Buscar

Apol 1 - Cidades Educadoras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] entre outras questões, a escola perde legitimidade porque “esconde um currículo oculto, para conseguir a doutrina e a domesticação de consumidores dóceis e manipuláveis”; “porque não promove a aprendizagem individual nem diminui a desigualdade social”; “é incapaz de ensinar habilidades devido ao engessamento curricular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 29.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa assinale a alternativa correta sobre a relação entre cidade e escola que explica em que medida foi necessário repensar o planejamento escolar:
	
	D
	Foi preciso repensar o planejamento escolar de forma que valorizassem as experiências não escolares.
Conforme o livro-base foi necessário repensar o planejamento escolar “de forma que se valorizassem as atividades e experiências não escolares, ou seja, em espaços não formais e informais de educação” (livro-base, p. 29).
Questão 2/10 - Cidades Educadoras
Leia a passagem de texto:
“Com base na explicitação da relação entre cidade, sociedade, urbanização e modo de produção capitalista, destacamos aqui a associação dialética entre espaço e sociedade, para que você entenda a relação intrínseca entre questões políticas, econômicas, sociais e espaciais ao longo da história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro; BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 56.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre o processo de urbanização e planejamento urbano do século XX, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Estruturação do espaço urbano
2. Sociedade
3. Espaço urbano
( ) Transforma-se por meio da interação com e no espaço construído.
( ) Ocorre ao longo do tempo, e é reflexo da sociedade produtora.
( ) É produto e condição das relações sociais.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	D
	2 – 1 – 3
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é 2 - 1 - 3. Segundo o livro-base: [ 1 ] [...] a produção e a estruturação do espaço urbano ocorrem ao longo do tempo, e esse espaço é reflexo da sociedade que o produz, da mesma forma que a [2] sociedade se transforma por meio da interação com e no espaço construído. Portanto, o [3] espaço urbano é, ao mesmo tempo, produto e condição das relações sociais [...]” (livro-base, p. 56).
Questão 3/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“No congresso realizado em 2008, em São Paulo, retomou-se a ideia de educação para a paz, mas, além disso, destacou-se a relação entre educação e redução das desigualdades, baseada na formação integral e na construção da cidadania. Dois anos depois, e evento realizado em Guadalajara, no México, enfatizou a importância de políticas esportivas aliadas às políticas educacionais [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 105.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta a importância de aliar as políticas esportivas às políticas educacionais:
	
	C
	É por meio do esporte que os cidadãos têm maior qualidade de vida e saúde.
Você acertou!
Conforme o livro-base “as políticas esportivas aliadas as políticas educacionais, promovem qualidade de vida e saúde, possibilitando a construção de vínculos comunitários e promove inclusão social” ( livro-base p. 105).
Questão 4/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] o modelo de planejamento urbano mais difundido no Brasil e na América Latina é denominado estratégico, o qual responde à flexibilidade do mundo globalizado [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 59.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito utilizado para referir-se ao processo crescente de integração das diferentes partes do mundo, sob o impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte e outros:
	
	B
	Globalização.
Você acertou!
Conforme o livro-base, “De acordo o livro-base, o conceito de globalização “[...] pode ser entendido como a crescente integração das diferentes partes do mundo, sob o efeito da aceleração das trocas, do impulso de novas tecnologias de informação e comunicação, dos meios de transporte etc. [...]” (livro-base, p. 59).
Questão 5/10 - Cidades Educadoras
Leia a seguinte informação:
“[...] a cidade não é um conjunto de moradias, estruturas urbanas ou um simples aglomerado de indivíduos e edificações. Ela é, por excelência, ‘o lugar das trocas, do comércio, das inter-relações de pessoas e de lugares. É o lugar para onde convergem os fluxos, materiais e imateriais da sociedade (de gente, de riqueza, de poder, de saber)’".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 24.
Considerando a citação e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta o conceito de cidade educadora:
	
	A
	Lugar que engloba seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois, conforme o livro-base, “o conceito de cidade educadora implica as diversas noções de cidade, porém apropria-se principalmente de seu caráter social e político, envolvendo a questão da cidadania e da educação” (livro-base, p. 24).
Questão 6/10 - Cidades Educadoras
Atente para a citação:
“Cascais e Terán [...] argumentam que os termos formal, não formal e informal são de origem anglo-saxã e surgiram a partir da década de 1960, no contexto que se seguiu à Segunda Guerra Mundial. De acordo com os autores, após esse conflito, ocorreram diversas crises nos sistemas escolares [...].”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p 28.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os sistemas escolares no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
	
	A
	caracterizaram-se pela incapacidade do sistema em atender à demanda escolar.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, conforme o livro-base: “[...] no contexto que se seguiu à Segunda Guerra Mundial [...] ocorreram diversas crises nos sistemas escolares, que resultaram na incapacidade de atender à demanda escolar, na escassez de formação de novos profissionais e na limitada ação dos sistemas escolares na promoção social" (livro-base, p. 28).
Questão 7/10 - Cidades Educadoras
Leia o fragmento de texto:
“[...] em Cotemburgo, na Suécia, reuniram-se 900 participantes de 130 cidades e 43 países diferentes para discutir sobre a formação permanente nas cidades educadoras. Destacamos a presença de Paulo Freire como conferencista desse evento [...]”.
Após esta avaliação, caso queiraler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro e BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: Intersaberes, 2018, p. 101.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre a defesa do educador Paulo Freire como conferencista do II Congresso da AICE, é correto afirmar que:
	
	A
	Defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso o projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor.
De acordo o livro-base, Paulo Freire “[...] defendeu que a cidade são as pessoas e as pessoas são a cidade, por isso o projeto educador está relacionado à política, à utopia e sonhos de um mundo melhor e ao direito de ser diferente” (livro-base, p. 101).
Questão 8/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] à medida que a sociedade se transforma, compreendendo sua importância e sua inserção no espaço da cidade, a cidade se transforma com ela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 24.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta a relação entre as transformações sociais e urbanas:
	
	C
	Quando a sociedade muda seus hábitos, gostos e necessidades, a cidade muda buscando atender às demandas da sociedade.
Você acertou!
Conforme o livro-base “quando a sociedade muda seus hábitos, seus gostos e suas necessidades, o espaço da cidade também muda, buscando atender às demandas da sociedade” (livro-base, p. 25).
Questão 9/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] É nesse contexto de intensas mudanças no cenário mundial e europeu, e particularmente barcelonês, que situamos também as transformações que permitiram o surgimento do movimento em torno do conceito de cidades educadoras e, consequentemente, a fundação da AICE [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 64.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, sobre os primeiros governos democráticos de Barcelona após a ditadura franquista, é correto afirmar que:
	
	E
	Buscando atrair oportunidades econômicas, as administrações foram atuando a partir dos pequenos espaços urbanos, como praças e parques, para depois ampliarem sua atuação para áreas maiores.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “[...] num primeiro momento, as administrações democráticas em Barcelona atuaram em pequenas áreas urbanas, praças e parques e, depois, ampliaram sua intervenção para escalas maiores, de reequilíbrio de áreas obsoletas ou entre regiões da cidade. A partir de 1979, a ideia foi converter as atividades de planejamento urbano em oportunidades econômicas [...]” (livro-base, p. 65)
Questão 10/10 - Cidades Educadoras
Leia o extrato de texto:
“[...] na educação não formal, a categoria espaço é tão importante quanto a categoria tempo, embora reconheça que o tempo da aprendizagem na educação não formal é mais flexível, pois supostamente respeita as diferenças e as capacidades de cada indivíduo.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, Alceli Ribeiro, BRANDENBURG, Elena Justen. Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 33.
Considerando essas informações e os demais conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa, assinale a alternativa que apresenta corretamente o motivo da flexibilidade ser uma característica da educação não formal:
Nota: 0.0
	
	A
	A flexibilidade permite variações em relação ao tempo, quanto à criação de múltiplos espaços educativos.
Conforme o livro-base, “A flexibilidade é uma das características da educação não formal, porque permite variações significativas em relação tanto ao tempo quanto à criação e recriação de múltiplos espaços educativos” (livro-base, p. 33).

Outros materiais