Buscar

Atividade contextualizada - AOL5_História da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE :UNAMA
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR :IZABEL ADRIANA GOMES DE SENA
NOME DO TUTOR:THAÍS TAVARES E WANDERSON VIANA
NOME DO ALUNO:RAYSSA MACIEL DA CUNHA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AOL 5
O programa “Escola aberta nos fins de semana”, fomenta a integração de alunos e a comunidade, promovido em escolas públicas localizadas em bairros de vulnerabilidades sociais. O projeto será realizado aos sábados e aos domingos, com objetivo de alcançar grande porcentagem de alunos, pais e visitantes.
De certo, proporcionará um espaço de acolhimento da comunidade, promoção da afetividade, socialização e inclusão. Trazendo benefícios relevantes a exemplar, uma diminuição de casos incidentes de violência fora e dentro do ambiente escolar, construindo uma cultura para a paz. Logo despertando aos participantes um sentimento de pertencimento a escola, por conseguinte um novo olhar consciente e respeito ás instituições de ensino. Além disso, a execução das atividades constituirá uma preparação de crianças, jovens, adultos e idosos para exercerem a cidadania de forma inclusiva.
Nesse sentido as oficinas abrangerão áreas como cultura, esporte, mídia, saúde, entre outras. Porquanto os interessados em participar das atividades, precisarão fazer uma inscrição na escola no decorrer da semana, podendo escolher as oficinas que serão exercidas nos dias das programações. O quanto a divulgação do programa a corrente pedagógica, apresentará orientações aos alunos, à propagação do projeto, assim como nos meios midiáticos; rádio da comunidade e internet.
O Escola aberta, disponibilizará atividades como aula de música, que serão trabalhadas diversas modalidades de percursores instrumentais. A biblioteca estará aberta ao público, nas aulas de leitura serão abrangidos os diversos gêneros textuais, explicitado pelo professor, visto que, motivará os participantes o prazer pela leitura. As atividades desportivas, serão desenvolvidos jogos como vôlei, futebol e basquete. Haverá aulas de informática, em que serão ensinados conceitos de utilização e programação de computadores.
Na oficina de artesanato, serão produzidos objetos de decorações, pinturas em tecidos e crochê, que serão vendidos na feira de artes da escola, porquanto será um meio de geração de renda. A escola estará recebendo doações de roupas e alimentação para serem doadas às famílias carentes da comunidade. Além de atendimento referente a saúde , realização de exames, testes rápidos e palestras de orientações sobre diversas doenças, como as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A escola disponibilizará de espaço para serem trabalhadas atividades de horticultura, os produtos colhidos serão utilizados em complementação a merenda escolar.
O cumprimento efetivo das atividades contará com professores, alunos e voluntários da comunidade, que exercerão suas habilidades, repassando aos participantes de forma colaborativa, tornando um meio de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento. Para as aulas não ficarem “enfadonhas” as ações serão revezadas, ou seja, sábados e domingos as oficinas serão diferentes, aplicadas em horários diversificados. As condições necessárias para a realização do programa, contará com apoio do Ministério da Educação (MEC), assim como de universidades e empresas, que contribuirão para um espaço adequado e equipamentos que serão usados nas atividades.
O programa tem como tema “Todos podem ser melhores através da educação” que faz ênfase, ao acesso educacional por meio do desenvolvimento de atividades intraescolares. Que visará estimular a criatividade e individualidade de cada participante, possibilitando um novo olhar o quanto o futuro, incentivando-os à formação e profissionalização.
Portanto, promoverá a descoberta de talentos, que muitas das vezes permanecem “sufocados” e não desenvolvido, seja por falta de políticas públicas, que visam a melhoria da qualidade da educação pública.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Programa Escola Aberta.SRENovaera.2017.Disponível em:https://srenovaera.educacao.mg.gov.br/47-divep/291-programa-escola-aberta. Acesso em 25 de set. de 2021.
Nos finais de semana Escola Aberta à população.Jornalibia.2018.Disponível em:https://jornalibia.com.br/destaque/nos-finais-de-semana-escola-aberta-a-populacao/. Acesso em 25 de set. de 2021.
A participação da comunidade no Projeto Escola Aberta no Rio Grande do Sul: O uso da escola pública nos finais de semana .SCIELOBrasil.2009.Disponível em :https://www.scielo.br/j/ensaio/a/rxhNQSR6SSRVLfJy9V3d9Bv/?lang=pt. Acesso em 25 de set. de 2021.

Outros materiais