Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE ONCOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE ONCOLOGIA
Discente: Mariana Vieira
1- Considera-se ostomia a abertura criada cirurgicamente entre o intestino e a parede abdominal. Os tipos mais comuns de ostomia conectam o intestino delgado (ileostomia) ou o intestino grosso (colostomia) à parede abdominal. Ostomias podem ser temporárias ou permanentes. Diante a afirmativa, descreva quatro classificações da ostomia temporária e quatro classificações da ostomia definitiva. (1,0 Ponto)
Temporárias:
1. Obstrução intestinal aguda;
2. Diverticulite;
3. Volvo (torção intestinal);
4. Anomalias anorretais;
Permanentes: 
1. Tumores de reto e/ou anal:
2. Trauma irreversível
3. Prolapso retal: 
4. Paralisia do esfíncter anal;
2- O câncer de vulva é mais comumente diagnosticado em mulheres idosas. Os riscos incluem a exposição ao vírus do papiloma humano (HPV) e tabagismo. Um diagnóstico precoce reduz a probabilidade de que um tratamento extensivo seja necessário. Corroborando com a afirmativa, diante o tratamento cirúrgico Vulvectomias Radicais no pós-operatório descreva cinco ações de enfermagem realizadas pelo enfermeiro ofertada no cuidar. (1,0 Ponto)
· Atentar-se para administração de anticoagulants cpm;
· Manter membros inferiores aquecidos;
· Manter drenos pérveos e fixo ao copo da cliente;
· Mobilizar membros inferiores sempre que tiver oportunidade;
· Levantar após 24h de cirurgia mantendo os membros inferiors semifletidos para prevenção de linfedema, além de instruir para o autocuidado.
3-   Sabe-se que o conceito de radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos. Portanto, diante ao conhecimento adquirido na disciplina Enfermagem Oncológica, descreva em 10 linhas qual foi a contribuição do conhecimento adquirido sobre a temática abordada para sua atuação como enfermeiro oncológico. (1,0 Ponto)
A temática da aula de radioterapia foi um assunto a qual agregou bastante conhecimento, visto que meu conhecimento antes dessa aula era nulo, pois nunca tive a oportunidade de conhecer o trabalho. Após a aula reconheci a importância da radioterapia no tratamento oncológico e também os cuidados necessários para com este tratamento, pois foi citado os cuidados da enfermagem com a radioterapia, como: usar equipamentos de proteção individual ou blindar a fonte, utilizando o conceito da camada semi redutora, usar equipamentos de proteção como luvas e óculos e ter uma vestimenta ideal. Detalhes que não podem ser passados despercebidos pelos profissionais da enfermagem.
Outros cuidados interessantes que foi abordado é não fumar, beber e/ou comer bem como usar cosméticos em áreas que tenham radioativos, pois o uso do cosmético era algo que eu não sabia. Portanto, a temática torna-se relevante para a nossa formação acadêmica, visto que a enfermagem oncológica cresce a cada dia mais.
4- As feridas tumorais podem ser nomeadas como feridas malignas, oncológicas ou fungóides, quando apresentam aspecto de cogumelo ou couve-flor. Considerando a afirmativa, cite e descreva o estadiamento Classificatório das Feridas Neoplásicas. (1,0 Ponto)
· Estadiamento 1: Pele íntegra. Tecido de coloração avermelhada ou violácea. Nódulo visível e delimitado. Assintomático.
· Estadiamento 1N: Ferida fechada ou com abertura superficial por orifício de drenagem de exsudato límpido, de coloração amarelada ou de aspecto purulento. Tecido avermelhado ou violáceo, ferida seca ou úmida. Dor ou prurido ocasionais. Sem odor.
· Estadiamento 2: Ferida aberta envolvendo derme e epiderme. Ulcerações superficiais. Por vezes, friáveis (frágil) e sensíveis à manipulação. Exsudato ausente ou em pouca quantidade (lesões secas ou úmidas). Intenso processo inflamatório ao redor da ferida. Dor e odor ocasionais.
· Estadiamento 3: São ferida espessa envolvendo o tecido subcutâneo. Profundidade regular, com saliência e formação irregular. Características: friável, ulcerada ou vegetativa, podendo apresentar tecido necrótico liquefeito (amolecido) ou sólido e aderido, odor fétido e exsudato. Lesões satélites em risco de ruptura. Tecido de coloração avermelhada ou violácea, porém o leito da ferida encontra- se predominantemente de coloração amarelada.
· Estadiamento 4: São ferida invadindo profundas estruturas anatômicas. Profundidade expressiva. Por vezes, não se visualiza seu limite. Em alguns casos, com exsudato abundante, odor fétido e dor. Tecido de coloração avermelhada ou violácea, porém o leito da ferida encontra-se predominantemente de coloração amarelada.
5-  O enfermeiro atuante no tratamento oncológico de escolha Quimioterapia, precisa manipular e analisar o prontuário oncológico. Após o conhecimento adquirido referente a essa temática, descreva o seu entendimento referente a aula ministrada. (1,0 Ponto)
O prontuário já faz parte da vida do enfermeiro, portanto o prontuário oncológico é tão importante quanto qualquer outro. É nele que o profissional consegue prevenir agravos na saúde do paciente oncológicos e contribuir para que sejam feitas as intervenções necessárias. O enfermeiro deve-se atentar para contribuir com informações necessárias do paciente e de suas ações. Portanto, essa temática também é bem interessante para a nossa formação acadêmica.

Outros materiais