Buscar

Estudo Dirigido 1 - PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Introdução ao Estudo da Patologia
Responda as perguntas abaixo:
1. O que é a Patologia?
Patologia é literalmente o estudo (logos) do sofrimento (pathos). 
2. O que estuda a Patologia?
Ela envolve a investigação das causas da doença e as alterações associadas em nível de células, tecidos e órgãos, que resultam em sinais e sintomas presentes no paciente. 
3. Qual o objetivo da patologia?
Através da explicação das causas e do desenvolvimento da doença, a patologia fornece a fundamentação científica para a prática da medicina. O objetivo é dar o diagnóstico e orientar a terapia na prática clínica.
4. Como está dividido a Patologia?
Patologia geral e patologia sistêmica. A primeira enfoca as alterações das células e tecidos causadas por estímulos patológicos, enquanto a segunda examina as reações e anormalidades de diferentes órgãos especializados. 
5. O que é a etiologia?
A etiologia é a origem da doença, que inclui as causas fundamentais e os fatores modificadores. Reconhece-se agora que as doenças mais comuns, como hipertensão, diabetes e câncer, são causadas por uma combinação de suscetibilidade genética herdada e várias influências ambientais. O entendimento dos fatores genéticos e ambientais causadores das doenças constitui o principal tema da medicina moderna. 
6. O que é a Patogenia?
A patogenia refere-se às etapas do desenvolvimento da doença. Ela descreve como os fatores etiológicos iniciam as alterações moleculares e celulares que originam anormalidades estruturais e funcionais que caracterizam a doença. Enquanto a etiologia se refere a por que a doença surge, a patogenia descreve como a doença se desenvolve. 
7. O que é o prognóstico?
Refere-se à tentativa de traçar a provável evolução de uma doença. Dessa forma, fatores prognósticos são as características do pacientes e/ou da doença, que têm impacto significativo nessa predição de evolução.
8. Exemplifique tipos de Fatores etiológicos intrínsecos e adquiridos
Intrínsecos diz respeitos as questões que se processam dentro do próprio organismo, relacionados ao seu próprio funcionamento genético como: Modificações no genoma, na hereditariedade e na embriogênese; Erros metabólicos inatos; Disfunções imunológicas (autoimunidade; hipersensibilidades; imunossupressão); Distúrbios circulatórios; Disendocrinias; Distúrbios nervosos e psíquicos; Envelhecimento.
Já os adquiridos são os que necessitam que o individuo tenha contato com o meio para que alguma questão do meio interfira no seu sistema produzindo modificações como: condições infecciosas, nutricional, químico ou físico.
9. O que são alterações morfológicas?
São alterações na aparência macro ou microscópica das células e tecidos 
10. O que são manifestações clínicas?	
As alterações morfológicas influenciam na função normal das células levando a manifestações de sinais clínicos. As manifestações clinicas são sinais e sintomas decorrentes dessas alterações morfológicas.
11. Diferencie um estímulo de um dano celular
O estímulo patológico é um evento que causa dano real ou potencial e alterações nas células e tecidos. Já a lesão celular ocorre quando as células são estressadas tão excessivamente que não são mais capazes de se adaptar, podendo ser reversível até um certo ponto, mas se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível.
12. Quais os tipos de lesões celulares?
Se a capacidade adaptativa é excedida ou se o estresse externo é inerentemente nocivo, desenvolve-se a lesão celular. Quando a lesão é reversível as células retornam a um estado basal estável, entretanto, quando existe um estresse grave, persistente e de início rápido resulta em lesão irreversível e morte das células afetadas.
13. O que é a morte celular?
A morte celular é um dos eventos mais cruciais na evolução da doença em qualquer tecido ou órgão. É resultante de várias causas, incluindo isquemia (redução do fluxo sanguíneo), infecções, toxinas e reações imunes. A morte celular constitui também um processo essencial e normal na embriogênese, no desenvolvimento dos órgãos e na manutenção da homeostasia. 
14. Quais são os padrões de morte celular?
Existem dois tipos de morte celular, sendo a necrose e a apoptose, que diferem em suas morfologias, mecanismos e papéis na fisiologia e na doença. Quando o dano às membranas é acentuado, as enzimas extravasam dos lisossomos, entram no citoplasma e digerem a célula, resultando em necrose. Os conteúdos celulares também extravasam através da membrana plasmática lesada e iniciam uma reação (inflamatória) no hospedeiro. A necrose é a principal via de morte celular em muitas lesões comumente encontradas, como as que resultam de isquemia, de exposição a toxinas, várias infecções e trauma. Quando a célula é privada de fatores de crescimento ou quando o DNA celular ou as proteínas são danificadas sem reparo, a célula se suicida por outro tipo de morte, chamado apoptose, que é caracterizada pela dissolução nuclear sem a perda da integridade da membrana. Enquanto a necrose constitui sempre um processo patológico, a apoptose auxilia muitas funções normais e não está necessariamente associada à lesão celular patológica. Além disso, a apoptose, em certos papéis fisiológicos, não desencadeia uma resposta inflamatória.

Outros materiais