Buscar

Tópicos Especiais em Nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tópicos Especiais em Nutrição 
1-Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base: práticas alimentares promotoras de saúde que respeitam a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável. Segundo a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, este conceito corresponde a:
A) Segurança Alimentar e Nutricional. (Segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), por Segurança Alimentar e Nutricional – SAN) 
B) Sustentabilidade Alimentar.
C) Cadeia de Produção Agroecológica.
D) Agricultura Convencional.
2-A agricultura convencional causa vários prejuízos ao meio ambiente, quando comparada à agroecológica. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I- O êxodo rural ganhou força no Brasil nas décadas de 1970 e 1980 devido à exploração da força de trabalho, que piorou a qualidade de vida do trabalhador do campo.
PORQUE
II- A produção de alimentos em larga escala modificou a estrutura das propriedades rurais, tornando-as mais concentradas e baseada na monocultura.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
3-Na infância, ocorre a introdução de alimentos e a formação do paladar e, por isso, constitui um período determinante na formação dos hábitos alimentares. O estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis deve ser estimulado precocemente na vida do indivíduo. Com base na construção do hábito alimentar, assinale a alternativa CORRETA:
A) Fatores como renda, grau de escolaridade e mídia, não exercem influência sobre as escolhas e construção dos hábitos alimentares.
B) A família exerce papel determinante durante o processo de aprendizagem da alimentação das crianças, pois possui um conjunto de valores, crenças, conhecimentos e hábitos alimentares que influenciarão nas escolhas alimentares.
C) O padrão alimentar contemporâneo é constituído de alimentos industrializados e altamente processados, que têm sido inseridos no contexto domiciliar, mesmo se não forem disponibilizados pelos pais.
D) Crianças menores de cinco anos independem dos seus pais para o consumo dos alimentos, apesar do ambiente familiar exercer influência nas escolhas alimentares.
4-A partilha de alimentos, denominada comensalidade, é uma rotina do Homo Sapiens desde o tempo da caça e coleta. Com base na comensalidade, analise as sentenças a seguir:
 I- Comensalidade diz respeito às relações à mesa que estabelecem uma hierarquia, como posição e comidas especiais ou até mesmo quantidade de comida que se servem a determinados comensais.
II- O ato de preparar comida para ofertar aos outros faz parte da comensalidade e nos remete ao sentido de agregar e socializar, assim como também a possibilidade de agredir e excluir como, por exemplo, ofertar carne a um indivíduo que é vegano ou carne suína a mulçumanos e judeus, entre outros
III- Para uma alimentação saudável, todos os grupos alimentares devem estar presentes na dieta diária, independentemente de aspectos culturais e de regionalidade.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) Somente a sentença II está correta.
C) Somente a sentença III está correta.
D) As sentenças I e III estão corretas.
5-A palavra comensalidade deriva do latim “mensa” que significa conviver à mesa e envolve, além do padrão alimentar, o que se come, mas também, como se come. Sobre o ato de comer e a comensalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) O Guia Alimentar para a População Brasileira, em seu Capítulo 4, recomenda que se deve comer com atenção e regularidade, em ambientes apropriados e em companhia.
( ) Na comensalidade, são utilizados sentidos que geram experiências chamadas de memória afetiva, proporcionando sensações boas ou ruins e tendo o poder de remeter a lembranças de lugares e períodos, como o da infância, por exemplo.
( ) O ato de preparar a comida para ofertar aos outros não faz parte da comensalidade.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) F - F - V.
C) V - F - V.
D) F - V - F.
6-A preocupação com o meio ambiente, a compaixão com a vida animal e o desejo de reduzir o risco de doenças crônicas tem levado vários indivíduos a aderirem dietas vegetarianas. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 I- A Vegan Society define o veganismo como um modo de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.
 PORQUE
 II- Os indivíduos ovolactovegetarianos não consomem carnes, mas utilizam ovos, leite e laticínios na sua alimentação.
 Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
7-Tem como significado conviver à mesa e envolve além do padrão alimentar (o que se come) também como se come. Com base nessa definição, assinale a alternativa CORRETA:
A) Comida.
B) Comensalidade.
C) Alimentação.
D) Cultura.
8-A saúde humana está intimamente relacionada a sua alimentação, dessa forma é fundamental que se conheça a composição, origem, qualidade nutricional e processos de transformação pelos quais os alimentos passam durante todo o processo produtivo. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 I- O alimento orgânico traz em sua embalagem o selo verde, que certifica sua produção com a isenção de fertilizantes químicos e agrotóxicos. 
 PORQUE
 II- Os alimentos transgênicos são modificados intencionalmente para melhoria da espécie cultivada e não apresentam riscos potenciais pela introdução de novos genes ou fragmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) entre seus genes.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
9-O Guia Alimentar Para a População Brasileira define que alimentação é mais que ingestão de nutrientes e tem aspectos culturais e sociais, que envolvem escolha, consumo, padrão, atitudes e comportamentos alimentares, os quais sofrem influência das motivações para comer. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) O alimento é tudo que é ingerido associado a algo simbólico e ao prazer, sendo dotado de cultura.
( ) A definição de motivação alimentar é: como, quando e de que forma comemos.
( ) A alimentação tem como definição, as relações humanas mediadas pela comida.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) F - F - V.
C) V - V - F.
D) V - F - V.
10-O vegetarianismo vem sendo adotado como prática alimentar e estudado do ponto vista da saúde e do impacto ambiental. Sobre o vegetarianismo e suas classificações, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ovolactovegetarianos são aqueles que não consomem carnes, mas consomem ovos, leite e derivados.
B) Semi-vegetarianos são aqueles que não consomem nenhum tipo de carne em um dia específico da semana.
C) Veganos são aqueles que não utilizam nenhum tipo de produto animal, mas consomem ovos, leite e derivados.D) Vegetarianos estritos são aqueles que não consomem carnes, mas consomem ovos e peixes.

Outros materiais