Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 
Aluno: Maria Edilânia Feitosa Lima
RA: 2070948
Atividade: Atividades Culturais 
Filme: Abril despedaçado
Na noite do dia 06/10/2021, assisti “Abril despedaçado” de Walter Salles, filme brasileiro de 2001, realizado em coprodução com França e Suíça. Possuo o filme em formato DVD, conforme atesta o comprovante enviado nesta postagem. 
O filme tem como pano de fundo crimes de honra motivados pela disputa por terras entre duas famílias que vivem no sertão nordestino. O filme pode ser utilizado para a discussão de temas variados nas aulas de Sociologia, como as diferenças entre o rural e o urbano, expropriação de terras e êxodo rural, etc. No entanto, como cursei a disciplina Estado e Cidadania neste semestre, o filme me motivou a refletir sobre a definição de Estado apresentada no material didático do curso e o contexto sociocultural apresentado pelo filme de Salles. 
De acordo com De Cicco e Gonzaga, uma das características do Estado é ser “responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção” (DE CICCO; GONZAGA, 2015, p. 53 apud CARLINI, 2017, p. 20). No filme de Salles, cuja história se passa em 1910, o Estado brasileiro claramente não detém o monopólio do uso legítimo da força, uma vez que as famílias estão envolvidas em crimes de honra que se reproduzem de uma geração à outra, sem que hajam ações estatais eficazes para resolver os conflitos e coibir a violência cometida pelos dois lados da disputa. A partir desse filme, então, seria possível propor atividades didáticas em que os alunos pudessem refletir sobre o conceito de Estado e o uso legítimo da violência, assim como discutir as diferenças e semelhanças entre o período mostrado pelo filme e a atualidade. 
Referências: CARLINI, Angélica. Estado e Cidadania. São Paulo: Editora Sol, 2017

Outros materiais