Buscar

Adg 4 lingua portuguesa para docente

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Adg4 - Língua Portuguesa Para Docentes corrigido pelo AVA 
1)A preocupação em estudar o gênero começa quando a linguística passar a classificar o texto, sobretudo quando deixa de trabalhar apenas com textos literários, e volta seu olhar ao funcionamento dos diversos tipos de textos.
A partir do contexto, complete corretamente as lacunas.
 
Como os __________ sociais e as atividades humanas são diversas e cada __________ social tem sua gama de gêneros específicos, pode-se constatar que há uma imensa diversidade de gêneros distintos presentes na ___________.
 
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Alternativa b) contextos / esfera / sociedade.
2) Leia o excerto: "Assim, as práticas de linguagem oral presenciais, com contato face a face – tais como debates, entrevistas, conversas/diálogos, entre outras –, constituem gêneros orais nas quais as características dos textos, dos falantes envolvidos e seus “modos particulares de falar a língua”.
Acerca do gêneros textuais orais, assinale a alternativa correta.
Alternativa d) Cabe à escola trabalhar situações de comunicação oral, ampliando também para os gêneros de situações formais.
3) O dialogismo é uma característica essencial da linguagem, de acordo com a perspectiva de Bakhtin. É a condição para que se tenha sentido no discurso e pode ser entendido sob dois pontos de vista: pela interação verbal entre os interlocutores; e pela intertextualidade no discurso.
A partir do contexto, julgue verdadeiro ou falso.
 
(   )  Usar a linguagem por meio de texto possibilita a nossa inserção no meio social, a interação com outros indivíduos
 
(   ) Os gêneros textuais são produtos culturais construídos historicamente pelos indivíduos.
 
(   ) É possível estabelecer comunicação verbalmente senão por meio dos gêneros discursivos.
 
Assinale a alternativa correta.
Alternativas: e) V - V - F.
4) A concepção de texto no ambiente escolar determina a aprendizagem dos gêneros nos aspectos de leitura e escrita, abordando-o em sua funcionalidade, que considere a relação autor-texto-leitor/ouvinte-situação comunicativa-contexto de produção.
A partir do contexto, complete as lacunas.
 
Analisar os conhecimentos __________ sobre o gênero é uma atividade ___________ para que se analisem as necessidades de ____________ e as habilidades já recorrentes nos textos dos alunos acerca dos gêneros em estudo.
 Assinale a alternativa correta.
Alternativas: b) prévios / diagnóstica / mediação.

Outros materiais