Buscar

Aap2 - Bioquímica Aplicada À Saúde

Prévia do material em texto

Aap2 - Bioquímica Aplicada À Saúde
×Sua avaliação foi confirmada com sucesso
Informações Adicionais
· Período: 14/03/2022 00:00 à 04/06/2022 23:59
· Situação: Cadastrado
· 
· Protocolo: 704392209
Avaliar Material
1)
Os monossacarídeos ou açúcares simples são as menores unidades de açúcar que não podem ser hidrolisadas em carboidratos mais simples. Os monossacarídeos, compostos de função orgânica mista, são constituídos por um esqueleto carbônico de 3 a 7 carbonos. A seguir, uma ilustração da estrutura de dois monossacarídeos.
Fonte: elaborado pelo autor.
Com base nas informações do texto e da figura, além dos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)
O monossacarídeo A tem 5 átomos de carbono no esqueleto carbônico e o grupo químico aldoxila. Por isso, o monossacarídeo A é classificado como pentose e aldose.
· b)
O monossacarídeo B possui 6 carbonos na sua estrutura carbônica e a função orgânica é aldeído. Por isso, o monossacarídeo B é classificado como hexose e aldose.
· c)
O monossacarídeo A e o monossacarídeo B são hexoses, porém o primeiro é uma aldose, enquanto o segundo é uma cetose.
Alternativa assinalada
· d)
O grupo químico destacado pelo círculo no monossacarídeo A é uma carboxila, por isso, esse açúcar é ácido, um tipo modificado encontrado nos glicosaminoglicanos.
· e)
O monossacarídeo A e o monossacarídeo B são hexoses, porém o primeiro é uma cetose, enquanto o segundo é uma aldose.
2)
Os glicosaminoglicanos polissacarídeos formados por repetições de uma unidade dissacarídica composta por um açúcar ácido e um açúcar aminado. O açúcar ácido pode ser o ácido D-glicurônico e o ácido aminado pode ser a D-glicosamina. Esses açúcares são produtos de modificações químicas na glicose, com a adição de grupo carboxila para formar açúcar ácido e de grupo amino para formar açúcar aminado.
 
Com base na estrutura química dos glicosaminoglicanos, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
Os glicosaminoglicanos são heteropolissacarídeos com grande quantidade de cargas negativas. Devido à essa natureza negativa, as cadeias de glicosaminoglicanos mantêm-se estendidas e envolvidas por moléculas de água. Isso garante a viscosidade, lubrificação, adesão e resistência à compressão das secreções da mucosa, do fluido sinovial e da matriz extracelular.
 
PORQUE
 
Os glicosaminoglicanos possuem na sua estrutura dois tipos de monossacarídeos modificados a partir da glicose, o ácido D-glicurônico e o a D-glicosamina. O ácido D-glucurônico possui grupo carboxila na sua estrutura que, em pH neutro, possui carga negativa. Dessa maneira, as moléculas de água são atraídas pelas cargas negativas das carboxilas, permitindo uma concentração de água no meio ao redor das moléculas de glicosaminoglicanos.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas II não justifica a I.
· b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada
· c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
· d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
· e)
As asserções I e II são proposições falsas.
3)
Os carboidratos exercem muitas funções no organismo devido à sua grande diversidade estrutural. Além das cadeias de monossacarídeos que podem variar de tamanho, tipos de monossacarídeos constituintes e presença ou não de ramificações, também temos as configurações estereoquímicas dos monossacarídeos. Dessa maneira, o arranjo espacial dos átomos em torno do carbono assimétrico no esqueleto carbônico dos monossacarídeos é uma grande fonte de diversidade de estruturas.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A glicose e a galactose diferem apenas na disposição dos átomos no carbono 4, ou seja, são epímeros. Essa pequena diferença estrutural já é o suficiente para que esses dois monossacarídeos tenham propriedades e funções diferentes.
II. Os monossacarídeos com o grupo hidroxila ligado ao carbono assimétrico mais próximo da aldoxila à esquerda possuem a configuração D, enquanto os monossacarídeos que têm o grupo hidroxila no mesmo carbono à direita possuem a configuração L.
III. Com a ciclização do monossacarídeo, os carbonos dos grupos aldoxila e carbonila se tornam assimétricos e, dessa maneira, há a formação de duas novas possibilidades de configurações para os monossacarídeos. Essas configurações são chamadas de anômeros.
IV. A maioria dos monossacarídeos de ocorrência natural possui a configuração D e as enzimas responsáveis pelo metabolismo desses monossacarídeos são específicas para essas configurações.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a)
II, III e IV, apenas.
· b)
I, III e IV, apenas.
Alternativa assinalada
· c)
I, II e III, apenas.
· d)
I, II e IV, apenas.
· e)
I, II, III e IV.
4)
Os carboidratos obtidos da alimentação, como amido, glicogênio, celulose, lactose e sacarose, precisam ter as suas ligações glicosídicas hidrolisadas, em reações catalisadas por glicosidases específicas presentes na boca e no duodeno. A digestão dos carboidratos maiores é necessária, pois apenas os monossacarídeos, as unidades constituintes desses carboidratos, são absorvidos pela mucosa duodenal.
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.
 
 
	COLUNA A
	COLUNA B
	I.       Enzima presente na mucosa duodenal que degrada um dissacarídeo formado pela frutose e glicose.
	1.     Maltose
	II.     Possui ligações do tipo beta 1->4 entre os monossacarídeos, o que impede a sua hidrólise nos humanos.
	2.     Celulose.
	III.      Produto formado após a digestão pela enzima alfa-amilase pancreática no duodeno.
	3.     Lactase.
	IV.     Intolerância à lactose se caracteriza pela menor ou ausência da atividade de uma glicosidase.
	4.     Sacarase.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
· a)
I – 3; II – 4; III – 2; IV – 1.
· b)
I – 2; II – 3; III – 1; IV – 4.
· c)
I – 1; II – 3; III – 4; IV – 2.
· d)
I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3.
Alternativa assinalada
· e)
I – 3; II – 1; III – 4; IV – 2.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes