Buscar

Avaliacao I - Topicos Especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Para a filósofa húngara Agnes Heller (1972, p. 4), “valor é tudo aquilo que faz parte do ser genérico do homem e contribui, direta ou mediatamente, para a explicação desse ser genérico”. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Consciência: capacidade de perceber as coisas.
(    ) Socialidade: aprendizagem com o outro.
(    ) Liberdade: livre-arbítrio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HELLER, Agnes. O quotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
A) F - F - F.
B) V - F - V.
C) F - V - F.
D) V - V - V.
2) Estudar, pesquisar e refletir sobre as diferentes culturas e suas manifestações artísticas possibilita a compreensão da vida e das relações entre os sujeitos no meio social. A cultura e a arte devem ser estudadas a partir de três concepções: erudita, popular e de massa. Sobre as três concepções da cultura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura de massa.
II- Cultura popular.
III- Cultura Erudita.
(    ) O conhecimento dessa cultura é repassado de geração a geração.
(    ) É proveniente de estudos, pesquisas, sendo facilmente associada às instituições acadêmicas.
(    ) A arte contemporânea nos dias atuais está associada à indústria cultural, apropriando-se da tecnologia e das interferências da mídia.
(    ) Fazem parte dessa cultura: folclore, dança, música, festa, literatura, arte, artesanato.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III - II - I - II.
B) II - III - I - II.
C) III - I - II - I.
D) II - I - II - III.
3) A diversidade cultural e a desigualdade social, apesar de terem conceitos distintos, desempenham uma ampla relação entre seus termos, isto é, quanto maior for sua diversidade cultural, maior será a desigualdade social. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A diversidade, entendida como não construção histórica, social, política das diferenças, realiza-se em meio às relações humanas e ao crescimento das igualdades econômicas.
PORQUE
II- Em meio ao contexto nacional e internacional, a diversidade cultural brasileira se deu pelo processo da igualdade de crenças e culturas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas asserções são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si.
B) As duas asserções são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
D) As duas asserções são proposições falsas.
4) Segundo Aranha e Martins (2003, p. 301), “a moral vem do latim mos, moris, que significa ‘costume’, ‘maneira de se comportar regulada pelo uso’, e de moralis, morale, adjetivo referente ao que é ‘relativo aos costumes’”. Assim, a moral é compreendida como um conjunto de regras de condutas socialmente admitidas em determinadas épocas ou por um grupo de pessoas. A moral que determina quais são os nossos direitos e deveres perante a sociedade em que vivemos. Estes deveres são conectados ao nosso modo de ser e conviver em sociedade, gerando certas responsabilidades com relação a si próprio e aos outros. Assinale a alternativa CORRETA que evidencia essas responsabilidades:
FONTE: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
A) Razoabilidade prática, Religião, Escolhas, Desejos.
B) Juízo de valor, Senso moral, Conhecimento, Razoabilidade prática.
C) Vida, Conhecimento, Jogo, Experiência estética.
D) Sentimentos, Escolhas, Desejos, Atitudes, Posicionamentos diante da realidade.
5) Pieritz (2013, p. 21) expõe que “quando é constituída uma nova estrutura social, a ética, os valores e princípios morais são modificados para constituir assim esta nova concepção de sociedade”. Como isso acontece historicamente?
FONTE: PIERITZ, Vera Lúcia Hoffmann. Ética profissional em serviço social. Indaial: Uniasselvi, 2013.
A) Com a população insatisfeita de um povo, automaticamente o sistema de valores morais e éticos se transforma, para que assim seja possível constituir um antigo padrão sócio-histórico daquele determinado grupo.
B) Com as religiões e mudanças na harmonia de um povo, automaticamente o sistema de valores morais e éticos se transforma, para que assim seja possível constituir um novo padrão sócio-histórico daquele determinado grupo.
C) Com as transformações sociais, políticas e econômicas de um povo, automaticamente o sistema de valores morais e éticos se transforma, para que assim seja possível constituir um novo padrão sócio-histórico daquele determinado grupo.
D) Com as transformações sociais, éticas e econômicas de um povo, automaticamente o sistema de valores morais e éticos se transforma, para que assim seja possível constituir um novo padrão sócio-histórico daquele determinado grupo.
6) Quando os homens exercem seu poder político de eleger e ser eleitos para o exercício do poder, estão se enquadrando em uma dimensão da cidadania. Qual dimensão é essa?
A) Cidadania econômica.
B) Cidadania civil.
C) Cidadania política.
D) Cidadania social.
7) A diversidade no contexto cultural significa uma grande quantidade de coisas, ações, pensamentos, ideias e pessoas que se diferenciam entre si dentro de grupos sociais ou dentro de uma mesma sociedade. Nem sempre existe a harmonia entre estes grupos, existem pontos de vista convergentes e pontos de vista divergentes, ambos discriminatórios, um no sentido positivo e outro no sentido negativo. A desigualdade social tem os seus princípios pautados nas tendências e nas diferenças de cada indivíduo. Sobre as diferenças que estabelecem a desigualdade em uma sociedade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) A pobreza é a condição que mais degrada o ser humano e a que mais se aproxima e se identifica como um fator ou um elemento causal do desequilíbrio econômico e da desigualdade social.
(    ) A discriminação racial diz respeito à raça/cor/fenótipo, que é um fator inerente à pessoa.
(    ) Homossexualidade é o comportamento sexual entre pessoas do mesmo sexo e, para alguns indivíduos, esse tipo de comportamento fere as normas de conduta universal. No entanto, não há discriminação, pois existe lei que protege esse grupo.
(    ) A Lei Maria da Penha foi instituída para a proteção da integridade da mulher brasileira contra casos de violência doméstica, pois ainda existem casos absurdos de desrespeito à dignidade humana, não discriminando raça, religião ou posição social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V – F.
B) F – V – V – V.
C) V – F – F – F.
D) V – V – F – V.
8) O termo “multi” significa vários; o termo “culturalismo” refere-se à cultura; e o sufixo “ismo” está associado às posições assumidas ou ideias aceitas sobre a possibilidade do conhecimento, ou seja, no caso do multiculturalismo significa uma posição assumida sobre as diferenças relações entre as várias culturas. Sobre o multiculturalismo, analise as sentenças a seguir:
I- O primeiro sentido conceituado do Multiculturalismo é prescritivo e reporta a um fato da vida humana e social, que é a diversidade cultural étnica e religiosa que se pode observar no tecido social.
II- O segundo sentido conceituado do Multiculturalismo é descritivo, e está associado às chamadas políticas de reconhecimento da identidade e/ou da diferença que os poderes públicos prosseguem, ou deveriam prosseguir, segundo os seus defensores, em nome dos grupos minoritários e/ou ‘subalternos’.
III- O multiculturalismo teve início em países em que a diversidade cultural era vista como um problema para a construção da unidade nacional. Muitas nações construíram suas identidades por intermédio de processos autoritários, pela imposição de uma cultura, dita superior, a todos os membros da sociedade.
IV- Podemos compreender que o multiculturalismo é um campo de estudos que aborda a problemática dos grupos de forma multidisciplinar.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças II e III estão corretas.
9) Cunha (2011, p. 105) expõe que a democracia pode ser compreendida como “método de organização social e política tendente à maior realização da liberdade e da igualdade. [É um] Sistema político em que o povo constitui e controla o governo, no interesse de todos”. Outro fator que não podemos esquecer é que, quando falamos em democracia, também falamos de Estado Democrático de Direito. Sobre o estado de direito, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CUNHA, Sergio Sérvulo da. Dicionário Compacto de Direito. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
A) Se instituiu sem diretrizes inicialmente, ao longo de sua construção e promulgação ganhou forças e status de democracia. Então, Nossa Carta Magna de 1988, já em seu preâmbulo, instituiu um Estado Democrático de Direito, ou seja, a Constituição da República Federativa do Brasil se organizou e definiu suas normativas em prol de um Estado Democrático, no qual a democracia deverá ser a base fundamental da República Federativa do Brasil.
B) Se organiza e opera democraticamente. Nossa Carta Magna de 1988, já em seu preâmbulo, instituiu um Estado Democrático de Direito, ou seja, a Constituição da República Federativa do Brasil se organizou e definiu suas normativas em prol de um Estado Democrático, no qual a democracia deverá ser a base fundamental da República Federativa do Brasil.
C) Se originou de forma democrática, mas o poder é dividido dentro das esferas políticas. Nossa Carta Magna de 1988, já em seu preâmbulo, instituiu um Estado Democrático de Direito, ou seja, a Constituição da República Federativa do Brasil, no qual a democracia deverá ser a base fundamental da República Federativa do Brasil.
D) Se opera democraticamente. Nossa Carta Magna de 1988, já em seu preâmbulo, instituiu um Estado Democrático de Direito, ou seja, a Constituição da República Federativa do Brasil se organizou e definiu suas normativas em prol de um Estado Democrático, no qual a democracia deverá ser a base fundamental da República Federativa do Brasil, porém o poder e exercido pelo Presidente da República, e eventualmente atribuído delegações ao legislativo e judiciário.
10) Com relação à democracia, existem quatro condições necessárias para que se possa instaurar um regime governamental pautado na democracia. Sobre essas condições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Escolherem governos.
(    ) Eleições.
(    ) Garantias de direitos.
(    ) Acesso a fontes alternativas de informação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - F - V.
B) V - F - V - F.
C) V - V - V - V.
D) F - V - F - V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes