Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNINGA/UNIDADE II 2022 –SAÚDE E EDUCAÇÃO
Com base no artigo 196 da Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA:“Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”
*Estabelece o direito Universal à saúde, consolidando-se como uma política destinada ao atendimento dos pobres.
*Afirma a responsabilidade do Estado em garantir, além da assistência específica em saúde, também as condições sociais econômicas.
*Traz a perspectiva do atendimento integral aos cidadãos.
*Garante a saúde como direito de todos e dever do Estado.
*Preconiza que haverá ações tanto preventivas como curativas na assistência à saúde.
A resposta correta é: Estabelece o direito Universal à saúde, consolidando-se como uma política destinada ao atendimento dos pobres. 
Em uma cidade pequena do interior do Brasil, os moradores estavam sem atendimento médico há alguns meses, pois o município não dispunha de transporte para levar os usuários ao município sede localizado a 80 km. Considerando esta notícia e os princípios e diretrizes do SUS, assinale a alternativa CORRETA:
*A diretriz da hierarquização diz respeito a essa necessidade de elencar o que é mais importante de ser atendido: consulta versus transporte.
*Para resolver essa situação a Lei 8080/90 prevê que a população se reúna e juntos paguem um meio de transporte.
*A notícia registra que o que falta é transporte para a população, assim não tem nenhuma relação com o direito à saúde.
*A participação popular prevista no SUS é para resolver esse tipo de problema por meio da colaboração de todos.
*A diretriz do SUS que dá respaldo a essa necessidade de que os usuários viajem para cidades maiores para receberem atendimento médico é a hierarquização e regionalização.
A resposta correta é: A diretriz do SUS que dá respaldo a essa necessidade de que os usuários viajem para cidades maiores para receberem atendimento médico é a hierarquização e regionalização.
No período compreendido como República, o Brasil passa a sofrer forte influência das teorias higienistas. Sobre a consolidação destas perspectivas é INCORRETO afirmar:
*Muitos médicos higienistas receberam incentivos para criar uma política de saúde pública voltada para o cuidados com ambiente e divulgação de regras de higiene, respeitando os anseios e costumes da população.
*Potencializa as pesquisas na área de saúde e a criação de diversos laboratórios com o desenvolvimento do trabalho de muitos cientistas famosos, como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas.
*O poder público começa a dar maior atenção à saúde dos habitantes das cidades tendo como foco as campanhas sanitárias, que primavam pela “limpeza” dos centros urbanos.
*A chegada dos imigrantes, o aumento da população e da pobreza resultou na multiplicação dos cortiços, das favelas e do número de doentes
*Parte dos intelectuais acreditava que era necessária uma intervenção urgente do Estado no setor sanitário para garantir melhoria geral das condições de vida da população.
A resposta correta é: Muitos médicos higienistas receberam incentivos para criar uma política de saúde pública voltada para o cuidados com ambiente e divulgação de regras de higiene, respeitando os anseios e costumes da população.
Sobre a assistência à saúde no período correspondente à República no Brasil é INCORRETO afirmar:
*Pela primeira vez o Estado deixa de agir só nos surtos epidêmicos e elabora um plano de combate às enfermidades que reduziam a vida produtiva ou “útil” da população.
*É um momento histórico marcado pela existência de epidemias que se alastravam entre os trabalhadores, devido às péssimas condições de saneamento.
*Há a destinação de recursos para a área da saúde pública e o serviço sanitário passa a realizar um intenso trabalho de controle e vigilância das fábricas, estábulos, hospitais, bares e cemitérios.
*Há a determinação de que apenas os médicos diplomados poderiam tratar da saúde da população e a polícia foi convocada para localizar e punir os curadores e os curiosos que atendiam aos enfermos mais pobres, multando-os ou ameaçando-os de prisão.
*Nesse período histórico os governantes se preocupam com o bem-estar da população, pois há um entendimento sobre a garantia de direitos fundamentais.
A resposta correta é: Nesse período histórico os governantes se preocupam com o bem-estar da população, pois há um entendimento sobre a garantia de direitos fundamentais.
Sobre a intervenção higienista é CORRETO afirmar:
*A Revolta da vacina (1904) foi uma resposta violenta da população devido à ignorância sobre a assistência médica.
*Com a “limpeza” que houve nesse momento toda a população se beneficiou e passou a ter melhores condições de vida.
*Houve também a retirada gentil e dialogada da população das favelas dos morros na alegação de que os morros dificultavam a circulação de ar.
*A intensa intervenção higienista promoveu o Saneamento das cidades com a derrubada dos cortiços e construção de parques e avenidas.
*Todas as alternativas estão corretas.
A resposta correta é: A intensa intervenção higienista promoveu o Saneamento das cidades com a derrubada dos cortiços e construção de parques e avenidas.
Sobre as primeiras ações de Saúde Pública no Brasil é INCORRETO afirmar:
*Os primeiros profissionais habilitados oficialmente para oferecer cuidados em saúde foram os físico-mor e cirurgião-mor.
*Durante todo o século XVI prevaleceu o clima de paz e cooperação entre os europeus e os indígenas, o que contribuiu para não existirem doenças nesse período.
*No século XVI existia no Brasil alguns tratamentos à base de purgantes ou sangrias, recomendados pelos curandeiros negros ou indígenas.
*Nos surtos epidêmicos, os médicos e os curandeiros pouco podiam fazer, já que quase nada se conhecia sobre as doenças infectocontagiosas.
*Os historiadores apontam que quando os colonizadores chegaram ao Brasil, este era visto como um “paraíso”, com belezas naturais e gente saudável.
A resposta correta é: Durante todo o século XVI prevaleceu o clima de paz e cooperação entre os europeus e os indígenas, o que contribuiu para não existirem doenças nesse período.
Sobre as transformações na assistência à saúde advindas da chegada da Família Real em 1808, é INCORRETO afirmar:
*Temos a criação das primeiras escolas de medicina do país e as primeiras ações de saúde pública: proteção e saneamento das cidades.
*Nessa época o Brasil tinha a fama de ser um dos países mais insalubres do planeta.
*Nesse momento, a falta de estrutura e higiene dos hospitais fazia com que o internamento fosse muito perigoso e temido por todos.
*Toda a população passa a ter assistência à saúde com médicos europeus.
*Surge a necessidade de se mudar a imagem ruim que o Brasil tinha da Europa.
A resposta correta é: Toda a população passa a ter assistência à saúde com médicos europeus.
Sobre o estado de saúde dos brasileiros durante o período da República é CORRETO afirmar:
*Para muitos estudiosos da época, as doenças eram a grande causa de pobreza brasileira.
*Um fato marcante desse período é que foram convocados pelo exército cerca de 100 mil homens para exame físico e mental para lutar na Europa e os exames indicaram que a maior parte dos recrutas estava com a saúde comprometida.
*Neste momento histórico, tínhamos a prevalência de doenças em nosso país, que já haviam sido superadas em outros países, o que refletia as nossas dificuldades de assistência à saúde.
*Em 1918 o Brasil tinha um número significativo de doentes: 17 milhões de enfraquecidos pelos parasitas intestinais; 3 milhões de vítimas de doença de Chagas; 10 milhões de atacados pela malária; 5 milhões de tuberculosos; além de um alto índice de desnutrição e alcoolismo. 
*Todas as alternativas estão corretas.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Sobre o período histórico conhecido como “cidadania regulada” é CORRETO afirmar:
*Nesteperíodo, teremos alguns avanços na área da saúde com o anúncio do Estado de assumir o compromisso de zelar pelo bem-estar sanitário da população.
*Os médicos foram praticamente excluídos das decisões sanitárias, que passam a ser tomadas por políticos e burocratas.
*Todas as alternativas estão corretas.
*Foi prevista uma legislação social que garantisse maiores direitos aos trabalhadores urbanos.
*Nesse período temos a organização das caixas de aposentadoria e pensões e os institutos de previdência, que sob a tutela do Estado, garantiram assistência médica a uma vasta parcela da população urbana.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Sobre os avanços trazidos pela Constituição de 1934 e a CLT de 1943 é CORRETO afirmar:
*Direito à assistência médica universal.
*Garantia de jornada de 8 horas de trabalho diárias.
*Garantia de jornada de 6 horas de trabalho diárias.
*Direito à licença-maternidade sem remuneração.
*Todas as alternativas estão corretas.
A resposta correta é: Garantia de jornada de 8 horas de trabalho diárias.

Mais conteúdos dessa disciplina