Buscar

atividade Mapas Biologia e Bioquímica Humana

Prévia do material em texto

MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
	Acadêmico:Israel Machado da Silva
	R.A.20120513-5
	Curso: Bacharel Ed. Física
	 Disciplina: Biologia e Bioquímica Humana
	Valor da atividade: 3,50
	Prazo: até 25/03/2022
Instruções para Realização da Atividade
1. Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
2. É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
3. Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
4. Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador, renomeie e envie em forma de anexo;
5. Formatação exigida para esta atividade: documento Word, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado; 
6. Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
7. Na Sala do Café do ambiente virtual da disciplina você encontrará orientações importantes para elaboração desta atividade. Confira!
8. Critérios de avaliação: Utilização do template; Atendimento ao Tema; Constituição dos argumentos e organização das Ideias; Correção Gramatical e atendimento às normas ABNT.
9. Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Professor Mediador.
Bons estudos!
MAPA DE BIOLOGIA E BIOQUÍMICA
A bioquímica é o ramo da biologia e da química que analisa e descreve todos os processos químicos que ocorrem dentro de um organismo vivo, seja ele animal ou vegetal, seja um composto orgânico ou inorgânico. Para que possa ter maior compreensão de outras disciplinas, como fisiologia e genética, o estudante é sensibilizado na bioquímica pelos processos metabólicos que permitem com que os organismos possam obter a energia dos alimentos e aplicá-las na construção estruturas para a manutenção e desenvolvimento da vida: as biomoléculas. Dentre as fontes de energia para o anabolismo, os carboidratos são os compostos de mais fácil acesso a qualquer ser vivo. Graças aos milhares de anos da nossa evolução, nossas células obtiveram estruturas que permitiram com que toda possível fonte energética fosse aproveitada e convertida na moeda energética mais utilizada: o ATP.
NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 
Considerando o excerto acima, utilizaremos este MAPA para contarmos, aos nossos futuros estudantes, uma história mostrando que a bioquímica é uma ciência presente no nosso cotidiano e pode ser observada por cada indivíduo. Para tal, utilizaremos os conhecimentos assimilados durante a disciplina e construiremos, a partir da resposta das questões propostas, os passos desta história.
A história se iniciará com:
- A contextualização de um indivíduo que ingere um carboidrato qualquer, e se decorrerá contando o trajeto do alimento do ambiente externo ao corpo até chegar dentro das nossas células.
- Uma vez dentro da célula, nosso foco nesta atividade, deverá ser abordado, de maneira simplista, os processos bioquímicos para degradação deste carboidrato, em quais locais dentro da célula os processos ocorrem e onde são formadas as moléculas de ATP.
 
Para isso, você deverá responder as questões a seguir:
Orientações importantes:
· Algumas perguntas são INTERPRETATIVAS, assim, você precisa entender o conteúdo da questão para conseguir respondê-la. Leia com atenção o que é solicitado.
· Utilize o Livro da disciplina como base para elaborar suas respostas.
· As Aulas Conceituais e Ao Vivo são essenciais para que você entenda os conteúdos solicitados na atividade. Não deixe de assistir!! 
· Referencie todos os materiais que utilizar para elaborar suas respostas (mesmo que tenha sido somente o livro da disciplina). Na Sala do Café á arquivos para auxiliá-lo(a) nas citações ou referências.
01 - Em quais tipos de alimentos podemos encontrar os carboidratos? Cite três exemplos.
	
Os Carboidratos estão presente no Pão, Macarrão, Maçã e etc.
E também em vegetais, grãos e fibras.
02 - Após a ingestão do carboidrato, qual o caminho este percorre dentro do nosso corpo até chegar as nossas células? (Utilize imagens e/ou figuras para esquematizar sua resposta e descreva o trajeto com detalhes).
	 
A digestão de carboidratos tem início na boca, com a mastigação, que fraciona o alimento e o mistura com a saliva. Durantes este processo, a enzima inicia a quebra do carboidrato, formando assim estruturas menores. No estômago ocorrem contrações das fibras musculares da parede, continuando o processo digestivo mecânico, que são os movimentos peristálticos, que mistura as partículas dos alimentos com secreções gástricas. Dentro do intestino delgado, os movimentos peristálticos continuam movendo o quimo (massa alimentar) ao longo do intestino delgado, onde a digestão do carboidrato é finalizada através das secreções pancreática e intestinal. Após todas as etapas da digestão, o enterócito absorve alguns monossacarídeos. Após a absorção, o fígado libera uma parte da glicose para a corrente sanguínea e o restante é armazenado na forma de glicogênio.	Comment by Israel Machado: A digestão
03 - Após adentrar nossas células, como se dará o processo de degradação destes para a produção de energia?  (Aborde, de maneira simplista, os processos de glicólise, ciclo do ácido cítrico e a fosforilação oxidativa, demonstrando em que locais ocorrem e seu saldo energético. O objetivo aqui é mostrar a importância de cada etapa e o saldo obtido em ATP, NADH e FADH2).
 
	 
Continua na próxima página...
04 - Apresente as referências bibliográficas dos livros/sites/artigos utilizados para realização desta atividade, conforme as normas ABNT.
	
https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fstatic.mundoeducacao.uol.com.br%2Fmundoeducacao%2F2019%2F08%2Fanatomia-sistema-digestorio.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fmundoeducacao.uol.com.br%2Fbiologia%2Fsistema-digestorio.htm&tbnid=6ef59nItxpWlqM&vet=12ahUKEwjzuOW0ztL2AhV-M7kGHf4CBCwQMygCegUIARCaAg..i&docid=MoB9qzXaqeLSEM&w=500&h=631&q=sistema%20digestivo&hl=pt-BR&client=ms-android-motorola-rev2&ved=2ahUKEwjzuOW0ztL2AhV-M7kGHf4CBCwQMygCegUIARCaAg
Orientações finais:
· Cópias parciais ou totais serão zeradas. 
· Poste seu arquivo em formato word (.doc) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.
· Certifique-se se o arquivo enviado está correto. Em caso de problemas, envie sua dúvida para o seu professor mediador.
· Todas as atividades do curso são avaliadas conforme a solicitação. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações pode acarretar algum desconto na nota.

Outros materiais