Buscar

QUESTÃO OBJETIVA DE FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Tiagão DBA
A Frequência Cardíaca Máxima (FCM) ocorre quando um indivíduo é submetido a um esforço físico muito grande, levando-o ao esgotamento e à fadiga muscular. Avaliando as batidas do coração, a frequência cardíaca atinge seu pico máximo, chegando a um valor muito alto. É tida como uma importante medida de mensuração da capacidade máxima durante um esforço físico, exercícios aeróbicos ou, ainda, exercícios que exijam bastante gasto de oxigênio.
Sobre a Frequência Cardíaca Máxima, assinale a alternativa INCORRETA:
( ) A mensuração da FCM é realizada pela aplicação de alguns testes de máximo esforço, por exemplo, no teste ergométrico ou no cicloergométrico, que quantificam o pico máximo da frequência cardíaca do indivíduo submetido ao teste de esforço elevado.
( X ) Para indivíduos com alguma disfunção cardíaca, respiratória, vascular ou ainda metabólica, não é necessária a visita a um médico especialista para analisar a maneira propícia para a mensuração da FCM desse indivíduo. Pois também podem utilizar a fórmula FCM=208 – (0,7 x idade em anos).
( ) A fórmula de Karvonen utilizada para dimensionar a previsão da FCM usa-se da seguinte maneira: FCM: 220 – idade. Na qual 220 é uma representação padrão utilizada por Karvonen e revela a FCM de indivíduos adultos jovens e menores de 40 anos.
( ) Outra maneira de calcular a FCM é pela fórmula, que mensura a FCM em todos os indivíduos, livres de qualquer condição física e/ou sexo, mas adultos sadios. Expressa da seguinte forma: FCM=208 – (0,7 x idade em anos). Essa fórmula nos revela o nível de intensidade do exercício físico realizado por indivíduos saudáveis, e a partir do conhecimento da FCM podemos elaborar estratégias de treinamento físico.
Explicação: de acordo com a página 88 do livro da disciplina de Fisiologia do Exercício da Uniasselvi, a segunda alternativa está incorreta.
FONTE: Liberali; Rafaela. Fisiologia do Exercício. / Rafaela Liberali; Simone A. P. Vieira: UNIASSELVI, 2016.

Outros materiais