Buscar

Avaliação I Topicos Especiais em Engenharia Mecanica

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:743577)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação1,50
Prova42700215
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros8/2
Nota8,00
1Constantes transformações ocorreram nos meios rural e urbano, a partir do século XX. O conjunto de acontecimentos provocou, tanto na zona urbana quanto na rural, problemas como explosão demográfica, prejuízo nas atividades agrícolas e violência. A partir das ideias expressas no texto, conclui-se que, no Brasil do século XX:
A
A industrialização ocorreu independentemente do êxodo rural e dos recursos naturais disponíveis.
B
Tanto o espaço urbano quanto o rural sofreram transformações decorrentes da aplicação de novas tecnologias às atividades industriais e agrícolas.
C
Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram a outra citadina, totalmente diferente e oposta aos seus valores.
D
O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem o meio rural porque novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo.
2(Adaptado de ENADE 2019) Na história das civilizações humanas, a agricultura esteve relacionada à origem de um fenômeno que se tornaria o marco da economia alimentar: o aumento demográfico. Entretanto, apesar de toda a força civilizatória da agricultura, muitos povos tornaram-se vulneráveis por falta de alimentos. Mesmo com o aumento do volume de alimentos, o número de indivíduos subnutridos é grande, como demonstrado pelos dados estatísticos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A análise dos dados revela que, até 2014, a quantidade de pessoas desnutridas no mundo estava diminuindo, porém, entre 2015 e 2017, esse número aumenta. Considerando a segurança alimentar e a nutrição no mundo, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de segurança alimentar e nutricional admite que a fome e a desnutrição são problemas de oferta adequada e garantia de alimentos saudáveis, respeitando-se a diversidade cultural e a sustentabilidade socioeconômica e ambiental.
II- A segurança alimentar e nutricional compreende a produção e a disponibilidade de alimentos, bem como o acesso à alimentação adequada e saudável.
III- A escassez da oferta de alimentos nas últimas décadas decorre da falta de processos de produção e disseminação tecnológica que garantam a produção no campo frente às mudanças climáticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
3(Adaptado de ENADE 2019) Augusto de Campos é um artista concretista brasileiro cuja poética estabelece a relação de diálogo entre o aspecto visual, sonoro e tátil do texto verbal. Com base no poema apresentado, analise as sentenças a seguir:
I- O aspecto sensorial é construído por meio da exploração da dimensão visual das palavras, sendo a imagem um elemento essencial do texto.
II- O artista utiliza técnicas de diagramação, harmonizando os componentes gráficos e espaciais, que se transformam em elementos de construção de sentidos diversos.
III- A impressão de movimento caótico cria o efeito de uma espécie de big-bang que atua sobre ambas as palavras: poema e bomba.
IV- A utilização do espaço é secundária para a construção de sentidos da obra, já que a palavra escrita, nesse caso, é suficiente para a leitura do poema.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença II está correta.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
4Entrando no contexto histórico, tem-se que, em 1996, o Exame Nacional de Cursos (ENC), que ficou conhecido como Provão, foi aplicado, pela primeira vez, para mais de 55 mil concluintes dos cursos de administração, engenharia civil e direito. Em 2003, criou-se a comissão para aperfeiçoar avaliação superior, essa foi intitulada de:
A
Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior (CEA).
B
Exame Nacional de Cursos (ENC).
C
Instituição de Ensino Superior (IES).
D
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
5(Adaptado de ENADE 2014) Suponha que a distância percorrida por um ciclista que pedala regulamente pode ser inferida pela variável aleatória x com densidade de probabilidade normal, com média mu = 25 km e desvio padrão sigma^2 = 25 km^2. A duração média do seu treino é de 1h15min. Com base nesses dados, analise as sentenças a seguir:
I- A velocidade média de cada treino é de 21,7 km/h.
II- A distância média percorrida em cada treino é de 25 km.
III- A área média percorrida em cada treino é de 25 km2.
IV- A distância percorrida de cada treino, em um desvio padrão, está entre 20 km e 30 km.
V- A velocidade média de cada treino, em um desvio padrão, está entre 16 km/h e 24 km/h.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, IV e V estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
6As Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras podem ser públicas ou privadas. As instituições públicas de ensino são aquelas mantidas pelo Poder Público, na forma Federal, Estadual ou Municipal. Essas instituições são financiadas pelo Estado, e não cobram matrícula ou mensalidade. Já as IES privadas são administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, com ou sem finalidade de lucro. No que diz respeito à classificação acadêmico-administrativa, as IES podem receber diferentes denominações. Sobre elas, definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Universidade.
II- Centro Universitário.
III- Faculdade.
IV- Institutos Federais.
( ) Trata-se de instituição acadêmica pluridisciplinar que conta com produção intelectual institucionalizada, além de apresentar requisitos mínimos de titulação acadêmica (um terço de mestres e doutores) e carga de trabalho do corpo docente (um terço em regime integral).
( ) Abrange uma ou mais áreas do conhecimento. É semelhante à Universidade em termos de estrutura, mas não está definido na Lei de Diretrizes e Bases e não apresenta o requisito da pesquisa institucionalizada.
( ) Instituição de Ensino Superior que não apresenta autonomia para conferir títulos e diplomas, os quais devem ser registrados por uma Universidade. Além disso, não tem a função de promover a pós-graduação. O segundo sentido é aplicado para se referir a unidades orgânicas de uma Universidade. Ex.: Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.
( ) Oferecem ensino médio integrado ao ensino técnico, cursos técnicos, cursos superiores de tecnologia, licenciaturas e pós-graduação. A denominação remonta à Lei nº 11.892/08, que renomeou os Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets) e as Escolas Técnicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - III - II - I.
B
IV - II - III - I.
C
I - II - III - IV.
D
IV - I - III - II.
7O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Referente à avaliação do curso por meio do ENADE, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os cursos são avaliados por meio de um Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação que vai de 1 a 5.
PORQUE
II- O cálculo é divulgado no ano seguinte da realização da prova do ENADE, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
A primeiraasserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda é uma justificativa correta da primeira.
8(Adaptado de ENADE 2014) Denominam-se cargas os elementos de um circuito elétrico que se opõem à passagem de corrente elétrica. Se o circuito mostrado é alimentado por uma fonte de tensão contínua de 12 V e as lâmpadas são de 12 V/6 W, observa-se que, em regime permanente. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) As três lâmpadas, L1, L2 e L3, ficarão apagadas, pois lâmpadas incandescentes só operam com corrente alternada.
( ) Somente L2 e L3 ficarão acesas, pois a corrente que passa em L2 é a soma das correntes em L3 e no indutor.
( ) As três lâmpadas, L1, L2 e L3, ficarão acesas, pois estão ligadas à fonte de alimentação.
( ) Somente L2 ficará acesa, pois está em série com a fonte de alimentação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - F - V.
B
V - F - F - F.
C
V - F - V - V.
D
V - V - F - F.
9
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, até 2010, era realizada por amostragem, ou seja, os estudantes poderiam se encontrar em períodos diferentes de sua graduação. 
Atualmente, esta avaliação regulamente é realizada por:
A
Candidatos.
B
Ingressantes.
C
Concluintes.
D
Formados.
10Em uma campanha publicitária que visa à redução do consumo de energia elétrica em residências, identificam-se as recomendações a seguir:
• Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou lâmpadas de LED. • Evite usar o chuveiro elétrico com a chaves na posição "inverno" ou "quente".
• Acumule grande quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez. • Evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente.
• Utilize, na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados as suas finalidades.
A característica comum a essas recomendações é:
A
A potência dos aparelhos e dispositivos elétricos.
B
Do consumo de energia elétrica por correntes de fuga.
C
O tempo de utilização dos aparelhos e dispositivos elétricos.
D
O consumo de energia elétrica convertida em energia térmica.

Continue navegando