Buscar

Avaliação II Individual - Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11) PEDAGOGIA - 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II – Individual - Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento (PED11) – PEDAGOGIA - 2022
1) Ensinar a criança a ler e a escrever, sem, contudo, tornar essa prática mecânica e separada de suas funções sociais é um trabalho que requer do docente muito esforço e empenho. Sobre a linguística da alfabetização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) É imprescindível que o professor siga um método específico de alfabetização, sendo o fônico o mais adequado. 
( ) A escrita representa visualmente os sons que formam a cadeia sonora da fala. Compreender o sistema que nota as relações entre os fonemas e os grafemas é a faceta linguística da alfabetização.
 ( ) O desenvolvimento da consciência fonológica é fundamental para um bom processo de alfabetização.
( ) Alfabetizar requer um método, um ensino sistematizado, com clara intencionalidade pedagógica.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - F.
B) F - V - V - V.
C) V - V - V - V.
D) F - F - V - V. 
2) Com base no estudo piagetiano do desenvolvimento cognitivo, Ferreiro e Teberosky (1979) propõem quatro fases pelas quais as crianças passam ao aprender a ler e escrever, sendo elas: pré-silábica; silábica; silábica-alfabética; alfabética. FONTE: FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.Sobre a fase silábica, assinale a alternativa CORRETA:
A) Ao chegar a este nível, a criança já franqueou a “barreira do código”; compreendeu que cada um dos caracteres da escrita corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, e realiza sistematicamente uma análise sonora dos fonemas das palavras que vai escrever.
B) À medida em que avançam em seu nível de percepção, a criança começa a fazer relação entre a fala e a escrita, notando que os pedacinhos das palavras têm sons diferentes.
C) A criança ainda não compreendeu que a escrita representa nome de dado objeto e não o objeto em si.
D) Nessa fase, a criança começa a compreender que a escrita representa sons da fala. Ela começa então a refletir sobre o valor sonoro de cada letra da sílaba.
3) O desenvolvimento da consciência fonológica é muito importante e se ramifica em consciência silábica, consciência fonêmica, resultando na correspondência grafo-fonêmica. Mediante o exposto, leia a seguinte frase: "É o som que cada letra representa; a unidade sonora da fala; eles formam as sílabas e podem ser vogais ou consoantes". A qual termo essa frase se refere?
A) Símbolo alfabético.
B) Fonema.
C) Letra.
D) Grafema.
4) O desenvolvimento da consciência fonológica é muito importante e se ramifica em consciência silábica, consciência fonêmica, resultando na correspondência grafo-fonêmica. Mediante o exposto, leia a seguinte frase: "É a representação gráfica dos sons. Diferentes letras podem representar um mesmo grafema, como exemplo, o "x" e o "ch".A qual termo essa frase se refere?
A) Letra.
B) Símbolo alfabético.
C) Grafema.
D) Fonema.
5) Soares (2000) distingue alfabetização de letramento e defende a coexistência dos dois. Para essa autora, a alfabetização, acontece nos primeiros anos de escolarização e consiste em ensinar o aluno os aspectos linguísticos do ler e o escrever. Sobre o letramento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O letramento é um processo que permeia todos os anos de escolarização.
( ) O letramento se amplia e se aprofunda de acordo com as práticas sociais vivenciadas pelos estudantes e se aprofunda com o amadurecimento das funções cognitivas.
( ) O letramento não é inerente apenas ao espaço escolar. Assim, o processo de escolarização é, fundamentalmente, um processo de letramento. FONTE: SOARES, M. B. Alfabetização: a questão dos métodos. Belo Horizonte: Contexto, 2016.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - V.
B) V - F - V.
C) V - V - V.
D) F - F - F. 
6) Luria (1976) descreveu dois estágios que podem ser observados quando a criança desenvolve sua habilidade de escrever e as condições que lhe possibilitam avançar nesses estágios até compreender o sistema alfabético de escrita. Como são chamados esses dois estágios? FONTE: LURIA, A. R. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Tradução Diana Myriam Lichtenstein. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.Assinale a alternativa CORRETA:
A) Plasticidade cerebral.
B) A pré-escrita (ou pré-instrumental) e a instrumental.
C) Cognitividade.
D) Função regenerativa.
7) A escrita representa visualmente os sons que formam a cadeia sonora da fala. Compreender o sistema que nota as relações entre os fonemas e os grafemas é o que Soares (2016) explicita como a faceta linguística da alfabetização. "Essa capacidade de focalizar os sons da fala, dissociando-as de seu significado e de segmentar as palavras que as constituem caracteriza a consciência fonológica"(SOARES, 2016, p. 166). Acerca do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Letras. II- Fonema. III- Grafema.
 ( I ) Os sinais gráficos da língua. Na Língua Portuguesa, o sinal (letra) h, isoladamente não possui som.
 ( II ) O som que cada letra representa; a unidade sonora da fala; eles formam as sílabas e podem ser vogais ou consoantes.
( III ) A representação gráfica dos sons. Diferentes letras podem representar um mesmo grafema, como exemplo, o "x" e o "ch". FONTE: SOARES, M. B. Alfabetização: a questão dos métodos. Belo Horizonte: Contexto, 2016.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III.
B) I - III - II.
C) II - I - III.
D) III - II - I.
8) Segundo Ferreiro e Teberosky (1979, p.31), "não se aprende um fonema, nem uma sílaba, nem uma palavra por vez, também a aprendizagem da língua escrita não é um processo cumulativo simples, unidade por unidade, mas organização, desestruturação e reestruturação contínua". Sobre a teoria da psicogênese da língua escrita, analise as sentenças a seguir:
 I- Constitui-se no método construtivista de alfabetização. 
II- Resulta de pesquisas científicas sobre os processos cognitivos vivenciados pelo alfabetizando enquanto aprende a ler e a escrever.
 III- A criança, ao escrever da forma que acredita ser o certo, está demonstrando sua concepção de escrita, o que oferece pistas valiosas que podem orientar a prática docente. 
IV- A fonetização da escrita se inicia no período silábico e culmina no alfabético. FONTE: FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças I, III e IV estão corretas.
C) Somente a sentença II está correta.
D) As sentenças II, III e IV estão corretas.
9) O desenvolvimento da consciência fonológica é muito importante e se ramifica em consciência silábica, consciência fonêmica, resultando na correspondência grafo-fonêmica. Mediante o exposto, leia a seguinte frase: "os sinais gráficos da língua, na língua portuguesa, o sinal (letra) h, isoladamente não possui som. A qual termo essa frase se refere?
A) Fonema.
B) Grafema.
C) Letra.
D) Símbolo alfabético.
10) Maria tem 6 anos e ao pedirmos para que ela escreva a palavra casa, ela desenhou a forma de uma casa e ainda fez muitos rabiscos. Em qual fase da alfabetização a Maria se encontra?
A) Fase alfabética.
B) Fase silábico-alfabética.
C) Fase silábica.
D) Pré-silábica.

Outros materiais