Buscar

Atividade 1 de Mecanismo de defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 de Mecanismo de defesa 
Biossegurança significa um conjunto de ações voltadas para prevenção, eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. Particularmente na área da saúde, esse tema é extremamente explorado, uma vez que os profissionais, considerando o meio de trabalho, estão mais suscetíveis aos riscos biológicos, químicos, físicos e ergonômetros (Bolick e Bruner, 2000).
   
Considerando um cenário de punção venosa para a aplicação de um antibiótico, crie um texto dissertativo com pelo menos 5 itens (correlacionados com a biossegurança) que devem estar nas condutas de um profissional de saúde. 
Resposta 
A punção venosa periférica é um procedimento invasivo por sua maioria das vezes realizada por profissionais de enfermagem, comumente muito utilizada na assistência à pacientes submetidos à terapia endovenosa. Consiste na introdução de um cateter venoso periférico ou central na luz de uma veia periférica ou central, de preferência de grande calibre. Indicações: Coleta de exame laboratorial; Terapia medicamentosa por via endovenosa. Existe as contra indicações. 
Contraindicações absolutas:
Fístula arteriovenosa; Esvaziamento ganglionar (mastectomia); nesses casos utiliza se outro membro evita-se ao máximo utilizar membros inferiores, no caso da veia esclerosada, apenas utiliza outra veia que pode ser no mesmo membro. 
No caso das contraindicações relativas tais como braço ou mão edemaciados; Comprometimento em membros; Queimaduras ou outras lesões de continuidade em locais de punção; Plegia em membro a ser puncionado deve se evitar utilizar esses membros, mas se caso existir carência de veias pode utilizar esse membro, com tudo com cautela. 
Objetivo: Instalar cateter em trajeto venoso periférico para manutenção de uma via de acesso para infusão de soluções ou administração de medicamentos (contínua ou intermitente).
Materiais Necessários:
Bandeja;
Garrote;
Clorexidina alcoólica 0,5% ou álcool à 70%, quando não houver clorexidina alcoólica;
Bolas de algodão/gazes;
Cateter intravenoso periférico sobre agulha apropriado ao calibre da veia e rede venosa do paciente (ex: Jelco® nº 24 – 22 em neonatologia/pediatria; Jelco® nº 20 à 14 em adultos);
Filme transparente ou fita adesiva estéril para fixação;
Luvas de procedimento;
Dispositivo a ser conectado ao cateter venoso de acordo com o objetivo da punção (torneirinha, tubo extensor, tubo em “Y”);
Biossegurança
A biossegurança se faz presente para o paciente e para o profissional que ira realizar o procedimento e ela começa desde o momento da prescrição medica. 
Verificar na prescrição médica: nome do cliente, idade, via de aplicação, medicamento e solução a ser infundida, volume, data e horário.
Datar o equipo com o prazo de validade, conforme recomendação da CCIH do hospital. 
Explicar o procedimento ao cliente e acompanhante.
Higienizar as mãos.
Calçar as luvas de procedimento.
Posicionar o cliente de maneira confortável e adequada à realização do procedimento.
Expor a região a ser puncionada.
Palpar a rede venosa para escolher o local a ser puncionado, de preferência vasos periféricos superficiais de grosso calibre e distante das articulações. Indicadas: cefálica, basílica, mediana, as do antebraço e as do plexo venoso do dorso da mão; sentido distal para proximal.
Escolher o cateter adequado ao calibre do vaso periférico nesse caso observar também por quanto tempo ira receber a medicação, (cateter de menor calibre e comprimento de cânula).
Colocar o cliente em posição confortável.
Recolher o material utilizado, desprezar o lixo, na lixeira de material infectante com saco branco, em relação aos perfuro cortante utilizar o descarte apropriado, as caixas de perfuro cortantes conhecidas como Descarpaks. 
Retirar as luvas de procedimento.
Higienizar as mãos.

Outros materiais