Buscar

Língua Portuguesa Laboratório de Texto 1

Prévia do material em texto

Laboratório de Texto Avaliação II
Leia o trecho a seguir. "Circuito Fechado", de Ricardo Ramos:  
Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dente, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
De acordo com os conceitos de coesão e coerência e a partir da leitura do texto do alagoano Ricardo Ramos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F  ) Não apresenta coerência, pois é construído por uma sequência desordenada de vocábulos.
( V  ) O texto apresenta coerência, sem elos coesivos.
( F  ) O texto apresenta coesão e coerência.
( F  ) O texto é incoerente e não apresenta recursos de coesão.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SAMPAIO, A. M. L. Circuito fechado, de Ricardo Ramos: a cidade como cenário de automação e incompletude do ser. Rev. de Letras, n. 26, v. 1/2, jan./dez., 2004. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2016.
A
F - F - V - F.
B
F - V - F - F.
C
F - V - V - F.
D
V - V - F - V.
2São muitos os tipos, "MAS" há dois que são especiais: o Veneno e o Vacina.
"E" se alguém me perguntar o que acho dos dois tipos, penso que já dei a resposta...
Nos fragmentos, os elementos de coesão destacados em maiúsculas e entre aspas (MAS e E) expressam, respectivamente, as relações de:
A
Conformidade e comparação.
B
Adição e conformidade.
C
Condição e conformidade.
D
Oposição e adição.
3A coesão textual está entre os principais tipos de coesão textual. Este tipo de coesão se divide em formas remissivas gramaticais presas, formas remissivas gramaticais livres e formas remissivas gramaticais lexicais. A partir do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os artigos, os pronomes e os numerais são formas remissivas gramaticais presas.
II- Os pronomes pessoais de terceira pessoa, pronomes substantivos e expressões adverbiais são formas remissivas gramaticais livres.
III- As nominalizações e expressões sinônimas são formas remissivas gramaticais presas.
IV- As expressões ou grupos nominais definidos e os hiperônimos são formas remissivas gramaticais lexicais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
4A coesão e a coerência são fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem, é essencial que faça sentido para o leitor e que também seja harmonioso, natural e agradável aos ouvidos. Dessa maneira, concluímos que é necessária a compreensão dos diversos mecanismos textuais para estruturar um bom texto. Quanto às normas gramaticais do português padrão, à coesão textual e à coerência, analise as afirmativas a seguir:
I- O Chico Oliveira foi o único namorado que tive; eu conheci ele através da internet e logo fiquei loucamente apaixonada.
II- A taxa de desemprego subiu para 9,4% em maio, a maior desde 1983, mas a perda de postos de trabalho ficou em 345 mil, bem inferior ao esperado, de 520 mil vagas.
III- Em Florianópolis, os salários são, em média, 50% menores do que os de Brasília, apesar do custo de vida ser menor.
IV- O MPE encaminhou um oficio à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando informações sobre estágio que está o projeto e a execução do projeto, se foram feitos EIA/RIMA, EIV e GDU da obra e se esta possui Licença Ambiental de Operação e se foi realizada audiência pública para esclarecer à população sobre a obra.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e IV estão corretas.
B
Somente a afirmativa III está correta.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
As afirmativas II e IV estão corretas.
5Eu sei mas não devia (Marina Colassanti)
Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.
A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.
A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.
A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A partir da análise do texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.releituras.com/mcolasanti_eusei.asp. Acesso em: 3 dez. 2019.
A
A repetição da frase "a gente se acostuma" é um recurso que procura convencer o leitor de que é, de fato, melhor se acostumar com os fatos descritos.
B
A repetição de frases que iniciam com a conjunção "e" é uma estratégia para manter o leitor atento a todos os detalhes da vida interna do eu lírico.
C
Os verbos no infinitivo e no gerúndio são utilizados como recursos expressivos, demonstrando a rotina, a repetição na vida do eu lírico.
D
O trecho "a gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e de que necessita" trata-se do momento em que o autor apresenta sua conclusão.
6Aluísio Azevedo certamente se inspirou em L'Assommoir (A Taberna), de Émile Zola, para escrever O Cortiço (1890), e por muitos aspectos seu texto é um texto segundo, que tomou de empréstimo não apenas a ideia de descrever a vida do trabalhador pobre no quadro de um cortiço, mas um bom número de pormenores, mais ou menos importantes. Ao mesmo tempo, Aluísio quis reproduzir e interpretar a realidadeque o cercava e sob esse aspecto elaborou um texto primeiro. Texto primeiro na medida em que filtra o meio; texto segundo na medida em que vê o meio com lentes de empréstimo.
Se pudermos marcar alguns aspectos dessa interação, talvez possamos esclarecer como, em um país subdesenvolvido, a elaboração de um mundo ficcional coerente sofre de maneira acentuada o impacto dos textos feitos nos países centrais e, ao mesmo tempo, a solicitação imperiosa da realidade natural e social imediata.
Na construção da textualidade, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função do conectivo "E", na última frase do texto:
FONTE: CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. In: O discurso e a cidade. São Paulo / Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004, p.106-7/128-9 (com adaptações).
A
Substituir sinal de pontuação na estrutura sintática.
B
Exercer função semelhante à de uma preposição.
C
Adicionar elementos a favor de uma mesma conclusão.
D
Introduzir a justificativa para os países centrais terem destaque.
7Podemos definir o parágrafo como um conjunto de frases que formam uma sequência com sentido e/ou com lógica. Pode ser assinalado graficamente ou, ainda, oralmente, quando se faz uma pausa maior dos fatos ou quando iniciamos um novo assunto. Dessa maneira, os parágrafos são as estruturas que compõem um texto e podem ser: longos, médios e curtos, dependendo do tipo de produção textual. Sobre o parágrafo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Dispor palavras uma ao lado da outra não constitui um texto. É necessário que estas palavras se reúnam para formar um conjunto frásico, de nível sintático. Neste nível, temos as frases, e é com estas unidades que os textos são constituídos.
(    ) Para alcançar o status de uma boa produção textual, as frases podem ser dispostas de qualquer maneira, não há necessidade de que sejam estabelecidas em parágrafos.
(    ) Sempre que falamos sobre algum tema, temos algum objetivo, que pode ser o de convencer, explicar, informar etc.
(    ) O parágrafo é uma subunidade do texto. Se sua constituição for mal feita ou seu conteúdo for mal articulado, o sentido do texto pode ser alterado e, consequentemente, o objetivo pode, também, ser prejudicado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - V - F - V.
C
V - F - V - V.
D
F - V - V - V.
8Algumas definições podem ser úteis em sala de aula. Elas podem orientar o ensino e aprendizagem. A produção de texto deve ser concebida como um processo de construção que compreende um momento de planejamento, um momento de escrita propriamente dita, de leitura e releitura, de escrita e reescrita. Acerca do exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A coesão sequencial estabelece diversos tipos de relações semânticas e/ou pragmáticas.
B
Para compreendermos um texto, necessitamos perceber a interdependência entre as partes do texto.
C
O autor pode, ao longo da construção textual, realizar a progressão textual a partir de elementos recorrentes.
D
Os procedimentos de recorrência não são variados. Há somente a reiteração de itens lexicais.
9Leia o trecho que segue:
"Nos últimos dez ou quinze anos, fazer uma tatuagem deixou de ser símbolo de rebeldia de um estilo de vida marginal. Elas não são mais feitas em locais precários, e sim em grandes estúdios onde há cuidado com a higiene. As técnicas se refinaram: há mais cores disponíveis, os pigmentos são de melhor qualidade e ferramentas como o laser tornaram bem mais simples apagar uma tatuagem que já não se quer mais. Vão longe, enfim, os tempos em que o conceito de tatuagem se resumia à velha âncora de marinheiro."
A coesão e a coerência garantem ao texto uma unidade de significados concatenados, isto é, a coesão textual diz respeito aos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos. Já a coerência aborda acerca da significação do texto, que pode estar perfeitamente coeso, porém incoerente. Assim, para que um texto faça sentido, necessitamos observar elementos como pronomes, conectivos, elementos anafóricos e catafóricos, percebendo seu mecanismo de ligação entre as frases para formar um período. Partindo disso, analise as afirmativas a seguir:
I- O advérbio de tempo "enfim", apresentado no texto, significa finalmente e/ou por fim. Refere-se também à conclusão de um pensamento, sendo sinônimo de: em conclusão, por último, em síntese.
II- A frase "Nos últimos dez ou quinze anos" é típica de uma abertura de parágrafo, conforme está no trecho apresentado, ela nos situa em um determinado tempo e nos remete ao que se pretende dizer a seguir.
III- A segunda frase do texto é percebida pelo pronome "elas", que faz referência às pessoas que fazem as tatuagens.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MARTHE, Marcelo. Tatuagem com bobagem. Veja, n. 2050, 5 mar. 2008, p. 86.
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
Somente a afirmativa I está correta.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
As afirmativas I e II estão corretas.
10Dentro dos recursos utilizados para a produção textual, existe um procedimento que se chama recorrência. Este procedimento é geralmente utilizado para atingir um determinado objetivo por parte do leitor. Com relação a este procedimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:.
(    ) A recorrência é utilizada pelo autor do texto para que a ideia se mantenha viva na memória do leitor.
(    ) A recorrência é um procedimento utilizado pelo leitor para decorar o que leu.
(    ) A recorrência é uma forma de seguir com o texto sem deixar que o leitor esqueça o que foi lido.  
(    ) A recorrência ocorre somente em textos de cunho científico, pois, em outros gêneros, isso não é possível.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - F.
B
V - F - V - F.
C
V - F - F - V.
D
F - V - V - V.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes