Buscar

EDUCACAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATIVIDAE CONTEXTUALIZADA (1).docxcorrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dayane Sousa 
Professora: Márcia Justino da Silva
Tutora: Amélia Querubina Oliveira da Silva Lopes
Curso: Pedagogia EAD
Contextualizada de EJA
Conteúdo do exercício
1. 
Parte superior do formulário
Metodologia Ativa - Resolução de problemas: o objetivo dessa atividade é instigar a resolução de problemas com base no que foi estudado nesta disciplina. Aqui você deve explorar as possibilidades da metodologia ativa na contextualização do assunto proposto, para a solução de problemas.
 
Preparado (a)? Vamos começar!
Retomando o tema sobre as orientações didáticas para a prática docente na Educação de Jovens e Adultos e os conteúdos e procedimento metodológicos dessa modalidade da educação, vamos analisar uma situação fictícia e responder algumas questões a respeito?
Convido-os a fazer as considerações a partir do que estudamos com base no material disponibilizado no AVA (e-book, videoaulas, dicas de leitura, etc.), pesquisas e conforme as normas da ABNT.
SITUAÇÃO (FICTÍCIA)
Ana atua na Educação de Jovens e Adultos e busca desenvolver alguns projetos junto com os educando. Ela trabalhou com o Projeto: “Saberes do Mundo: diálogos entre a África e o Brasil.”. A educadora é negra e atua com muitos educandos negros moradores de bairros periféricos urbanos. Ela percebe que alguns não se identificavam como negros e, por vezes, menosprezam a identidade e a cultura afrodescendente.
Desse modo, pensou no tema gerador relacionado à temática do projeto e discutiu com os educandos, considerando os diálogos e desafios cotidianos, assim como conversas do dia a dia e bagagens da sua história de vida e da dos estudantes.
E, processualmente, a educadora elaborou o planejamento para trabalhar junto com a turma. O projeto teve como objetivo associar os estudos dos diferentes países, aspectos culturais e relativos às culinárias regionais. Após a pesquisa e discussões os educandos compartilharam as informações, receitas e finalizaram com uma roda de degustação coletiva com os pratos típicos preparados por eles.
Atividade:
A partir da situação exposta acima e de acordo com o estudo da disciplina sobre a EJA, as tendências pedagógicas e suas perspectivas.
A educadora Ana é pedagoga e em sua prática tem como inspiração conhecimentos da sua formação tanto acadêmica quanto pessoal. Ela se inspira em um método e seu idealizador, além de propor ações que dialoguem com esse método, visa também uma atuação que incentive os seus educandos a uma leitura crítica do mundo social, assim como a promoção de mudanças sociais.
Elabore um texto que trate dos seguintes aspectos:
Qual a tendência pedagógica que você identifica nas ações da educadora?
Quais as características que podemos relacionar (com a tendência e o método) e identificar na situação ilustrada?
Baseados nessa tendência pedagógica, qual o método e quem é o educador-teórico que originou essa metodologia que a professora Ana tem como inspiração em sua prática na EJA e está presente na educação da contemporaneidade.
Elabore o seu texto (mínimo de 15 linhas e máximo de 25 linhas) e compartilhe no ambiente virtual.
 O ensino da eja ocorre através da andrologia norteada pela tendência progressista libertadora conhecida como pedagogia de Paulo freire.
 Paulo freire será uma referência na educação de jovens e adultos, pois ele apresentará essa educação pensada de forma diferente, onde o indivíduo no processo de aprendizagem tem uma educação e alfabetização de maneira crítica e dialogicamente. Suas ideias podem ser observadas no plano nacional de alfabetização, que se destinava a atender a maior parte da população analfabeta do país, mesmo que tenha surgido através de movimentos estudantis e também de entidades sindicais, que trabalharam para que o seu método fosse colocado na educação de jovens e adultos, dentro do ministério da educação e aos poucos com seus resultados o programa gerou benefícios políticos e passou a ter maior apoio do governo como método principal. A estratégia didática utilizada pela educadora é dialógica porque considera o conhecimento de forma de emancipação, problematização através das vivencias e os conteúdos são alinhados com a realidade. Baseado numa situação problema desenvolve o pensamento reflexivo, aprimora o raciocínio e busca por uma solução. A professora Ana utilizou três estágios do método de Paulo freire.
 1º estagio investigação, onde através do projeto: “Saberes do Mundo: diálogos entre a África e o Brasil.”. A educadora é negra e atua com muitos educandos negros moradores de bairros periféricos urbanos. Ela percebe que alguns não se identificavam como negros e, por vezes, menosprezam a identidade e a cultura afrodescendente. Ocorreu debates, diálogos, conversas sobre cor ou raça ela sentiu a necessidade de discutir e dialogar sobre a diversidade apresentada .
2º O segundo estagio foi o de tematização, o qual tematizou ao pensar em tema gerador para o processo que tem como objetivo promover a conscientização do mundo apartir dos sentidos das palavras sociais. Relacionado à temática do projeto e discutiu com os educandos, considerando os diálogos e desafios cotidianos, assim como conversas do dia a dia e bagagens da sua historia de vida e dos educandos.
 3ºE o terceiro estagio e a de problematização, onde a educadora processualmente elaborou o planejamento para trabalhar junto com a turma. O projeto teve como objetivo associar os estudos de diferentes países, aspectos culturais e relativos às culinárias regionais. Após essa pesquisa e essa discussão os estudantes compartilharam as informações, receitas e finalizaram com uma roda de degustação coletiva com os pratos típicos preparados por eles. Tirando os alunos da roda de conforto e trazendo pra realidade com intuito que compreenderam o que está alem da questão proposta.
Ao trabalhar a aprendizagem dessa maneira, o método inova ao promover a horizontalidade na relação educador educando, a valorização da sua cultura e da sua oralidade. 
REFERENCIAS:
COCEIÇÃO, Lucila pereira. Método Paulo Freire, disponível em< https://www.infoescola.com/pedagogia/metodo-paulo-freire/> acesso 14 de março/ 2022.
Material Didático (blackboard.com)
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/andragogia.htm
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-formacao-educacao-jovens-adultos-no-brasil.htm

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes