Buscar

Atividade Sus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 
 Alexandra Pereira Alves 
1- O que o SUS garante a senhora Sueli?
O SUS garante a senhora Sueli atendimento integral com promoção e prevenção à saúde e atendimento universal que garante a assistência a ela em todos os níveis de complexidade e equidade no processo de atendimento.
2- Se você fosse o gestor o que faria sanar tal problema?
Como gestor faria inicialmente um diagnóstico situacional para identificar o motivo pelo qual a medicação está em falta e ainda faria uma estudo do número de hipertensos para obter o controle no estoque de medicamentos para que não fique em falta para nenhum usuário.
3- Quais são as possíveis consequências do tratamento ser iniciado de maneira incompleta e por um período insuficiente para o paciente?
 Caso a senhora Sueli não obtenha a medicação necessária para o controle da sua pressão , poderá haver um agravo da doença, trazendo consequências irreversíveis como por exemplo o AVC.
5- Como cidadão membro do Conselho Municipal de Saúde, quais soluções você proporia para esse problema?
 Como cidadão e membro do conselho de saúde iria Propor um maior acompanhamento dos número de casos de hipertensos para ter uma visão geral da real situação com relação a medicação necessária para os usuários, e com base nos dados coletados tomar as medidas cabíveis, como por exemplo denunciar a ouvidoria do SUS.
6- O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma forma de política pública implantada através da Lei n.º 8.080/1990, criado para garantir o direito fundamental de proteção à saúde. A saúde é um dos principais componentes da vida, tanto por ser indispensável quanto como elemento agregado à sua qualidade. Descreva sobre este marco importante.
 A partir da implementação do SUS foi possível promover uma maior proteção e prevenção á saúde, já que a partir desse marco o acesso à ela tornou-se direto de todos , garantindo acesso integral, universal e igualitário.
7- O controle social está presente em todas as esferas da sociedade, porém, aplicado à saúde, se dá efetivamente através dos Conselhos de Saúde que, segundo a Lei nº 8.142, de 28 de Dezembro de 1990 avalie a seguinte problemática.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Beabá, todos os meses, o gestor da unidade precisa repor os materiais que ficam para fora da UBS, ainda que o terreno tenha grades e um portão. Já sumiram os panos de limpeza lavados e pendurados no varal para secarem, botijão de gás, cabos de força, rodo, balde e a porta do relógio de água. A UBS fecha nos finais de semana; em um sábado ou domingo à noite, quebraram os vidros da unidade e até um computador foi levado. O gestor não sabe mais o que fazer. Já falou com a Secretaria Municipal da Saúde, que fez um pedido à guarda municipal para realizar uma ronda nos finais de semana, mas não teve sucesso neste pedido. Pensando na gravidade do caso e na importância da voz ativa do Conselho de Saúde desta unidade, elabore uma estratégia para resolver o problema.
 Iria propor a implementação de medidas de segurança mais eficazes como a instalação de um sistema de alarmes, cercas elétricas e monitoramento não somente esses sistemas, más pediria o apoio da comunidade para estar zelando pela UBS já que ela é para uso de todos.

Outros materiais