Buscar

Avaliação Físico Funcional e Imaginologia 1

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual (Cod.:741050)Avaliação Físico Funcional e Imaginologia (18849)
Prova43431105
Período para responder11/03/2022 - 26/03/2022
1-As lesões traumáticas no cotovelo do adulto podem se apresentar como verdadeiros desafios ao tratamento, devido a sua complexa anatomia e às potenciais complicações. Existe um padrão de associação de lesões dessa articulação, a tríade terrível do cotovelo, que consiste em luxação posterior do cotovelo associada à fratura do coronoide e à fratura da cabeça do rádio, que apresenta grande potencial de instabilidade articular (HOTCHKISS, 1996). Sobre a amplitude de movimento do cotovelo, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HOTCHKISS, R. N. Fractures and dislocations of the elbow. In: ROCKWOOD C. A. et al. (eds.). Fractures in adults, Lippincott‐Raven, Philadelphia, p. 929-1024, 1996.
A)  Flexão de 0 a 150 graus; extensão de 50 a 0 graus; pronação de 0 a 90 graus e supinação de 0 a 70 graus.B)  Flexão de 0 a 150 graus; extensão de 50 a 0 graus; pronação de 0 a 90 graus e supinação de 0 a 90 graus.C)  Flexão de 0 a 120 graus; extensão de 50 a 0 graus; pronação de 0 a 90 graus e supinação de 0 a 90 graus.D)  Flexão de 0 a 150 graus; extensão de 50 a 0 graus; pronação de 0 a 70 graus e supinação de 0 a 90 graus.
2-Para que um tratamento tenha um bom resultado, é necessária uma avaliação bem planejada e conduzida, abrangendo todas as informações necessárias. Um programa de fisioterapia efetivo começa com uma coleta de informações sobre o paciente, de modo a poder avaliar com precisão a gravidade da disfunção apresentada e determinar se ele será beneficiado com a fisioterapia. Uma avaliação ampla e minuciosa é essencial para a construção de um plano de tratamento adequado para as necessidades e limitações de cada paciente (BARBOSA et al., 2006). Sobre a palpação, analise as sentenças a seguir:
I- Para verificar a temperatura da pele, você deve deslocar a pele e os tecidos moles com as pontas dos dedos.
II- O objetivo da palpação é avaliar a sensibilidade e flexibilidade dos tecidos.
III- Para verificar a mobilidade miofacial, você deve utilizar o dorso da mão.
IV- Na palpação, você utilizará pressão leve para palpar a pele e utilizará pressão mais forte para palpar ossos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARBOSA, Andreane Daniele et al. Avaliação fisioterapêutica aquática. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, v. 19, n. 2, p. 135-147, abr. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/18723/18144. Acesso em: 21 jun. 2020.
A)  As sentenças I e IV estão corretas.B)  As sentenças I e III estão corretas.C)  As sentenças II e IV estão corretas.D)  As sentenças II e III estão corretas.
3-Uma das importantes funções do sistema nervoso é fornecer informações sobre lesões corporais em potencial, que são expressas através da dor. A percepção corporal da dor é denominada nocicepção. Tradicionalmente, existem muitas maneiras de se classificar a dor, e distinções claras nem sempre são possíveis. Classificações simples invariavelmente resultam em algumas omissões e sobreposições (CARVALHO; PARSONS, 2012). Sobre a percepção da dor, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Ricardo Tavares de; PARSONS, Henrique Afonseca. Manual de Cuidados Paliativos ANCP. 2. ed. São Paulo: Solo, 2012. Disponível em: https://paliativo.org.br/biblioteca/09-09-2013_Manual_de_cuidados_paliativos_ANCP.pdf#page=113. Acesso em: 21 jun. 2020.
A)  Na escala visual analógica da dor, existe uma escala numérica de 0 a 10.B)  Questionário de dor McGill é uma escala numérica de 0 a 10.C)  Na escala visual analógica, são separados grupos, e o grupo A sugere distúrbios vasculares.D)  Escala visual analógica da dor é uma escala separada em grupos de A a T.
4-O ombro é uma articulação bastante complexa e a mais móvel de todo o corpo humano, entretanto é considerada pouco estável por sua anatomia articular, especialmente na articulação glenoumeral. Essa grande mobilidade e menor estabilidade podem ser atribuídas à frouxidão capsular associada à forma arredondada e grande da cabeça umeral e rasa superfície da fossa glenoide, sendo necessária harmonia sincrônica e constante entre todas as estruturas estáticas e dinâmicas que mantêm sua biomecânica normal (METZKER, 2010). Sobre avaliação de ombro, analise as sentenças a seguir:
I- Na vista lateral, devem ser observadas irregularidades da clavícula e articulações esternoclavicular e acromioclavicular decorrentes de fraturas anteriores ou deslocamentos.
II- Na vista anterior, deve ser observada a posição da cabeça do úmero. Os braços do paciente devem estar ao lado do corpo com os polegares apontando quase para frente.
III- A palpação deve ser realizada nas seguintes regiões anatômicas: clavícula, processo coracoide, tubérculo maior do úmero, espinha de escápula e acrômio.
IV- É de grande importância avaliar a temperatura da pele através da observação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: METZKER, Carlos Alexandre Batista. Tratamento conservador na síndrome do impacto no ombro. Fisioterapia Movimento, Curitiba, v. 23, n. 1, p. 141-151, jan. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/fm/v23n1/14.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.
A)  Somente a sentença III está correta.B)  As sentenças I e III estão corretas.C)  Somente a sentença IV está correta.D)  As sentenças II e IV estão corretas.
5-O agulhamento a seco é um tratamento de grande valia para pacientes com síndrome de dor miofascial na coluna cervical, devido a sua eficácia na melhora de dor local ou referida, relaxamento muscular e amplitude de movimento dos músculos cervicais. A combinação desses benefícios se reflete na qualidade de vida desses pacientes (FONTANA; ARAÚJO; STIEVEN, 2018). Sobre a amplitude de movimento da coluna cervical, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FONTANA, D. F., ARAÚJO, R. S.; STIEVEN, F. F. O Agulhamento a seco no tratamento da dor miofascial em pontos-gatilho na coluna cervical: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados. Revista Inspirar, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 3, p. 1-10, set. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2ZdhygK. Acesso em: 28 jun. 2020.
A)  Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 30 graus.B)  Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.C)  Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 45 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.D)  Flexão de 0 a 45 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.
6-A força muscular deve variar da criança até o adolescente, conforme o estágio de maturação e o gênero. O gênero e os estados hormonal, neurológico e muscular de cada estágio são os fatores biológicos determinantes da força, mas o grau de atividade física e aspectos ambientais e nutricionais também devem interferir na magnitude da força muscular (SCHNEIDER; RODRIGUES; MEYER, 2002). Sobre parâmetros para teste de força muscular, analise as sentenças a seguir:
I- A força é definida como a quantidade de energia exercida por um indivíduo em uma contração muscular máxima contra uma resistência específica.
II- Potência é a capacidade de um músculo, ou grupo de músculos, sustentar ou realizar contrações sem fadiga.
III- Resistência é a quantidade máxima de força que uma pessoa realiza em uma quantidade de tempo.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCHNEIDER, Patrícia; RODRIGUES, Luciana A.; MEYER, Flávia. Dinanometria computadorizada como metodologia de avaliação da força muscular de meninos e meninas em diferentes estágios de maturidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 1, n. 16, p. 35-42, maio 2002. Disponível em: https://bit.ly/2ZcOZQJ. Acesso em: 25 jun. 2020.
A)  Somente a sentença I está correta.B)  As sentenças II e III estão corretas.C)  Somente a sentença III está correta.D)  As sentenças I e II estão corretas.
7-A lombalgia crônica inespecífica é um problema comum e incapacitante, que limitaa função e as atividades da vida diária. A patogênese da lombalgia crônica inespecífica é desconhecida, e diversos tecidos espinhais podem ser fonte de dor. A abordagem terapêutica é sempre um desafio, envolvendo dimensões multifatoriais (KAAPA et al., 2006). Sobre avaliação funcional, analise as sentenças a seguir:
I- O Índice de Incapacidade de Oswestry é uma ferramenta que avalia a incapacidade causada pela dor lombar nas atividades de vida diária.
II- O Questionário de Incapacidade de Roland Morris avalia força muscular da região lombar.
III- O Teste de Schöber é uma técnica para avaliar a incapacidade funcional da coluna lombar.
IV- O Teste do 3° dedo ao chão avalia a flexibilidade do paciente.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Kaapa E. H. et al. Multidisciplinary group rehabilitation versus individual physiotherapy for chronic nonspecific low back pain. A randomized trial. Spine, n. 31, p. 371-376, 2006.  
A)  As sentenças II e IV estão corretas.B)  As sentenças II e III estão corretas.C)  As sentenças I e III estão corretas.D)  As sentenças I e IV estão corretas.
8-O envelhecimento populacional é uma realidade enfrentada em todo o mundo, e o Brasil não está fora. Osteoporose foi por muitos anos considerada uma doença da mulher pós-menopausada. O homem tem diversos fatores de desenvolvimento e hormonais que diferenciam a maturação do esquelético, com influência na incidência de osteoporose e fraturas (GUARNIERO; OLIVEIRA, 2004). Sobre os critérios de diagnóstico da osteoporose através da Densidade Mineral Óssea na população jovem, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GUARNIERO, R., OLIVEIRA, L. G. Osteoporose: atualização no diagnóstico e princípios básicos para o tratamento. Rev. Bras. Ortop. v. 9, n. 39, p. 477-485, 2004.
A)  Abaixo de -2,5.B)  Abaixo de -2,3.C)  Abaixo de -1,1.D)  Abaixo de -1,5.
9-Após a mastectomia e a excisão dos nódulos linfáticos adjacentes, a paciente poderá apresentar algumas complicações tais como: dor, linfedema no membro superior envolvido e aderências na parede torácica, que podem resultar em risco aumentado de complicações pulmonares pós-operatórias, diminuição da amplitude de movimento (ADM) no ombro do lado envolvido e deformidade postural do tronco (BARAÚNA et al., 2004). Sobre a amplitude de movimento do ombro, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARAÚNA, Mário Antônio et al. Avaliação da amplitude de movimento do ombro em mulheres mastectomizadas pela biofotogrametria computadorizada. Revista Brasileira de Cancerologia, Uberlândia, v. 50, n. 1, p. 27-31, 20 fev. 2004. Disponível em: http://www1.inca.gov.br/rbc/n_50/v01/pdf/ARTIGO3.pdf. Acesso em: 29 jun. 2020.
A)  Abdução do ombro: de 0 a 150 graus.B)  Flexão do ombro: de 0 a 110 graus.C)  Rotação medial do ombro: de 0 a 45 graus.D)  Extensão do ombro: de 0 a 45 graus.
10-A avaliação fisioterapêutica é essencial para a reabilitação do paciente. A avaliação deve ser minuciosa e individualizada, sendo necessária para identificar possíveis comprometimentos que necessitem de intervenção do terapeuta. A reabilitação depende de uma avaliação eficaz para identificar os déficits e, assim, proporcionar um tratamento apropriado (GAVIM et al., 2013). Sobre o exame físico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No exame físico, você deve realizar palpação, que é a medição dos ângulos articulares encontrados no corpo humano.
(    ) No exame físico, você deve realizar teste de força muscular. É através dele que se avalia a capacidade de um músculo desenvolver tensão contra uma resistência.  
(    ) No exame físico, não é necessário avaliar as atividades de vida diária.  
(    ) No exame físico, a avaliação postural é importante para observar alinhamentos, simetrias, através de vista anterior, posterior, lateral esquerda e direita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GAVIM, André et al. A influência da avaliação fisioterapêutica na reabilitação neurológica. Saúde em Foco, São Paulo, v. 5, n. 6, p. 71-77, jan. 2013. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/9influencia_avaliacao.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.
A)  F - V - F - V.B)  V - V - F - F.C)  V - V - V - V.D)  F - F - V - V.

Outros materiais