A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Eletricidade e magnetismo - CONTEXTUALIZADA (4)

Pré-visualização | Página 1 de 1

ELETRICIDADE E MAGNETISMO – T.20221.A
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – (AOL 5)
Iago da Silva Costa
Matrícula: 03245759
Engenharia Elétrica
Questão:
Em uma aula no laboratório de Física da UNINASSAU, o professor Rafael dividiu a sala em 5 grupo de 4 alunos e solicitou que cada grupo montassem um circuito elétrico com a configuração abaixo. Para a realização do experimento foram disponibilizadas placas protoboard, fontes de tensão, multímetros, amperímetros e resistores de 5 kΩ, 10 kΩ, 20 kΩ e 40 kΩ.
Em seguida, pediu que os alunos realizassem as medidas da d.d.p no resistor R1 e da corrente elétrica no resistor R4 utilizando os amperímetros e voltímetros disponíveis no laboratório. Um dos grupos, chegou atrasado, e percebeu que no laboratório só restaram resistores de 10 kΩ. Percebendo a confusão o professor orientou o grupo a usar os conhecimentos adquiridos na aula de associação de resistores para que eles montassem um sistema equivalente ao que ele apresentou.
Considerando o texto acima, responda:
a. Descreva a forma correta das conexões do voltímetro e do amperímetro e faça a representação do circuito com os equipamentos.
Resposta:
Primeiramente, para medir a ddp no resistor R1 as ponteiras do voltímetro devem estar cada uma em uma extremidade do resistor.
Em seguida, para medir a corrente elétrica que passa pelo resistor R4, a ponta positiva do amperímetro deverá estar conectada no ponto onde a saída dos resistores R2 e R3 estão conectados, e a ponta negativa do teste deverá ser conectado na entrada do resistor R4.
Esquema utilizando o voltímetro e o amperímetro nos pontos medidos:
b. Indique as leituras lidas pelo voltímetro e pelo amperímetro e apresente o memorial de cálculo. Use duas casas decimais para representação dos dados numéricos.
Resposta:
Resistência Equivalente do circuito se dar por:
Corrente do Circuito:
 I = 0,002A
Valor da tensão em R1:
V = R1 x I
V = 5 x 0,002
V= 10V
c. Represente graficamente o circuito do grupo que chegou atrasado. Justifique a escolha da configuração indicada.
 Abaixo, esquema de como ficou representado o circuito do grupo que chegou atrasado, de acordo com orientações e o conteúdo estudado.
Ao lado, foi dado o resultado parcial da associação de cada ponto, onde podemos facilmente identificar os valores dos resistores de acordo com a figura dada no início da questão pelo professor, sendo assim, a forma mais prática de representar a associação de forma equivalente a mesma.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.