Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
22 pág.
PIM IV - Gestão da Tecnologia da Informação - Cinema - Nota 7 (2021)

Pré-visualização | Página 1 de 4

XXII
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
POR TRÁS DO ENTRETENIMENTO 
Unip Paulista
2021
UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
POR TRÁS DO ENTRETENIMENTO
Nomes: Arthur Cláudio Couto Rodrigues; Camila Escobar Fernandes; Letícia Pelegrini Altero; Mateus de Sousa Pereira; Pedro Henrique Piperno; Raquel Juvencia Neves Fernandes.
Ra(s): 0428377; 0440315; 2193065; 0429821; 0454542; 0435544
Curso: Tecnologia Da Informação
Semestre: Primeiro
Unip Paulista
2021
RESUMO
Estruturar um negócio baseado em tecnologia é crucial para uma empresa ter sucesso em seu ramo no mercado atual, sendo necessário um projeto claro e bem estruturado para facilitar a implementação e auxiliar em uma gestão ágil e eficiente.
O objetivo desse estudo é explorar a implementação de serviços internos para um cinema, no qual irá melhorar e trazer benefícios para as empresas, e também proporcionar a nós os alunos a uma experiência de realidade, com base nas disciplinas de Metodologia Cientifica, Redes de computadores e Telecomunicação e modelagem de Processos, através de estudos teóricos e empíricos, para apresentar um projeto prático e a implementação de tais tecnologias, em um negócio que envolve salas de cinema.
Palavras-chave: Cinema; Implementação; Serviço.
Abstract
Structuring a business based on technology is crucial for a company to succeed in its field in the current market, being necessary a clear and well-structured project to facilitate the implementation and assist in an agile and efficient management.
The objective of this study is to explore the implementation of internal services for a movie theater, which will improve and bring benefits to the business, and also provide us, the students, with a reality experience, based on the disciplines of Scientific Methodology, Computer Networks and Telecommunication and Process Modeling, through theoretical and empirical studies, to present a practical project and the implementation of such technologies in a business involving movie theaters.
Key words: Movie; Implementation; Service. 
Sumário
1. INTRODUÇÃO	VI
2. Pesquisa Exploratória	VII
3. Como montar um cinema?	VIII
4. Mapeamento do processo de negócio	IX
4.1. Descrição do processo	XI
5. Caso de Uso e UML.	XIII
6. Identificação de melhorias e prevenção de falhas.	XV
7. Rede Lan	XVI
8. Sala de Equipamentos	XVI
8.1. Cabeamento Estruturado	XVI
8.2. Endereçamento	XVII
9. Infraestrutura da Lan	XVII
Considerações Finais	XX
Referências	XXI
1. INTRODUÇÃO
O cinema tem grande importância na sociedade como fonte de cultura e lazer, as empresas de cinema atuais estão concentradas em grandes centros urbanos e principalmente em shoppings, a estrutura do negócio demanda um alto investimento e planejamento não sendo uma opção de lazer tão popular, mesmo com sua importância no âmbito cultural o consumo desse entretenimento tem como foco um público de alto padrão econômico, o que faz empresas desse ramo focarem em soluções tecnológicas para atrair esse público.
Além da grande estrutura física de um cinema que envolve a estruturação de salas, mobília, maquinário, há também um grande investimento em tecnologia, tanto na infraestrutura quanto em tecnologias de ponta para a exibição do filme e até soluções de vendas online por exemplo.
O presente trabalho tem como objetivo explorar soluções em redes e telecomunicações e modelagem de processos que envolvem esse negócio, o caso proposto se trata de um negócio fictício de uma administradora de 15 salas de cinema de um shopping center, com capacidade para quase quatro mil pessoas. 
Com base em pesquisas bibliográficas, apresentamos uma pesquisa exploratória que traz a visão de como estruturar um cinema, e o cenário atual do negócio, além de projetos práticos de implementação de redes e telecomunicação e modelagem do processo de vendas embasados em pesquisas de campo. 
Os resultados obtidos indicam a necessidade e estruturar um bom modelo de negócio, e a importância de ferramentas de gestão como a modelagem de processos e também do planejamento na implementação de soluções tecnológicas como o projeto de redes e telecomunicações.
2. Pesquisa Exploratória 
Durante a realização do projeto, são efetuadas coletas de dados, seu tratamento e análise. Interpretase o resultado do trabalho realizado e se redige a forma final, organizada e reflexiva por meio do relatório de pesquisa, o qual é estruturado da forma a seguir, neste artigo procuramos apresentar alguns aspectos da metodologia de uma pesquisa do Projeto Integrado (PIM).
Notase que a estrutura do relatório de pesquisa é uma evolução da estrutura do projeto de pesquisa. Alguns tópicos são eliminados como o cronograma e outros detalhes necessários à execução, e outros ex post são acrescidos como, por exemplo, o Abstract. Além disso, o relatório de pesquisa nos seus diversos tópicos ganha nova forma e uma riqueza redacional superior tanto qualitativamente como quantitativamente, atingindo a suficiência para o claro entendimento. 
O informe científico trata de relatar resultados parciais ou mesmo totais de determinada pesquisa já realizada ou em fase de elaboração. É sucinto e descreve apenas os resultados parciais ou finais de uma pesquisa. Relata ainda as atividades desenvolvidas. Utilizado para comunicar resultados parciais de pesquisas em andamento ou os resultados finais de um estágio de investigação científica, o informe científico é sintético. 
Divulgada as primeiras descobertas realizadas, as dificuldades encontradas ou previstas, descrevem procedimentos utilizados, seja de campo, de laboratório ou bibliográficos. Deve também incluir a data de realização dos estudos e os resultados. Mantém a estrutura intelectual e gráfica dos artigos científicos e artigos de relatório em relação aos elementos necessários à informação que se quer transmitir. 
Obedece a uma evolução sucessiva e gradativa, revisandose sempre uma colocação original. Uma pesquisa científica em processo: primeiro, oferecer idéias de como podemos falar as possíveis formas de estruturas ligadas ao sistema de salas de cinemas. Depois, esperar pelas concretizações de Sistemas inteligentes. Aliando-se à Redes de Dados, Modelagem de Processos, à filosofia, e por fim, uma linguagem para dar nome aos acontecimentos.
3. Como montar um cinema?
Vários materiais disponíveis alertam para o custo elevado na abertura de um cinema. Isso se dá porque qualquer investimento voltado ao lazer tem suas peculiaridades e um público específico. Para o caso de abrir um cinema, é necessário que se invista em isolamento acústico de alta qualidade, poltronas que se adequem a vários tipos de corpos, sem contar em poltronas especiais para PDC (Pessoas com deficiência) e obesas. É importante levar em consideração essas adaptações tendo em vista que as discussões envolvendo acessibilidade, tem se evidenciado muito atualmente. 
Após preparar a documentação necessária para abertura do cinema que consiste em: Abrir um CNPJ com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), no segmento de transmissão cinematográfica, estar atento a todo o aporte jurídico e ter um bom capital inicial para investir, estima-se que a média é de R$ 250 mil à R$ 1 milhão de reais, dependendo do ponto comercial. Após isso, é preciso fazer o registro na Ancine que é o órgão que regula as salas de cinema no Brasil. Seguindo, pode-se inaugurar a sala de cinema. Não sem antes passar por uma vistoria rigorosa de segurança. É importante ressaltar que a estrutura precisa contar com outros compartimentos além das salas de exibição, como, por exemplo: bilheterias, lanchonetes, banheiros. O que torna o custo operacional e civil da abertura de um cinema ter agregações monetárias que elevam as cifras.
	 A segurança é um ponto crucial. É necessário dar uma atenção especial aos órgãos que fiscalizam e protegem o consumidor, como, por exemplo: corpo de bombeiros
Página1234