Buscar

M4 - TAREFA EM DUPLA - Estratégias de inovação - ESTUDO DE CASO DOBRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
JAQUELINE DE OLIVEIRA DA SILVA
LUCAS GUERRA NIEDERSBERG
TRABALHO EM DUPLA ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO – ESTUDO DE CASO DOBRA
PORTO ALEGRE
2020
a) Quais os tipos de inovação utilizados pela empresa (produto, processo, marketing, organizacional, posição ou paradigma), cfe. elencado no cap. 3 do livro da AA. Justifique sua resposta apresentando os motivos e conceitos. 
A empresa utiliza todos os tipos de inovação na sua operação. A marca possui um conteúdo exclusivo e pensado diretamente para o consumidor. Além disso, possui uma comunicação simples, afetiva, humana, sem comunicação robótica, o que transmite aos clientes que eles estão sendo atendidos por pessoas como eles. Seus produtos são personalizados com estampas únicas e as embalagens utilizadas virão itens úteis no dia a dia dos clientes. A produção é realizada de forma local e sob demanda e é oferecido o serviço de reciclagem aos produtos que ficam obsoletos. A gestão é realizada de maneira horizontal, onde todos ganham o mesmo salário, possuem a mesma porcentagem em cima das vendas e têm o mesmo poder de decisão. Além disso, todo o produto vendido tem um valor que é destinado a projetos sociais da comunidade local.
b) Quais as estratégias de inovação tecnológica (ofensiva, defensiva, imitativa, dependente, tradicional ou oportunista), elencadas no cap. 4 do livro da AA que podem ser aprendidas com o case da empresa Dobra (www.querodobra.com.br), desde o seu início até os dias atuais. Justifique sua resposta apresentando os motivos e conceitos. Não esqueça de indicar as fontes utilizadas. 
Através das suas inovações, a empresa mostra uma postura ofensiva, pois ela explorou mercados antes inexistentes, mostrou muito conhecimento para lidar com esse desafio com êxito através da experiencia de consumo diferenciada oferecida aos seus consumidores. Identificamos que a empresa também adota uma estratégia de prospector, pois ela mostra ser uma empresa que busca a mudança e que constrói novas oportunidades de mercado. Ela se esforça para ser pioneira e, por isso, mantém uma forte orientação para pesquisa.

Outros materiais