Buscar

Avaliação Final Discursiva Licenciatura em Foco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final Discursiva – Licenciatura em Foco
1-Paulo Freire, em sua caminhada educacional, buscou  sempre trabalhar dentro da formação, educação, humanização e autonomia. Neste sentido, o autor considera a experiência de vida do aluno como a base de sua proposta de trabalho. Cada professor em sua atividade educacional deverá, dentro desta proposta pedagógica, construir e participar ativamente na metodologia de ensino junto ao contexto da realidade do aluno. Para o entendimento de Freire, sobre o contexto da realidade educativa e a metodologia de ensino, o autor considera dois pontos que são o início para qualquer prática educativa. Disserte sobre esses pontos.
Resposta esperada
Os dois pontos importantes que Freire considera no fazer docente parte sempre do aluno e do contexto social que este aluno está inserido. Dessa forma, a aprendizagem deverá abranger a capacidade e a complexidade de quem está ensinando e aprendendo, em uma coletividade e troca de saberes. Com isso, o professor necessita estar bem preparado tanto na teoria como em sua prática, envolvendo todas as possibilidades de construção do conhecimento. Os conhecimentos trabalhados junto aos alunos precisam ultrapassar a sala de aula. Deverá ser utilizado no cotidiano de seu aluno, dando, assim, seguimento à filosofia de Paulo Freire, que busca transformar o conhecimento em movimento e assim realizar o aprender a apreender.
Minha resposta
O que Paulo Freire sempre menciona ser de extrema importância, refere-se ao aluno e ao contexto social no qual ele está presente. Com isso, sobre a aprendizagem, ela necessitará incorporar a capacidade do individuo que está ensinando e o que está aprendendo, sendo assim, uma transação de saberes. Sendo assim, para finalizar, o educador precisa estar devidamente preparado.
2-Os direitos e os deveres da sociedade nos faz pensar na igualdade. Assim, parte-se da perspectiva de que todos somos responsáveis em exigir direitos, mas, sobretudo, agir conforme os deveres de cidadão. Isso implica no combate às diversas formas de discriminação que podem ocorrer nas diferentes culturas. Disserte sobre a definição de desigualdade.
Resposta esperada
A desigualdade faz referência ao processo de relacionamento em que, na sociedade, ocorre uma diferenciação no tratamento de um para com o outro, de maneira que uns não sejam equiparados a outros, no campo dos direitos, do acesso às benesses, à renda etc. Como a própria palavra revela, a desigualdade torna os seres humanos desiguais entre si, de modo que alguns são tratados como limitados em relação a outros, no grupo social.
Minha resposta
Sobre a desigualdade, um termo muito comum ainda em nossa atual sociedade, essa é a definição para quando existe uma diferença entre pessoas, onde existe uma forma diferente de tratamento para certas pessoas, de um para com o outro. Como exemplo, temos à renda, classe social, etc. Infelizmente, ainda existe muita desigualdade na nossa sociedade.

Outros materiais