Buscar

TECNOLOGIA GRÁFICA A1

Prévia do material em texto

De acordo com Newark (2009), assim como a maioria das atividades humanas, o design está diretamente ligado ao desenvolvimento da sociedade. “O design é formado por forças que o atraem e o estendem em formas novas”. A primeira dessas forças seria a mecânica, atrelando o design ao desenvolvimento tecnológico.
Como explica Bonsiepe (2011), tecnologias abarcam uma série não só de artefatos, mas também de processos, criados a fim de produzir mercadorias físicas e/ou semióticas com fortes reflexos na nossa vida cotidiana.
A segunda força que deu forma à área do design está diretamente relacionada com a tecnologia – é o comércio. Reforçando essa ideia, Bonsiepe (2011) aponta que o desejo de fomentar a economia seria o principal motivo para agregar valor aos produtos. Um valor que é subjetivo e/ou emocional, além da simples funcionalidade. A própria evolução das embalagens, resulta da necessidade em desenvolver técnicas para preservar e acondicionar alimentos, tendo, porém, como motivação, a obtenção de lucro. Até mesmo o desenvolvimento dos meios digitais se deu, em grande parte, por interesses mercadológicos em produzir conteúdo e disseminar essas informações com intenção de gerar riqueza.
Essas forças, deram origem a uma terceira força, ou seja, a padronização, e conforme Newark (2009), não é visto com bons olhos pela área do design por causa da defesa de uma liberdade criativa, porém, a padronização propiciou o estabelecimento de muitos dos processos de produção, a massificação dos bens de consumo, o padrão de eficiência e a qualidade na indústria de maneira geral.
Como se pode observar, as três forças não serviram apenas como mote do desenvolvimento da área de produção gráfica, mas também para o design como um todo, até porque, não se pode entender o design como algo separado da evolução cultural.
Compreender os aspectos permite uma visão mais ampla sobre o papel do design na sociedade em constante mutação. Também nos ajuda a estabelecer a relevância da produção gráfica como processo que fomentou mudanças na comunicação e na linguagem. Além disso, conhecer processos e técnicas da produção gráfica nos permite manter a qualidade estética e comunicacional em peças físicas no contato direto com o público, levando as ideias e a mensagem que o designer deseja transmitir com mais eficiência.
Não consigo acreditar e nem imaginar um mundo onde a produção gráfica seja totalmente esquecida ou trocada por uma nova tecnologia totalmente digital, pois ela não consiste apenas em jornais e revistas, catálogos e flyers. A produção gráfica está em tudo que utilizamos como os copos personalizados que ganhamos de nossos entes/amigos queridos, na formica impressa imitando madeira de nossos móveis entre outras tantas coisas que poderia passar umas 72 horas apenas falando sobre produtos que utilizam da produção gráfica.

Outros materiais