Buscar

AVA - UNIP - PROVAS PROCESSUAIS PENAIS QUESTIONÁRIO UNIDADE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROVAS PROCESSUAIS PENAIS QUESTIONÁRIO UNIDADE II
PERGUNTA 1
No que concerne ao regramento geral das provas no CPP:
	a.	O juiz pode formar a sua convicção, exclusivamente, baseado nos elementos informativos colhidos na investigação.
	b.	São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação às normas constitucionais ou legais.
	c.	São inadmissíveis, sem exceção, as provas derivadas das ilícitas.
	d.	No curso da instrução é vedado ao juiz, por sua iniciativa, determinar a diligência para dirimir a dúvida sobre um ponto relevante.
	e.	Quanto ao estado das pessoas, não se observará qualquer restrição estabelecida na lei civil, dada a busca da verdade real que norteia o processo penal.
PERGUNTA 2
Em relação às provas no processo penal, é correto afirmar que:
O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação conforme jurisprudênciaParte superior do formulário
	a.	A prova da alegação incumbirá a quem a fizer, sendo, porém, facultado ao juiz de ofício ordenar, somente, depois de iniciada a ação penal, a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, a adequação e a proporcionalidade da medida.
	b.	O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por um perito oficial, portador de diploma de curso superior.
	c.	Na falta de um perito oficial, o exame será realizado por 2 (duas) pessoas idôneas, portadoras de um diploma de curso superior, preferencialmente, na área específica, dentre as que tiverem a habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.
	d.	São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação às normas constitucionais ou legais, e as provas derivadas das ilícitas, apenas, na hipótese de não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras.
	e.	Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito direto, podendo supri-lo a confissão do acusado e o laudo pericial será elaborado no prazo máximo de 10 (dez) dias, podendo este prazo ser prorrogado, em casos excepcionais, ao requerimento dos peritos.
PERGUNTA 3
De acordo com a “Teoria das Provas Ilícitas”, assinale a opção correta:
	a.	Prova ilegítima é a prova obtida com a violação de regras de Direito Material, como, por exemplo, a prova obtida com a violação do domicílio do indiciado.
	b.	Prova ilícita é a prova obtida com a violação do Direito Processual, como, por exemplo, o depoimento prestado com a quebra do sigilo profissional.
	c.	A teoria da fonte independente constitui uma exceção à teoria da inadmissibilidade das provas ilícitas por derivação. Obtida a prova, legitimamente, a partir de uma fonte autônoma de prova, sem a relação de dependência com a prova ilícita, nem decorrer da prova, originalmente, ilícita e desprovida de vínculo casual, não estaria contaminada pela prova ilícita.
	d.	A doutrina e a jurisprudência acerca da prova ilícita – teoria dos frutos da árvore envenenada – impõe a rejeição de toda prova ilícita, inclusive, a prova ilícita pro reo. 
	e.	Prova ilícita é a prova obtida com a violação do Direito Processual, como, por exemplo, a prova obtida com a violação do domicílio do indiciado.
 
PERGUNTA 4
No curso da instrução processual penal, verifica-se que uma das provas colhidas fora obtida de forma ilegal. Essa ilegalidade é alegada pela defesa e o Ministério Público manifesta-se concordando com a ilegalidade apontada. O juízo reconhece a ilegalidade da prova em decisão fundamentada. Com base no exposto, é correto afirmar que o juízo:
	a.	Deverá determinar o desentranhamento da prova ilícita, assim como aquelas, direta e exclusivamente, decorrentes dela e, uma vez preclusa a decisão, determinar a destruição das provas, prosseguindo nos demais atos processuais.
	b.	Deverá determinar o desentranhamento da prova ilícita, assim como aquelas, diretas e exclusivamente, decorrentes dela e, uma vez preclusa a decisão, determinar o seu desentranhamento dos autos principais, a fim de serem autuadas em apartado.
	c.	Não deverá desentranhar a prova inadmissível do processo, mas, apenas, indicar quais são, exatamente, as páginas que deverão ser desconsideradas para efeito de elaboração da posterior sentença. Deverá, ainda, determinar a redistribuição do processo em razão de seu impedimento; eis que a lei determina que o juiz que conhecer do conteúdo da prova declarada inadmissível não poderá proferir a sentença.
	d.	Não deverá desentranhar a prova inadmissível do processo, mas, apenas, indicar quais são, exatamente, as páginas que deverão ser desconsideradas para efeito de elaboração da posterior sentença para, uma vez preclusa a decisão, prosseguirmos com os demais atos processuais.
	e.	Deverá determinar o desentranhamento da prova ilícita, assim como aquelas, direta e exclusivamente, decorrentes dela, e, uma vez preclusa a decisão, determinar a destruição das provas e a redistribuição do processo em razão de seu impedimento; eis que a lei determina que o juiz que conhecer do conteúdo da prova declarada inadmissível não poderá proferir a sentença.
PERGUNTA 5
Marcos, pai de Carlos, está pensando em depor como testemunha em uma ação penal em que o filho é acusado da prática de um crime hediondo. A fim de tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento, procura o defensor público que está atuando no caso, para que lhe faça alguns esclarecimentos.
Nessa situação, o defensor público deverá esclarecer que:
	a.	A regra processual determina que Marcos está proibido de depor e, se desobrigado pela parte interessada, poderá dar o seu testemunho.
	b.	Poderão recusar-se a depor o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias.
	c.	A regra processual determina que a testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor e, nas exceções que o Código prevê, não está o caso de Marcos.
	d.	Marcos será obrigado a depor como testemunha, já que não está em nenhuma das exceções, mas, como é pai do acusado, não prestará compromisso de dizer a verdade.
	e.	O Código de Processo Penal determina que a testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor, não mencionando qualquer exceção.
PERGUNTA 6
Relativamente à prova testemunhal, é correto afirmar que:
	a.	As perguntas à testemunha serão formuladas pelo juiz, não sendo admitida a inquirição pelas partes.
	b.	As testemunhas serão inquiridas individualmente, embora possam presenciar os depoimentos umas das outras.
	c.	São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, mesmo que queiram dar o seu testemunho e tenham sido desobrigadas pela parte interessada.
	d.	O depoimento será prestado oralmente, não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito, não existindo nenhuma exceção prevista na legislação que permita a uma autoridade optar pela prestação de depoimento por escrito.
	e.	As testemunhas que, regularmente intimadas, deixarem de comparecer sem um motivo justificado, poderão ser conduzidas por um oficial de Justiça, salvo se impossibilitadas de comparecer, por enfermidade ou por velhice, caso em que serão inquiridas onde estiverem.
PERGUNTA 7
A expressão “corpo de delito” significa:
	a.	Presença de lesões apresentadas pelas vítimas de um crime.
	b.	Conjunto de elementos sensíveis denunciadores da prática de um delito.
	c.	Alterações visíveis, materiais, próprias do local onde ocorreu o crime.
	d.	Alterações físicas permanentes no local do crime. 
	e.	Lesões duradouras que resultam de uma agressão a qualquer pessoa.
PERGUNTA 8
Pablo, 26 anos, em 07/11/2021, por volta das 23h10min, ingressa no pátio do Detran do município de Deodápolis/MS, pulando o muro de 2 (dois)metros de altura e, do seu interior, subtrai uma motocicleta Honda CG 125, 1995, de cor azul, que é retirada pelo portão lateral, que teve o seu cadeado quebrado. No local, havia o monitoramento por câmeras de segurança e, ainda, um vigia noturno, que, logo, percebeu que o agente saía com a motocicleta. Ele acionou a Polícia Militar, que logrou êxito em localizar o indivíduo empurrando a motocicleta a duas quadras do local. Pablo foi conduzido em flagrante para a Delegacia de Polícia.
Com base no narrado, assinale a alternativa correta, considerando as disposições do Código de Processo Penal quanto à realização de exame de corpo de delito:
	a.	O exame de corpo de delito, apenas, poderá ser realizado durante o dia, em razão de expressa vedação de se realizar durante o período noturno.
	b.	Em razão da presença de testemunhas oculares e de um sistema de monitoramento por câmeras, é dispensável o exame de corpo de delito de arrombamento, ainda, que os vestígios não tenham desaparecido.
	c.	Ainda que cometidos com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa ou por meio de escalada, os peritos irão descrever, apenas, os vestígios, dispensando-se a indicação de quais instrumentos, por quais meios e em que época presumem ter sido o fato praticado.
	d.	O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizadas por perito oficial, portador de diploma de curso superior.
	e.	A confissão do acusado poderá suprir o exame de corpo de delito.
PERGUNTA 9
Quanto aos meios de prova, é correto afirmar que:
	a.	No processo penal, todas as pessoas poderão ser testemunhas.
	b.	No interrogatório, o acusado não pode abster-se de responder qualquer pergunta, sob pena de seu silêncio ser interpretado como uma confissão.
	c.	Os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitos por, apenas, um perito.
	d.	Como prova documental não serão aceitas as fotografias de documentos, em hipótese nenhuma.
	e.	À testemunha é permitido trazer o depoimento por escrito, quando da impossibilidade de fazê-lo oralmente.
PERGUNTA 10
Policiais, durante as investigações de delito de tráfico de entorpecentes, entraram, ilegalmente, na casa de Orlando, onde suspeitavam haver as provas da materialidade do crime objeto da investigação em andamento. Na incursão ilegal, confirmaram as suspeitas e, com base na informação, a autoridade policial representou ao juiz pela expedição de mandado de busca e apreensão. O magistrado, de boa-fé, pois não tinha a ciência da atitude anterior dos policiais, expediu o respectivo mandado e os policiais, de posse dele, entraram, legalmente, na residência de Orlando e lograram êxito em apreender os elementos capazes de comprovar a materialidade do crime. Nessa hipótese, assinale a alternativa correta:
	a.	A busca e a apreensão são provas lícitas, pois foram determinadas pelo juiz competente de boa-fé.
	b.	A busca e a apreensão não poderão ser consideradas como provas lícitas, pois são eivadas de ilicitude derivada, devendo ser desentranhada. 
	c.	A prova ilícita poderá ser admitida, desde que seja a única possível para comprovar a responsabilidade penal do agente.
	d.	Não há uma determinação legal de desentranhamento da prova derivada da ilícita, apenas, da prova, originalmente, ilícita.
	e.	Como não há nexo causal entre a incursão ilegal, e o mandado de busca e apreensão, não há que se falar em desentranhamento da prova.

Outros materiais