Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

4.1 A utilização de recursos de capital para investimentos em tecnologia
Administrar patrimônio e materiais é entender a importância desta área para a organização e, consequentemente, desenvolver uma rotina que propicie um funcionamento harmonizado e que atenda às necessidades. (Livro texto, unidade I, p. 9).
O Magazine possui hoje um capital estimado em mais de R$921.827.839,06 (novecentos e vinte e um milhões, oitocentos e vinte e sete mil, oitocentos e trinta e nove reais e seis centavos), que é utilizado também para aquisição de lojas de seguimento diversificado(ex.: Netshoes, Época Cosméticos, Kabum.), startups( ex.: aiqfome, Hubsales), e no investimento de recursos tecnológicos como o Luiza labs que foi criado em 2012, com o objetivo de desenvolver produtos e serviços, o laboratório de Tecnologia e Inovação. O Luizalabs é formado por uma equipe de engenheiros e desenvolvedores e tem como foco projetos de inovação para todos os canais de venda da companhia. Um dos principais projetos desenvolvidos pelo Luizalabs foi o Bob, uma aplicação de Big Data capaz de personalizar e melhorar a experiência de compra por meio de cruzamento de dados.
Outro projeto criado pelo laboratório é o Magazine Você. Criado em 2012, o site permite a qualquer pessoa criar uma loja virtual, vender diversos produtos e receber uma comissão por cada venda concretizada.
O Super App é um ambiente virtual, onde o cliente pode tanto comprar produtos do Magalu e de seus sellers quanto acessar serviços públicos e fazer pagamentos. Em 2020, o app do Magazine Luiza chegou a ser o aplicativo de vendas mais baixado em sistemas iOS e Android. Em setembro de 2021, o app do Magazine Luiza estava instalado em mais de 40 milhões de smartphones. Desses potenciais usuários, 38 milhões são considerados ativos — que fizeram, ao menos, um acesso mensal.
O comércio eletrônico está totalmente integrado ao Magazine Luiza e oferece uma gama de produtos de aproximadamente 44 mil itens, impulsionado por novas parcerias B2B e marketplace.
4.2 Recursos Patrimoniais
Segundo a unidade um do livro texto , (livro texto, p.18) pode-se considerar, ainda, que alguns bens que fazem parte do patrimônio da organização podem não ser exatamente tangíveis (ou materiais), por exemplo, a marca ou uma patente. Nesse caso, tais bens são intangíveis, mas fazem parte dos recursos patrimoniais da empresa. 
Atualmente a companhia possui 900 lojas físicas. O marketplace da marca reúne mais de 8 mil sellers. A empresa também é dona das plataformas Netshoes, Zattini e Shoestock.
Além do varejo, a empresa ainda atua com produtos financeiros. São eles o cartão de crédito Luizacred, o seguro Luizaseg e o Consórcio Luiza.
4.3 Como é feita a administração de materiais
Administrar materiais é uma atividade que vem sendo realizada nas empresas desde os primórdios da administração. Ela tomou um grande impulso a partir do momento em que a logística se estendeu muito além das fronteiras das empresas, tendo como principal objetivo atender às necessidades e expectativas dos clientes. No formato tradicional, a administração de materiais tem o objetivo de conciliar os interesses entre as necessidades de suprimentos e a otimização dos recursos financeiros e operacionais das empresas.
Os Recursos Materiais de uma empresa são conhecidos como os bens tangíveis que a empresa possui para oferecer seus serviços
A distribuição no Magazine Luiza é feita de forma diferente para lojas físicas, há operações de abastecimento para realimentar as gôndolas e mostruários, bem como recompor estoques de produtos portáteis (pronta entrega). Ainda há as entregas de produtos de maior porte no endereço indicado pelo cliente. Quanto ao e-commerce, toda e qualquer operação é direcionada ao cliente.
A empresa conta com aproximadamente 1200 lojas físicas por todo território brasileiro. O abastecimento de todas estas lojas, além do atendimento ao comércio eletrônico, é feito através dos seus 12 centros de distribuições posicionados estrategicamente para a distribuição de produtos por toda cadeia.
De acordo com Martins e Alt (2009, p. 4):
 [...] a administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.
4.4 Recursos Humanos
Sem pessoas não há organizações ou empresas. Elas constituem o único elemento inteligente que proporciona rumos e direcionamento a toda e qualquer atividade organizacional. (Chiavenato, 2010, p.1)
Um dos aspectos mais importantes do processo seletivo da Magalu é a busca por um “match” cultural. Afinal, os valores da empresa são muito vivos e constantemente aplicados na prática do dia a dia. Por isso, na primeira etapa, é elaborada uma escala de crenças, feita com base em perguntas sobre ações básicas do dia a dia. As perguntas são formuladas com base nos princípios da marca.
O candidato deve solicitar sua participação no processo seletivo por meio de um login no site oficial. Após sua primeira aprovação na escala de crenças, ele passará por algumas dinâmicas e outras entrevistas feitas por pessoas de diferentes áreas.
Esse processo é importante porque a empresa acredita que os melhores resultados são provenientes de decisões tomadas em conjunto. Por fim, o candidato receberá um feedback sobre o seu processo seletivo, independentemente de ter sido selecionado ou não.
O Magazine Luiza busca pessoas criativas, que tenham o desejo de crescer junto com a companhia. Aqueles que agregam valor às causas defendidas pela empresa, que trabalham em equipe e que “vestem a camisa” compõem com mais facilidade o perfil desejado. Mostrar atitude, estar atento às inovações tecnológicas, gostar de desafios e ter foco em resultados são também premissas importantes e desejáveis. Possuir uma visão do todo, mas também ser detalhista quando necessário, e ter objetivos claros e bem definidos para sua carreira são outros pontos destacados nas entrevistas. O crescimento da companhia está fortemente atrelado à sua cultura, sendo um de seus maiores diferenciais em um mercado de concorrência tão acirrada como o varejo. Assim, independentemente do cargo a ser ocupado, profissionais que compartilhem os mesmos valores, tenham sonhos e gostem de trabalhar “com” e “para” as pessoas são procurados pela empresa. Ao abrir um processo de seleção, o Magazine Luiza também se orienta, a princípio, por características pessoais, como a ética, a transparência e o respeito às pessoas. 	Aqueles que consideram que servir aos outros é algo nobre têm mais chances de dar certo na empresa, pois colocar os clientes, tanto internos quanto externos, sempre em 1º lugar é um dos principais nortes do Magazine Luiza
Nas lojas, onde estão alocados 80% do quadro de colaboradores, o processo de seleção interna é feito de forma compartilhada com o gerente e com o Conselho de Colaboradores. Suas informações contribuem para traçar o perfil do candidato e conhecer seu desempenho profissional. Se a avaliação for positiva, o candidato é convidado para o processo seletivo, que é composto por testes de raciocínio lógico, matemática, redação e testes de reflexão que visam identificar valores da empresa nos candidatos. A orientação do Núcleo de Recrutamento e Seleção é sempre olhar para a pessoa, o indivíduo, e não para seu currículo ou formação. Para vagas com cargos de liderança, como gerente em treinamento ou gerente regional, é realizado um painel de negócios com os candidatos, no qual são discutidos conhecimentos gerais. Na sequência, o candidato é entrevistado pela diretora de Gestão de Pessoas, pelo diretor de Operações de Loja, pelo superior imediato e por mais um de seus futuros pares.
 Quanto maior a responsabilidade do cargo a ser preenchido, maior o número de entrevistas, para garantir que o escolhido está preparado e reúne os valores defendidose cultivados pela empresa. Também são aplicados testes e analisados o histórico do colaborador, sua evolução na carreira, seus resultados no longo prazo e seu desempenho nas Pesquisas de Clima e Avaliação 360º para que se aplique o que a empresa chama de Meritocracia.

Mais conteúdos dessa disciplina