Buscar

ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO II - DIAGNOSTICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO II – DIAGNOSTICA 1
1) "(...) Em todo sacrifício há um ato de abnegação, pois quem se sacrifica se priva e se dá. Essa abnegação lhe é mesmo freqüentemente imposta como um dever. (...) Mas essa abnegação e essa submissão não deixam de ter um lado egoísta. Se o que sacrifica dá alguma coisa de si, ele não se dá; ele se reserva prudentemente. É que se ele dá, é em parte para receber. O sacrifício se apresenta, então, sob um duplo aspecto. E um ato útil e urna obrigação. O desinteresse se mescla ao interesse”.
A partir do modo como o antropólogo francês Marcel Mauss concebe as relações de sacrifício, de que outra forma essa prática poderia ser também concebida?
Alternativas:
· a) Sob a forma de um contrato. CORRETA
· b) Sob a forma de um favor.
· c) Sob a forma de uma desinteligência.
· d) Sob a forma de um destrato.
· e) Sob a forma de um conflito.
2) “A religião é coisa eminentemente social. As representações religiosas são representações coletivas que exprimem realidades coletivas; os ritos são maneiras de agir que surgem unicamente no seio dos grupos reunidos e que se destinam a suscitar, a manter, ou a refazer certos estados mentais desses grupos.” (Durkheim 1989, p. 38)
 A partir da abordagem de Emile Durkheim sobre as formas elementares da vida religiosa, analise as afirmativas:
 I – Durkheim compreendeu que as representações religiosas vigentes na sociedade europeia simbolizavam aquilo de mais primitivo e simples, pois o período de sua origem era o mais longo da humanidade.
II – Durkheim sustentou que a crença de aborígenes australianos no sistema totêmico, por ser mais homogêneo e possuir uma estrutura social comum, seria a origem elementar da religião.
III – Durkheim analisou que as noções de Espírito e de Deus que eram partilhadas pelo Ocidente em sua época tinham tido a sua origem de uma crença bem simples e sofrido um longo processo evolutivo na história.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
· a) Apenas III.
· b) Apenas  I e II.
· c) Apenas I e III.
· d) Apenas II e III. CORRETA
· e) I, II e III.
3) “A magia é essencialmente prática, interessada muito mais no resultado das suas manipulações do que na sua dogmática. Não raro ela se mistura com a religião oficiosa, se encosta nos seus ritos e se confunde com sua liturgia. A magia não gerou instituições como a religião, não se complexificou como ela, não fundamentou uma igreja. A magia parece oscilar então entre dois pólos; um seria a religião, e o outro, a técnica, já vinculada a uma ciência embrionária”. (BRÜSEKE, 2004, p. 175)
 Segundo o pensamento dos autores Marcel Mauss e Henri Hubert no desenvolvimento de uma teoria sobre a magia, julgue cada uma das afirmativas em V (verdadeiro) ou F (falso):
(   ) A magia faz parte de um sistema de crenças específico que envolve agentes mágicos, práticas, representações e suas relações.
(   ) Assim como a religião, a magia também ocorre com rituais institucionais e coletivos, com o pedido de súplicas e apelo ao plano sagrado para atender os desejos dos seres humanos e intervir nas situações de dificuldade oferecendo ajuda.
(   ) A magia pertence à tradição dos grupos sociais que a praticam repetidamente, os indivíduos da cultura compartilham da crença em sua eficácia.
(   ) Os rituais de magia são realizados a partir do conjunto de conhecimentos e saberes tradicionais que são operados pelos mágicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
· a) F - F - F - V.
· b) V - F - V - V. CORRETA
· c) V - F - V - F.
· d) V - V - F - F.
· e) F - F - V - V.
4) “(...) a magia e a religião são um modo especial de comportamento, uma atitude pragmática impregnada de razão, sentimento e vontade, em partes iguais. É um modo de ação, assim como um sistema de crença, um fenômeno sociológico, bem como uma experiência pessoal.” (MALINOWSKI, 1988, p. 6).
 
Sobre o entendimento de Bronislaw Malinowski a respeito de magia e religião, analise as afirmativas:
I - Malinowski reconhece a existência da religião e da magia, bem como da ciência, em todas as sociedades, inclusive naquelas chamadas "primitivas".
II - Malinowski destaca a magia como o interesse nativo por controle direto sobre o curso da natureza através de ritos e fórmulas mágicas.
III - Apesar da função semelhante, religião e magia são concebidas por Malinowski como coisas distintas.
IV - Quando os seres humanos reconhecem que não dispõem de conhecimento suficiente para dominar os meios empíricos conforme seus anseios, recorrem aos rituais mágicos como o caminho para obtenção de seus fins.
É correto o que e afirma em:
Alternativas:
· a) I, II e III, apenas.
· b) I, II e IV, apenas.
· c) I, III e IV, apenas.
· d) II, III e IV, apenas.
· e) I, II, III e IV. CORRETA

Outros materiais