Buscar

CARBOIDRATOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Carboidratos
Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes na natureza. Eles possuem grande variedade de funções,
· Também conhecidos como: açúcares, glicídios, sacarídeos, hidratos de carbono
· Compostos orgânicos, assim como os lipídeos, as proteínas, vitaminas e ácidos nucleicos
· Formados por C, H, O, N*, P*, S*
· Onde? Pão, massa, leite, frutas...
· Todos os carboidratos tem pelo menos 3 átomos de carbono, mais do que um grupo hidroxila (OH ligado a um carbono saturado) e são da função aldeído ou cetona (são poliidroxicetona ou poliihroxialdeído)
ALDOSES
Os carboidratos com um aldeído como seu grupo funcional mais oxidado são denominados aldoses. O aldeído é uma carbonila (um carbono ligado a um oxigênio por uma dupla ligação e esse carbono é primário, ligado só a um radical, sendo o outro ligante um hidrogênio). Ex: gliceraldeído
aldeído
CETOSES
Aqueles com um grupo cetona como seu grupo funcional mais oxidado são chamados cetoses. Cetona é a carbonila em que o carbono é secundário (ligado a dois radicais). Ex: di-hidroxiacetona
cetona
FUNÇÕES
· Energética
· Estrutural 
CLASSIFICAÇÃO
A – monossacarídeos -> 1 molécula
B – oligossacarídeos -> de 2 a 10 moléculas
C – polissacarídeos -> + de 10 moléculas
MONOSSACARÍDEOS
· 1 molécula de carboidratos
· Açúcares simples
· Não sofrem hidrólise
· Possuem de 3 até 7 carbonos
Fórmula geral = CnH2nOn ou (CH20)n
· Triose -> C3H6O3
· Tetrose -> C4H8O4
· Pentose -> C5H10O5
· Hexose -> C6H12O6
· Heptose -> C7H14O7
Hexose:
- glicose: pão
- frutose: frutas
- galactose: leite
Pentoses: 
- desoxirribose: RNA
- ribose: DNA
OLIGOSSACARÍDEOS
· De 2 até 10 monossacarídeos 
· São unidos por ligação glicosídica. Essas ligações são formadas por enzimas conhecidas como glicosiltransferases, que utilizam como substrato um nucleotídeo-açúcar, como a UDP-glicose. As ligações glicosídicas entre açúcares são denominadas conforme o número dos carbonos que estabelecem a conexão e também conforme posição do grupo hidroxila no carbono anômero do glicídeo envolvido na ligação. 
· Ex: A lactose, por exemplo, é sintetizada pela formação de uma ligação glicosídica entre o carbono 1 de uma β-galactose e o carbono 4 da glicose. A ligação é, dessa forma, uma ligação glicosídica β(1-4)
CARBOIDRATOS COMPLEXOS
Os carboidratos podem unir-se por ligações glicosídicas a estruturas que não são carboidratos, como as bases púricas e pirimídicas, anéis aromáticos, proteínas, e lipídeos. Se o grupo não carboidrato da molécula, ao qual o açúcar está ligado, for um grupo -NH2 , a estrutura é um N- ·glicosídeo, e a ligação é chamada de N-glicosídica. Se o grupo for um grupo -OH, a estrutura é um 0-glicosídeo, e a ligação é 0-glicosídica.
CLASSIFICAÇÃO
· Dissacarídeos: 2 monossacarídeos
· Trissacarídeos: 3 monossacarídeos
· Tetrassacarídeos: 4 monossacarídeos
· Pentassacarídeos: 5 monosssacarídeos
.....
Oligossacarídeos importantes
- dissacarídeos
Sacarose: frutose + glicose
Lactose: galactose + glicose
Maltose: glicose+ glicose
POLISSACARÍDEOS
· Mais de 10 monossacarídeos
Polissacarídeos importantes
· Amido: união de glicoses
 Reserva em plantas e algas
· Glicogênio: união de glicoses
 Reserva em animais e fungos
· Celulose: parede celular (plantas)
· Quitina: exoesqueleto (astrópodes)
 Parede celular (fungos)
DIGESTÃO DOS CARBOIDRATOS
Os principais sítios de digestão dos carboidratos da dieta são a boca e o lúmen intestinal. Essa digestão é rápida e é catalisada por enzimas denominadas glicosídeo-hidrolases (glicosidases) que hidrolisam as ligações glicosídicas. Há poucos monossacarídeos em dietas de origem mista, animal e vegetal. Portanto, as enzimas necessárias para a degradação da maioria dos carboidratos da dieta são principalmente as endoglicosidases, que hidrolisam oligossacarídeos e polissacarídeos, e as dissacaridases, que hidrolisam tri e dissacarídios em seus componentes redutores. Glicosidases em geral são específicas para a estrutura e para a configuração do resíduo glicosila a ser removido, bem como para o tipo de ligação a ser hidrolisada. Os produtos finais da digestão de carboidratos são os monossacarídeos glicose, galactose e frutose, os quais são absorvidos pelas células do intestino delgado.
· A digestão dos carboidratos inicia na boca. Os principais polissacarídeos da dieta são de origem vegetal (amido, composto de amilose e amilopectina) e animal (glicogênio). Durante a mastigação, a α-amilase salivar atua brevemente sobre o amido e o glicogênio da dieta, de maneira aleatória, hidrolisando algumas ligações α(1-74).
· Existem na natureza tanto endoglicosidases α(1-4) quanto β (1-4), mas os humanos não produzem nem secretam esta última nos sucos digestivos. Dessa forma, eles são incapazes de digerir a celulose - um carboidrato de origem vegetal que contém ligações glicosídicas β (1-4) entre seus resíduos de glicose.) Tanto a amilopectina quanto o glicogênio são ramificados e, assim, também contêm ligações α(1-6), que a α-amilase não pode hidrolisar.
· A digestão dos carboidratos pelas enzimas pancreáticas ocorre no intestino delgado. Quando o conteúdo ácido no estômago atinge o intestino delgado, ele é neutralizado pelo bicarbontato secretado pelo pâncreas, e a α-amilase pancreática continua o processo de digestão do amido.
· O processo final da digestão ocorre principalmente no epitélio mucoso do jejuno superior, e inclui a ação de várias dissacaridases
· O duodeno e o jejuno superior absorvem a maior parte dos glicídeos da dieta. Entretanto, diferentes glicídeos são absorvidos por meio de diferentes mecanismos. Por exemplo, a galactose e a glicose são transportadas para o interior das células mucosas por um processo ativo, que requer energia e uma captação concomitante de íons sódio; a proteína transportadora é o cotransportador de glicose 1 dependente de sódio (SGLT-1 ). A absorção de frutose requer um transportador de monossacarídeo independente de sódio (GLUT-5). Todos os três monossacarídeos são transportados das células mucosas intestinais para a circulação porta por outro transportador, o GLUT-2
· Todo o processo de digestão e absorção dos carboidratos é tão eficiente em indivíduos saudáveis que, normalmente, todo o carboidrato digerível da dieta já terá sido absorvido quando o material ingerido tiver alcançado o baixo jejuno. Entretanto, devido ao fato de que apenas os monossacarídeos são absorvidos, qualquer defeito na atividade de determinada dissacaridase da mucosa intestinal causa a passagem do carboidrato não digerido para o intestino grosso. Como consequência da presença desse material osmoticamente ativo, a água flui da mucosa para o intestino grosso, causando diarreia osmótica. Isso é reforçado pela fermentação bacteriana dos carboidratos remanescentes, produzindo compostos de dois ou três carbonos (também osmoticamente ativos), além de grande volume dos gases C02 e H2, causando cólicas abdominais, diarreia e flatulência
DEFICIÊNCIA DE ENZIMAS DIGESTIVAS
Deficiências hereditárias de dissacaridases específicas resultam em intolerância a dissacarídeos. As alterações na degradação de dissacarídeos também podem ser causadas por uma variedade de doenças intestinais, má-nutrição ou ingestão de fármacos que danificam a mucosa do intestino delgado. Ex: as enzimas da membrana em forma de escova são rapidamente perdidas em indivíduos normais com diarreia grave, causando uma deficiência enzimática adquirida e temporária. Assim, pacientes que sofrem ou estão se recuperando de tais doenças não podem beber ou comer quantidades significativas de produtos derivados do leite ou sacarose, pois isso iria piorar a diarreia.
INTOLERÂNCIA A LACTOSE
Até 90% dos adultos com ascendência africana ou asiática são deficientes em lactase e, dessa forma, menos capazes de metabolizar lactose do que os indivíduos originários do norte da Europa. A perda da atividade da enzima lactase dependente da idade é resultado de uma diminuição na quantidade de enzima e não de uma modificação que torna a enzima inativa. Acredita-seque tal fato esteja relacionado a pequenas variações na sequência do DNA da região do cromossomo 2 que controla a expressão do gene para a lactase, também no cromossomo 2. O tratamento para esse distúrbio é reduzir o consumo de leite e ingerir iogurtes e queijos, além de comer vegetais verdes como brócolis, para assegurar a ingestão adequada de cálcio; usar produtos tratados com lactase; ou ingerir a lactase em forma de pílulas antes das refeições. (Nota: uma vez que a perda da lactase é a norma para grande parte da população adulta no mundo, o uso do termo "hipolactasia adulta" para a intolerância à lactose é cada vez mais utilizado)

Outros materiais