Buscar

ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO II - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO II – ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
1)Na obra “Esboço para uma teoria geral da magia”, Mauss e Hubert refletem sobre como a magia é um fenômeno também social, reconstituindo-a ao lado de outros fenômenos que se influenciam mutuamente, embora sua maior familiaridade seja com a religião e com as técnicas e a ciência.
A partir da compreensão dos autores, assinale a alternativa que corresponde ao fenômeno da magia:
Alternativas:
· a) A magia consiste em uma aliança que é feita entre o agente mágico, ou feiticeiro, e as forças sobrenaturais, para promover malefícios contra indivíduos. Isso justifica porque a magia deve ser realizada em rituais secretos e fechados, sem que haja público presente.
· b) A magia corresponde ao sistema de crenças que existe em uma determinada cultura e é partilhado por todos os membros que pertencem a essa coletividade, no local sagrado do templo. Ela ocorre de modo institucional, com lideranças que transmitem ao coletivo os dogmas a serem seguidos.
· c) A magia é uma forma primitiva de religião, na qual os responsáveis por promover a eficácia da mágica são as forças sobrenaturais do plano sagrado, o mágico é o agente responsável pela realização dos pedidos, públicas e apelos para a intervenção divina, ele não possui responsabilidade pela eficácia dos pedidos.
· d) A magia corresponde às práticas científicas que são praticadas por indivíduos não-ocidentais, situados em outras culturas e civilizações, que por não dominarem os parâmetros científicos racionais modernos, desenvolveram outras formas de operar suas invenções, técnicas e investigações.
· e) A magia é compreendida como a artesania do fazer, um tesouro de ideias no qual os mágicos exercem sua peculiar habilidade manual, sua singular sabedoria, por meio de palavras e gestos, transformados em ritos, com vistas ao alcance de matérias, experiências reais e inclusive descobertas. CORRETA
2) Os estudos de Marcel Mauss e Henri Hubert foram reflexões precursoras sobre a magia no campo da antropologia da religião.
 Sobre elas, analise o excerto a seguir:
A magia é muito pouco ____________, e sim um conjunto de ações e crenças, mal organizado, dificultando o conhecimento de seus limites. Daí a necessidade de Mauss e Hubert inventariarem seus fatos para delimitar o campo da pesquisa. Trata-se de descrevê-la e defini-la, para depois entender os meios nos quais a magia opera, as crenças mobilizadas, os sentimentos provocados e os agentes que a promovem. A magia se aproximaria das ____________ na medida em que ambas se especializaram em suas ações para atingir os mais diversos fins. A semelhança, assim, decorre da ____________, pois é a fim de alcançar determinados objetivos que ambos os fenômenos se desenvolveram.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Alternativas:
· a) empírica / lendas / razão.
· b) institucional / técnicas / função. CORRETA
· c) tradicional / teorias / utopia.
· d) útil / suposições / improvisação.
· e) coletiva / emoções / fé.
3) “Chegamos, pois à seguinte definição: uma religião é um sistema solidário de crenças e de práticas relativas a coisas sagradas, ou seja, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem na mesma comunidade moral, chamada igreja, todos os que a ela aderem. O segundo elemento que aparece na nossa definição não é menos essencial que o primeiro; pois, mostrando que a ideia de religião é inseparável da ideia de igreja, faz pressentir que a religião deve ser coisa eminentemente coletiva”. (DURKHEIM, 2008, p. 79).
 
De acordo com a análise do excerto e do pensamento de Émile Durkheim sobre a religião, analise os elementos que fazem parte da construção desse conceito:
 I. Divisão do universo entre sagrado e profano.
 II. Sistema complexo de mitos, dogmas e tradições.
III. Importância do formalismo nos ritos e cerimônias.
 IV. Lógica irracional de interpretação da realidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, II e III, apenas. CORRETA
· b) I, II e IV apenas.
· c) I, III e IV apenas.
· d) II, III e IV apenas.
· e) I, II, III e IV apenas.
4) “(...) todos os instintos e emoções, todas as atividades práticas, colocam o homem perante impasses em que as lacunas do seu conhecimento e as limitações do seu poder de observação e raciocínio iniciais o traem num momento crucial. O organismo humano reage por acessos espontâneos, em que se geram as rudimentares formas de comportamento e também rudimentares crenças na sua eficácia. A magia instala-se em formas tradicionais constantes. Assim, a magia proporciona ao homem primitivo uma série de atos e crenças rituais prontos a utilizar, com técnica mental e prática definida, que estabelece a ligação com as perigosas lacunas em cada objetivo ou situação crítica importante. Permite que o homem empreenda com confiança as suas tarefas importantes, mantenha o seu equilíbrio e a sua integridade mental nos acessos de raiva, nos ataques de ódio, no amor não correspondido, no desespero e na ansiedade”. (MALINOWSKI, 1988, p. 32)
 
O excerto pertence ao pensamento do antropólogo polaco Bronislaw Malinowski, que lança importantes contribuições para o estudo das relações entre a magia, a ciência e a religião. Com base no excerto e no pensamento desse autor, analise as afirmativas:
I – A magia age onde o homem não possui o domínio do conhecimento ou o poder de intervenção com base em sua observação e raciocínio.
II – Segundo o autor a magia envolve comportamentos e crenças rudimentares integradas às tradições culturais e praticadas de forma constante.
III – A magia é ilógica e irracional, pois o homem não utiliza de seu sentido cognitivo no momento de operar as mágicas.
IV – É  possível perceber que as crenças mágicas se aproximam das dimensões onde a religião também atua.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, II e III, apenas.
· b) I, II e IV, apenas. CORRETA
· c) I, III e IV, apenas.
· d) II, III e IV, apenas.
· e) I, II, III e IV.

Outros materiais