Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Exercício de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática CONHECIMENTO 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Exercício de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
Sabe-se que em 2012 e 2013 foi aprovado o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM), respectivamente. Esses documentos contribuíram com as discussões para a redação do texto do Plano Nacional de Educação aprovado em 2014, lei n. 13.005. Com essa lei, fica estabelecida a elaboração da implementação de uma Base Nacional Comum Curricular. No final desse mesmo ano, as discussões sobre a Base Nacional ganharam força com a 2ª Conferência Nacional pela Educação (CONAE), organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), que apresentava reflexões sobre a necessidade de organização de uma Base Nacional. Em 2015, aconteceu o I Seminário Interinstitucional para a elaboração da BNCC. Esse momento foi um marco significativo para a elaboração da BNCC, pois reuniu todas as pessoas envolvidas na elaboração do documento, inclusive assessores e especialistas. Uma primeira versão foi apresenta no final daquele ano. Em 2016 e 2017, novos seminários estaduais foram realizados e contribuições foram incluídas no texto da Base. 
Assim sendo, assinale a alternativa correspondente ao ano que foi homologada a versão final da BNCC:
A - No final do ano de 2018, é homologada a versão final do documento da Base Nacional Comum Curricular. Resposta correta
B - Em 2016, foi homologada a versão final do documento da Base Nacional Comum Curricular.
C - Em 2017, foi homologada a versão final do documento da Base Nacional Comum Curricular.
D - Será homologada em 2024, a versão final do documento da Base Nacional Comum Curricular.
E - Ainda não foi homologada a versão final da BNCC, ainda não tem prazo para isso acontecer.
Questão 2 de 10
A aquisição do conhecimento matemático se dá desde o nascimento da criança, inicialmente de forma intuitiva, e se amplia de acordo com as interferências sociais e culturais presentes no ambiente em que ela está inserida. Além dessas interferências, a aprendizagem matemática está relacionada a determinadas fases do desenvolvimento da criança. De acordo com Piaget, quais são as fases do desenvolvimento da criança? 
A - A primeira fase do desenvolvimento da criança denomina-se sensório-motora; em seguida, ela passa pela fase pré-operatória e, depois, pela fase das operações concretas até chegar à fase das abstrações. Resposta correta
B - A primeira fase do desenvolvimento da criança denomina-se fase sensorial; em seguida passa pela fase operatória sensorial e, depois, pela fase das operações pré-concretas, até chegar à fase da adolescência. 
C - A primeira fase do desenvolvimento da criança é conhecida como fase da descoberta infantil; em seguida, passa pela fase psicomotora e, depois, pela fase das operações simbólicas, até chegar a vida adulta.
D - A primeira fase do desenvolvimento da criança é conhecida como fase fálica; em seguida, passa pela fase pós-operatória fálica e, depois, pela fase dos “porquês”, até chegar a pré-adolescência.
E - A primeira fase do desenvolvimento da criança é conhecida como fase movimento infantil; em seguida, passa pela fase psicomotora e, depois, pela fase das opções sociais, até chegar a vida adulta.
Questão 3 de 10
Alguns pesquisadores matemáticos que desenvolvem pesquisas voltadas para a matemática educacional, como é o caso de Baldino (1991, p. 51), fazem algumas considerações em torno dessas questões, dizendo que: “falar em ensino lembra ‘didática’, lembra ‘instrução’, ‘transmissão’, ‘apresentação’; abre o campo da técnica. Falar em educação lembra “pedagogia’, lembra ‘aprendizagem’, ‘motivação’, ‘desejo’; abre o campo do sujeito situado no contexto social.” Assim sendo, pode-se afirmar que o foco do ensino da matemática está em como ensinar determinado assunto ou conteúdo, isto é:
A - “Como desenvolver determinada habilidade, relacionada a algum pedaço específico dessa disciplina, é parte da educação matemática, mas está longe de ser o todo” (BICUDO, 1991, p. 33). Resposta correta
B - “Desenvolver uma rotina para a criança, seja escolar ou em sua casa com seus familiares, com o intuito de proporcionar as mesmas possibilidades de aprendizagem a todos igualmente” (MAIA, 1999, p. 19).
C - “Aproximar os educandos do professor, fazendo que os mesmos sintam empatia entre mestre X aprendiz, pois só com este vínculo os mesmos vão aprender os conteúdos escolares” (MAYER, 2021, p.11).
D - “Diante o currículo escolar, sabemos que muitos temas não são importantes, não serão utilizados no futuro do aluno, por isso o professor não deve ser tão rígido nas avaliações” (BOSS, 2020, p. 25).
E - “Só haverá aprendizagem na área de exatas se o aluno souber ler” (MONTESSORI, 2004, p. 81).
Questão 4 de 10
A partir da mobilização dos professores e educadores matemáticos, foi criado o Grupo de Estudos do Ensino da Matemática (GEEM), em 1961, em São Paulo, sob a coordenação do professor Osvaldo Sangiorgi, que foi também um dos pioneiros na divulgação da Matemática Moderna no Brasil. Ao situar a trajetória do ensino da matemática no processo histórico das reformas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, p. 19) assim se expressam em relação ao Movimento da Matemática Moderna no Brasil: “A Matemática Moderna nasceu como um movimento educacional inscrito numa política de modernização econômica e foi posta na linha de frente do ensino por se considerar que, juntamente com a área das Ciências, ela constituía uma via de acesso privilegiada para o pensamento científico e tecnológico. Para tanto, procurou-se aproximar a matemática desenvolvida na escola da matemática como é vista pelos estudiosos e pesquisadores. O ensino proposto fundamentava-se em grandes estruturas que organizavam o conhecimento matemático contemporâneo e enfatizava a teoria dos conjuntos, as estruturas algébricas, a topologia, etc. Esse movimento provocou, em vários países do mundo, inclusive no Brasil, discussões e amplas reformas no currículo de matemática.”
Dentro desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
O Movimento da Matemática Moderna buscou reformular e modernizar os currículos escolares, procurando aproximar a matemática escolar da matemática pura. 
Porque
Com isso, foi dada ênfase às estruturas que compõem o conhecimento matemático apoiado na lógica, na álgebra, na topologia, na ordem, com destaque para a teoria dos conjuntos. Houve uma preocupação exagerada com as abstrações, ocorrendo o excesso de formalização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Resposta correta
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
E - As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 5 de 10
Ao pensar nos objetivos do ensino e da aprendizagem da matemática, para os cinco primeiros anos do ensino fundamental, é necessário procurar respostas para o seguinte questionamento: que indivíduos queremos formar com a educação matemática no âmbito escolar? Isso nos leva a estabelecer os objetivos que queremos atingir. Pensar a matemática na escola deve ir além da resolução de “contas” e quantificação de números. Desta maneira, sobre o ensino da matemática, pode-se afirmar que:
A - O ensino da matemática é amplo e envolve o desenvolvimento de diferentes habilidades e competências. Resposta correta
B - O ensino da matemática deve, unicamente, conter a maior parte dos conteúdos voltada ao raciocínio-lógico. 
C - O ensino da matemática é bem resumido e envolve somente cálculos, sem sentido para a maioria dos educandos. 
D - O ensino de matemática é bem abrangente, isso não é bom, pois os alunos não conseguem ser preparados na íntegra para o futuro. 
E - O ensino da matemática deve conter a maior parte
Página12