Buscar

AVALIAÇÃO DE AÇÕES EM SAÚDE N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE AÇÕES EM SAÚDE – Caso N1
Deve ser colocado em prontuário eletrônico através do e-SUS AB os dados coletados sobre o caso de Judite, para assim mapear as características sociais deste caso e assim trazer uma solução para os problemas de Judite.
A partir do registro da modalidade de atenção domiciliar, é possível que a equipe identifique quantos e quais são os usuários de seu território que necessitam de cuidado continuado em domicílio e assim possa se organizar melhor para realizar o cuidado a estes usuários. (Brasil 2014)
Após os dados ser lançados no sistema e-SUS AB, a equipe no NASF consegue se planejar para buscar os profissionais que podem auxiliar Judite, e encaminhá-la para fazer uma dieta adequada com o nutricionista, acompanhamento com psicóloga, e com o médico para tentar mudar as medicações para ver se ela consegue se adaptar melhor e assim fazer o controle da diabetes de da hipertensão. Encaminhamento para programas sociais que podem ajuda-la com seus problemas familiares. Notificar os problemas de acumulo de lixo e águas de chuva para o estado tomar as devidas providencias. Através do sistema e-SUS AB conseguimos também acompanhar o caso de Judite, pois seu prontuário fica disponível na base de dados.
A utilização do e-SUS AB pelas equipes de Nasf, Consultório na Rua e profissionais atuantes nos Polos de Academia da Saúde é um grande passo no sentido da consolidação da prática do registro, do monitoramento e da avaliação das ações realizadas por estas equipes. Destaca-se ainda que a partir do e-SUS AB é possível não só registrar dados importantes, e assim, acompanhar as ações desenvolvidas pelas equipes de maneira mais qualificada, mas também, em função disso, qualificar o próprio cuidado em saúde. (Brasil 2014)
Referências
 SOARES, E. V. B. Atenção Básica e Informação: análise do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) e estratégia e-SUS AB e suas repercussões para uma gestão da saúde com transparência. Brasília-DF. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. e-SUS Atenção Básica : manual do Sistema com Coleta de Dados Simplificada : CDS. Secretaria-Executiva. – Brasília: Ministério da Saúde. 2014.

Outros materiais