Buscar

Ativ. 1 Estagio 7 semestre

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA – 2021/2
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I – 7º semestre
ProfªAndreina de Melo, ProfªNatacya Caetano e Profª Claudia Olle82
Acadêmica: Joyce Caroline Gonçalves RFM: 053.18782
ATIVIDADE 1 - Vale 3 (Três) pontos
DATA LIMITE PARA POSTAGEM: 19/09
Exercício 1
A prática docente engloba diferentes aspectos sociais e políticos, teóricos e técnicos que juntos compõem aquilo que podemos designar como “práxis”. Alguns autores discutem a práxis como uma parte importante da constituição da identidade docente. Nós, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, construímos nossas práxis transitando em diferentes áreas do saber como, português, matemática, história, geografia e ciências, configurando aquilo que se designa por poli docência. 
Entender a docência como práxis é considerar ainda que a mesma agrega diferentes dimensões para se constituir. Assim, a profissão docente caracteriza-se por uma dimensão teórica, uma dimensão técnica e uma dimensão política. Rios acrescenta ainda uma dimensão estética, referindo-se à presença da sensibilidade e da capacidade criadora da docência. Essa perspectiva coaduna com a visão de Formosinho (2005), ao afirmar que “a docência é uma atividade intelectual e uma atividade técnica, uma atividade moral e uma atividade relacional.”
Para o exercício 1, da Atividade 1, deverá ser feita a leitura do texto disponibilizado na plataforma, ferramenta Material de Aula / Arquivo: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E DESCAMINHOS de Magda Soares. Após a leitura, façam uma análise do texto, por escrito, a qual deverá ser postada na plataforma, junto com o Exercício 2 e 3, da Atividade 1, cujas orientações seguem abaixo.
R: A alfabetização e letramento caminhos e descaminhos é um conceito recentemente introduzido na educação e nas ciências linguísticas, o seu surgimento apareceu em decorrência da necessidade de configurar e nomear seu comportamento e suas praticas sociais na área da leitura e da escrita, que fossem além do seu domínio do sistema da alfabetização e da ortografia, essas praticas e comportamentos, a medida em que foram adquirindo importância no seu comportamento e nas praticas sociais, os profissionais se tornaram cada dia mais centrados e dependentes da linguagem escrita.
Nos anos 80 a alfabetização nas escolas do Brasil, se caracterizou por uma alternativa, com métodos sintéticos e por métodos analíticos, sempre com a mesma suposição, de que para a criança aprender a escrita, dependeria de estímulos externos devidamente selecionado ou construídos artificialmente.
 Emília Ferreiro nos anos 80, divulgou uma perspectiva psicogenética da aprendizagem na língua escrita, onde ela traz uma mudança significativa na área da alfabetização, através desta mudança que permitiu identificar e explicar o processo em que a criança constrói o seu conceito de linguagem escrita como um sistema de representações de sons da fala por sinais gráficos.
Os processos de alfabetização e letramento são indispensáveis dentro da sala de aula, pois eles são simultâneos e interdependentes, a criança se alfabetiza e constrói o seu próprio conhecimento no sistema alfabético e ortográfico da linguagem escrita nas situações de letramento.
Diante de algumas dificuldades em que o texto é exposto, a maioria das vezes tem se mostrado a maior dificuldade na leitura e na escrita, pois, é um processo muito difícil, o educador teria que estudar os alunos para começar a colocar suas estratégias em praticas, pois cada aluno aprende de uma forma diferente, e o interessante é que a maioria das escolas está passando pela a mesma situação dentro da sala de aula, entende-se que este processo é um processo indispensável, onde escola, pais e alunos devem ter a mesma mentalidade e devem andar juntos para que as crianças aprendam de maneira clara e justa.
Exercício2
Assista ao vídeo disponível no link abaixo e faça um relato sobre o que você imagina encontrar na sala de aula, e sobre como você pretende se posicionar como professor(a) iniciante. Utilize entre 10 e 15 linhas. 
https://www.youtube.com/watch?v=cAiO5Tv6eH8&t=2s&fbclid=IwAR1OxeONjr5yf9rZ9BcQ_bAefQOiXxljmRccikY1i_00pSOPuayFFiRR5mM
R: O vídeo em que assisti, foi de suma importância, pois, quando entramos na sala de aula, sem nenhuma experiência, é um pouco assustador, porque não sabemos o que vamos enfrentar, é importante que tenhamos experiência e que buscamos atividades lúdicas para ter uma boa apresentação seria e com um vocabulário rico na linguística, não devemos confundir atividade lúdica com os comportamentos de cada criança, pois cada uma age de forma diferente dentro da sala de aula.
Exercício 3
Você deve efetuar a leitura da BNCC e fazer uma análise resumida sobre as Competências e Habilidades esperadas para os educandos do 1º ao 3 º ano do Ensino Fundamental I, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.
R: Em analise com a leitura da BNCC, é que antes as matérias ou disciplinas eram chamadas de componentes curriculares, ou seja, a BNCC não chama a matéria de língua portuguesa, a base compreende como componente curricular da área do conhecimento de linguagens, por exemplo:
- Linguagens são língua portuguesa, arte, língua inglesa e educação infantil.
- Matemática o componente ficou matemática mesmo.
-Ciências humanas, o componente curricular ficou História e Geografia.
-Ciência da natureza, o componente e ciências mesmo.
-Ensino religioso, componente curricular ficou o mesmo, religioso.
Com tudo isso o intuito da BNCC é garantir o desenvolvimento das competências curriculares especifica, que cada componente possui, um dos conjuntos de conhecimentos das habilidades, são os conceitos, os conteúdos e processos, elas organizam na unidade temática da BNCC, desta maneira, quando não tem nenhuma intervenção, deve existir respeito entre a necessidades e a idade das crianças, desde a educação infantil ao ensino fundamental, nos anos iniciais e nos anos finais, pois é necessário preparar os alunos para as mudanças em que elas irão enfrentar de um ano para o outro.
Todos os 3 exercícios devem ser enviados juntos e pelo portfólio 1 da atividade 1.
Não serão aceitas atividades fora de seu respectivo portfólio.
BONS ESTUDOS!!!!!!

Outros materiais