Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2 - RELIGIÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
RELIGIÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA – AVALIAÇÃO VIRTUAL 2
1)"Nossa Missão
A Associação Esperança e Vida, a partir de seus valores cristãos, considerando a realidade em que vivem as pessoas com HIV/Aids, e dependentes químicos de drogas e álcool tem como missão: acolher, recuperar, proporcionar um estilo de vida saúdavel, e um encontro pessoal com Deus aos seus acolhidos, por meio de suas atividades de recuperação e reinserção social, visando a melhoria da qualidade de vida, à formação integral da pessoa humana e à minimização da epidemia da Aids e dependência química.
Organização Não - Governamental
A Associação de Apoio a Portadores de Aids Esperança e Vida é uma ONG (Organização Não-Governamental) criada em 1990, declarada de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 7479/93, Estadual pela Lei nº 2574/80 e Federal pela Lei nº 14708/97- 92. É registrada no Conselho Municipal de Assistência Social sob o nº 003/97, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo sob o nº 5269 e certificada como Entidade Beneficente (Filantropia) pelo CNAS nº 44006.002978/2001-11. Também é filiada à Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC)".
 Sobre a Associação Esperança e vida, podemos afirmar que:
 I. É uma ONG e também uma Associação, reconhecida pelo poder Municipal e Estadual.
II. É uma ONG, sem cadastro de Pessoa Jurídica.
III. É uma associação social religiosa, portanto não pode ser relacionada parceira do município.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
Alternativas:
· a) I, apenas. CORRETA b) I e II, apenas. c) Todas as afirmativas estão corretas. d) I e III, apenas. e) III, apenas.
2)"O Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Instituto Humanize e o Instituto Nova Era recebem cartas de intenção com projetos inovadores e relevantes para o fortalecimento das organizações da sociedade civil que trabalham na conservação do hotspot do Cerrado. Esta Chamada para Cartas de Intenção (CDI) terá apoio de US$ 250 mil (em torno de R$ 1,4 milhão). Será escolhido um único projeto ligado a uma estratégia clara de fortalecimento de organizações locais no cerrado, utilizando-se de abordagens e metodologias que combinam, por exemplo, cursos modulares presenciais e/ou virtuais com atividades práticas de campo de caráter pedagógico".
 Moradia e cidadania. Editais abertos, 2020. Disponível em: https://moradiaecidadania.org.br/editais-abertos-2/. Acesso em: 9 out. 2020.
 Para determinadas ações, é sempre importante ter projetos bem elaborados, pois boas oportunidades podem surgir a qualquer momento, inclusive a obtenção de recursos financeiros e patrocinadores.
Considerando o estabelecimento de organizações sociais em associações e para que elas consigam participar de processos de obtenção de recursos, verifique as afirmativas e julgue-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
 (   ) Para participar do fundo de parceria, é necessário ter um projeto detalhado da ONG a ser beneficiada e uma carta de intenção, o que reforça a importância em desenvolver um projeto bem elaborado.
(   ) Projetos de iniciativa de religiosos não podem concorrer ao fundo, pois a destinação é a conservação de regiões do Cerrado.
(   ) Ações religiosas poder estar ligadas a conservação e preservação ambiental, como forma de mover as comunidades do Cerrado brasileiro.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de julgamento.
Alternativas:
· a) F - F - V. b) V - F - V. CORRETA c) F - V - F.
· d) F - V - V. e) V - V - F.
3)“'Na opinião do sociólogo Rudá Ricci, diretor-geral do Instituto Cultiva e membro da Executiva Nacional do Fórum Brasil do Orçamento, os casos de desvios de verbas públicas por meio de convênios podem ser explicados pela lógica político-partidária de uma parte das entidades supostamente sem fins lucrativos. 'Mas não só por isso. Várias ONGs que assumiram a direção de conselhos de gestão pública que possuem fundos especiais passaram a apresentar projetos de suas organizações para acessarem recursos desses fundos. Algo como colocar a raposa para cuidar do galinheiro. Totalmente antiético. Ao aceitarmos a lógica das Oscips e OSs na terceirização da gestão pública-estatal, incorremos nesse risco', alerta".
 MARINGONI, G. A complexa relação entre Estado e ONGs. Ipea. Desafios do desenvolvimento. Ano 9, ed. 71. 2012. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2727:catid=28&Itemid=23. Acesso em: 9 out. 2020.
 De acordo com o texto, percorre entre a sociedade a má fama de algumas organizações não governamentais a respeito do desvio de verbas e utilização incorreta de recursos.
A partir do conteúdo apresentado, que se refere à transparência e legitimidade dessas organizações, assinale a opção correta:
Alternativas:
· a) As ONGs, em geral, são reconhecidas pela sociedade como organizações de desvio de dinheiro público. Mas, o fato de as organizações prestarem contas sobre suas movimentações financeiras impede totalmente que haja violação na aplicação dos recursos recebidos.
· b) As ONGS são organizações fracas em relação à instituição, podendo ser facilmente burladas e também usadas para desvio de verbas. Para aumentar a credibilidade, devem se constituir em associações ou fundações, com a ajuda de parlamentares no desenrolar de ações burocráticas.
· c) As ONGs devem prezar pela transparência de suas práticas e pela aplicação correta dos recursos, o que torna muito importante a apresentação das movimentações financeiras, tanto para o poder público quanto para a comunidade em geral, a fim de mostrar sua idoneidade. CORRETA
· d) A ligação das ONGs com o poder público, inclusive com o recebimento de recursos, deve ser evitado. O poder público deve destinar seus recursos a ações executadas somente por suas secretarias e instituições. Às ONGs cabe buscar recursos entre a iniciativa privada.
· e) As ONGs e OSCIPs são um risco para o Estado, devido ao grande desvio de verbas públicas realizado por essas instituições. Na maioria dos casos, essas organizações acabam utilizando os recursos recebidos em prol de beneficiários desconhecidos e os projetos não são executados.
4) O principal argumento para uma ONG se estabelecer legalmente é o aumento da credibilidade, o que também favorece a obtenção de recursos para a ação. Para obter recursos de fundos públicos para ação social, por exemplo, é necessário que a ação social tenha por responsável uma entidade ou instituição, com CNPJ, endereço e um contrato firmado entre os seus responsáveis legais. Ou seja, é necessário que esteja sob a organização de uma pessoa jurídica.
Em relação aos passos necessários pra formalização de uma associação sem fins lucrativos, associe a coluna A e B, de acordo com a ordem que devem ser feitos.
 A
I. Primeiro.
II. Segundo.
III Terceiro
 
B
a. Convocação de reunião de proposta de associação.
b. Registro da ata e cadastro no CNPJ.
c. Assembleia para organização, aprovação de estatuto e eleição de diretoria.
Assinale a alternativo que contém a correspondência correta entre as colunas.
Alternativas:
· a) I - c; II - a; III - b.
· b) I - a; II - c; III - b. CORRETA
· c) I - b; II - c; III - a.
· d) I - a; II - b; III - c.
· e) I - c; II - b; III - a.
5) "Rubem Alves sintetizou no livro Protestantismo e Repressão (1979) o paradoxo das igrejas evangélicas brasileiras. Um paradoxo de formação, revisitado na pandemia de 2020. Nós, evangélicos/as, temos uma moeda de duas faces: ao mesmo tempo, pregamos uma mensagem de amor ao próximo e de individualismo sectário. E não é só um conflito entre fé e vida. Os fundadores das igrejas cultivaram forças modernizadoras, libertadoras e comunitárias e, simultaneamente, incentivaram padrões individualistas, desencarnados, quanto aos costumes. [...] Sintomaticamente, o tema da 'Responsabilidade Social' – nome de um dos setores daConfederação Evangélica do Brasil – é, para os sectários, o assunto mais espinhoso. São duas palavras enormes, que se tornam explosivas quando faladas no ambiente eclesiástico."
 MELLO, A. Igreja e (IR)responsabilidade social – os paradoxos da pandemia de 2020. Bereia, Informação e Checagem de Notícias. 10 de março de 2020. Disponível em: https://coletivobereia.com.br/igreja-e-irresponsabilidade-social-os-paradoxos-da-pandemia-de-2020/. Acesso em: 12 out. 2020.
 Grandes empresas têm buscado formas de fazer assistência social, mesmo que haja por trás dessas atitudes a força do marketing. No entanto, de acordo com o texto, as igrejas têm fugido daquela que é a sua responsabilidade.
Em relação à responsabilidade dos grupos religiosos em promoverem ações sociais e comunitárias, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
· a) O tema da “Responsabilidade Social” é um problema para as igrejas em geral, pois as ações sociais e comunitárias acabam gerando assistencialismo, que "vicia" os assistidos. Por isso, boa parte das igrejas se afastam da responsabilidade social.
· b) Empresas preocupadas com a concorrência comercial têm setores de Responsabilidade Social; agências de publicidade apelam ao conceito para ganhar simpatia. Com essa finalidade, também as igrejas devem tomar a responsabilidade social como meta.
· c) Ações comunitárias que surgem de iniciativas religiosas são o cumprimento da missão do amor ao próximo. Realizar ações sociais é um passo importante na promoção de justiça social por intermédio da religiosidade. CORRETA
· d) As igrejas modernas incentivam padrões individualistas, desencarnados, quanto aos costumes. Isto significa que a responsabilidade social não é mais uma obrigação da igreja nos tempos atuais.
· e) Se as igrejas suprissem as necessidades dos moradores de rua, estariam cumprindo uma tarefa que é do Estado. A tarefa da igreja é o cuidado com o seu povo convertido que deve ser assistido por meio de seus ministros.

Continue navegando