórico o papel da linguagem e da aprendizagem neste processo, ou seja, Vygotsky acreditava que desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem juntas, defende a ideia de que a aprendizagem é adquirida na vida em sociedade, na escola, pela vivência de cada experiência individual e coletiva. Alerta que é preciso valorizar os diferentes tipos de conhecimentos, articulando-os com a educação escolar. Mostrou que as interações sociais são construídas a partir da inserção dos indivíduos no universo histórico-cultural, onde a família, escola, comunidade e seus elementos constituintes fazem parte desse universo histórico-cultural, servindo de elo intermediário entre o sujeito e o objeto de conhecimento. A interação além de possibilitar ações, trocas entre o sujeito e o objeto de conhecimento, é fundamental para realizar-se um ensino mais significativo, tanto para quem aprende como para quem ensina
Questão 4: (valor: até 1 ponto) 
Relacione a concepção de avaliação com sua definição. 
	( 1 ) educacional 
	( 2 ) fundamenta-se nos conteúdos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes a partir do trabalho do professor. 
	( 2 ) curricular 
	( 1 ) é realizada pelo sistema de ensino e considera indicadores de qualidade. 
	( 3 ) da aprendizagem 
	( 3 ) toma por base os indicadores de qualidade, objetivos, estratégias metodológicas, avaliação e desempenho dos professores. 
 
 “(...) uma das possibilidades de que dispomos é a da mudança no enfoque do ensino, ultrapassando a ideia de formar para a competição e o individualismo” (SALGADO, Edmée; BARBOSA, Paulo, 2010, p. 137). 
Questão 5: (valor: até 1,5 pontos)
Releia o trecho acima e explique-o à luz do que deve ser valorizado no currículo para a modalidade EJA.
 Na EJA, assim como nas outras modalidades de ensino, as experiências do aluno devem ser valorizados. Assim como as experiências vividas e ressignifica os conhecimentos anteriores, estabelecendo uma relação de autonomia do educando, e que incorpore as especificidades e diversidades presentes no universo desses sujeitos, considerando suas origens, culturas, saberes, conhecimentos e projetos de vida.

Outros materiais