Buscar

Vírus: Características e Reprodução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

@anabea.rs | Ana Beatriz Rodrigues
VÍRUS 
Introdução 
Os vírus foram descobertos por Stanley, pesquisador norte americano, em 1935, realizando trabalhos com uma doença vegetal denominada mosaico do tabaco. Essa doença impede o crescimento das plantas do tabaco, suas folhas ficam com um aspecto manchado lembrando um mosaico.
O vocábulo vírus, palavra de origem latina que significa veneno, é um termo apropriado, devido aos problemas que estes agentes podem causar.
Os vírus são seres que não possuem estrutura celular e que sua atividade vital somente se manifesta quando eles estão dentro de uma célula hospedeira. São, portanto, parasitas intracelulares.
Os vírus só podem ser observados com auxílio de microscópios eletrônicos. São 10 a 100 vezes menores que a maioria das células bacterianas.
Diversos fatores que contribuíram para o reaparecimento das doenças virais e de outras infecções. Entre eles estão as mudanças ecológicas (contato humano com hospedeiros naturais ou reservatórios), as mudanças demográficas humanas (devidas a fome ou a guerra), as viagens e o comercio internacionais (permitindo a rápida introdução de vírus em novos habitats e hospedeiros), as adaptações e alterações microbianas (altas taxas de mutação).
Características gerais 
Os vírus são agentes infecciosos acelulares que, fora das células hospedeiras, são inertes (fixo), mas, dentro delas, seu ácido nucleico torna-se ativo, podendo replicar. As principais características dos vírus são:
· Possuem um envoltório de proteínas recoberto ou não por um envelope de lipídio, carboidrato e proteínas que protegem o ácido nucleico.
· Possuem um único tipo de ácido nucleico, DNA ou RNA. O ácido nucleico pode ser de fita simples ou fita dupla de ambos os tipos. 
· Não possuem metabolismo próprio, sendo considerado, sem exceção, parasitas intracelulares.
· Replicam-se no interior da célula hospedeira utilizando sua via metabólica, já que raramente possuem enzimas próprias.
Estrutura viral
Os vírus são destituídos de organização celular, portanto, acelulares. As estrutura viral é apenas molecular.
Os vírus são constituídos por um cerne de ácido nucleico envolvido por uma capa proteica denominada capsídeo. As proteínas virais agrupam características simétrica geralmente icosaédrica ou helicoidal. O ácido nucleico e o capsídeo juntos constituem o nucleocapsídeo do vírion.
· Capsídeo: camada externa de proteínas que envolve a partícula viral e em cujo interior se encontra o ácido nucleico. As proteínas virais (protômeros) foram grupos conhecidos como capsômeros. Basicamente o capsídeo tem duas características importantes: 
O capsídeo determina uma afinidade bioquímica com a célula a ser parasita. Por isso pode se dizer que o vírus apresenta tropismo celular.
O capsídeo apresenta propriedade antigênica e isso é importante para a fabricação de vacinas.
· Acido nucleico: os virus possuem DNA ou RNA, mas nunca ambos no mesmo virus. Isso é um contraste com as forma de vida celular, que sem exceção contem ambos os tipos de acido nucleico em cada célula. O genoma de um virus pode ser constituído por DNA ou RNA, que é ou de fita dupla ou de fita única. Todos os quatro tipod de genoma tem sido encontrados entre os virus bacterianos, animais ou vegetais. Encontra-se:
DNA de fita dupla (DNA fd), DNA de fita única (DNA fu)
RNA de fita dupla (RNA fd), RNA de fita única (RNA fu)
Reprodução dos vírus
Os vírus reproduzem-se em um processo denominado de replicação, que ocorre em seis etapas básicas:
1. Adsorção: Nessa primeira etapa, o vírus liga-se à membrana da célula que ele parasitará. Essa ligação ocorre graças a receptores presentes nas células.
2. 
Penetração: Após se ligar à célula, o vírus começa o processo de penetração, ou seja, ele começa a entrar na célula que será parasitada.
3. Desnudamento: Já no interior da célula, o vírs sofre a ação de enzimas que destroem seu capsídeo (uma cápsula rica em proteínas que envolve o material genético do vírus). Após destruir o capsídeo, o material genético é liberado no citoplasma da célula ou no núcleo.
A replicação dos vírus apresenta seis etapas básicas
4. Síntese viral: Nesse momento, o material genético do vírus afeta a atividade da célula, que passa a produzir as proteínas necessárias para a criação de novos vírus.
5. Montagem e maturação: Nesse processo, novos vírus são formados a partir das proteínas produzidas pela célula.
6. Liberação: Após estarem completamente montados, os vírus saem da célula para parasitar outra. Essa saída pode ocorrer por meio do rompimento da membrana da célula ou, ainda, por uma espécie de brotamento, em que levam parte da membrana da célula parasitada.

Outros materiais