Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disfunções Estéticas: são alterações com diferentes causas que podem estar presentes no nosso corpo. Na face, temos alguns exemplos como acne, manchas. Já no corpo, as mais conhecidas são as estrias, celulites e a flacidez.
FACIAL
Rugas: sua formação ocorre pela redução da produção de colágeno e elatina da pele, além da diminuição do tecido adiposo e das atividades das glândulas cutâneas. Com a diminuição da produção de colágeno, surgem as primeiras rugas e linhas de expressão. Com o tempo, essas rugas se tornam mais profundas e marcadas na pele. De acordo com a evolução das rugas temos:
Rugas Dinâmicas: São visíveis apenas quando realizamos mímica facial;
Rugas estáticas: São visíveis mesmo que não haja expressão facial;
Rugas Gravitacionais: Caracterizam-se por presença de flacidez de pele.
Acne: a acne é caracterizada pela inflamação do folículo piloso associado com a glândula sebácea, seu desenvolvimento está relacionado ao aumento dos níveis hormonais da adolescência. Sua formação depende de quatro fatores:
Comedogenese: é o processo onde se formam os comedões, ocorrendo uma descamação das células queratinizadas que se acumulam nos folículos.
Produção de sebo: As glândulas sebáceas são acionadas por hormônios andrógenos e inicia-se a produção de sebo.
Colonização bacteriana: Na superfície da pele e nos ductos das glândulas sebáceas, pode ocorrer a multiplicação de bactérias.
Inflamação: A multiplicação de bactérias causa a inflamação da pele.
Grau I 
Comedão aberto: Aumento da secreção sebácea com produção de cilindros comedogênicos, acompanhados da formação de tampões córneos de queratina que ocluem transitoriamente o poro que permance aberto e visível, sendo de fácil extração.
Comedão fechado: Maior acúmulo de sebo que vai distendendo o folículo piloso. O poro, que é pouco visível, está obstruido por um duro tampão de queratina de difícil extração. Pode inflamar-se ou infectar-se.
Grau II 
Pápula inflamatória: Relevo na pele esbranquiçado se não há inflamação e avermelhado quando houve ruptura da parede do folículo piloso com passagem do material retido para a derme levando à inflamação.
Pústulas: Ocorre a infecção por Pytirosporum acne ou por streptococo. Há severa alteração da pele e é provável que deixe sequelas.
Grau III
Formação de crostas: Caso severo de acne com pústulas confluentes, altamente infecciosas. Ha grande padecimento cutâneo com formação de crostas e às vezes pequenas escaras. Geralmente deixa sequelas.
Grau IV
Nódulos ou cistos: Existe grande retenção sebácea e infecção na parte profunda da pele, originando assim, por acúmulo de sebo e pus, cistos dolorosos de 2, 3 ou mais centímetros.
Grau V
Fulminante: Neste grau predominam manifestações sistêmica como febre e poliartralgia. Intervenção médica.
Cicatrizes: seu processo pode ser dividido em três fases.
Inflamatória: ocorre a formação do coagulo de fibrina e migração de leucócitos fagocitários, que removem as substancias estranhas e micro-organismos. 
Proliferativa: migração e proliferação de fibroblastos, endotélio e queratinocito.
Remodeladora: mudança no padrão de organização do colágeno e de seu principal tipo.
Tipos de cicatrizes:
Hipertrófica: É uma condição cutânea caracterizada por tecido cicatricial em excesso, mas sem observação de queloides. 
Hipocrômica e atrófica: É uma condição cutânea caracterizada por tecido cicatricial despigmentado.
Quelóide: É uma cicatriz imperfeita que surge por uma resposta cicatricial intensa do organismo, que extrapola os limites de um dano cutâneo.
Hipercromias: a melanogenese ocorre nos melanocitos, e podem ser influenciados por fatores genéticos, quando as características dos melanossomas são codificadas pelos genes de pigmentação; hormonais, o hormônio hipofisario estimula a melanogenese e os estrogeniose e a progesterona provocam a hiperpigmentação do rosto e da pigmentação genital; raios UV, o UV-B promove a pigmentação indireta, multiplicando os melanocitos ativos e estimulam a enzima tirosinase. Já o UV-A promove a pigmentação direta, oxidando e escurecendo os precursores incolores da melanina.
Flacidez: no processo de envelhecimento a proteína colágena, vai se tornando cada vez mais rígida, e a elastina perde sua elasticidade natura. Com a diminuição das funções do tecido conjuntivo impede que as camadas de gordura consigam se manter uniformes, e a degeneração das fibras elásticas provoca uma desidratação da pele e resulta em rugas e flacidez.
Olheiras: as alterações se dá pelo acúmulo de hemossiderina, que ocorre quando a circulação sanguínea local não funciona corretamente. Olheira pigmentar: causada pelo excesso do depósito de melanina. Olheira estrutural: acontece pela presença de goteira lacrimal profunda ou pela falta de tecido abaixo dos olhos. Olheira vascular: causada pelo acúmulo de hemossiderina ou pelo aumento de vasos sanguíneos na região dos olhos. 
Rosacea: desenvolve-se em zonas seborréicas, na porção media da face e, em algumas formas intensas, chega a tomar toda a face. Seu desenvolvimento é lento e insidioso e o quadro leva anos para se instalar. Conhecem-se diversos fatores desencadeantes, como o calor, o frio, a radiação ultravioleta, as emoções, o álcool, as especiarias ou as bebidas quentes. A ruborização após a ingestão de água, café ou chá quentes deve-se ao aquecimento faríngico do sangue que passa para o hipotálamo através da troca térmica contracorrente, envolvendo a jugular e as artérias carótidas. A hipertermia em doentes com rosácea provoca uma diminuição do fluxo de sangue do rosto para o cérebro. As veias angulares faciais drenam as zonas do rosto mais afetadas pela rosácea, incluindo a conjuntiva. Isto pode explicar o envolvimento frequente dos olhos. Uma disfunção vascular pode ainda estar na origem do aumento de enxaquecas em doentes com rosácea.
Millium: surge devido à uma degeneração das fibras elásticas da pele e das células que produzem a queratina provocadas pela exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol. Em bebês recém-nascidos, o milium é uma condição muito comum que pode surgir ao nascimento ou por causa do calor, sendo que nestes casos, as pápulas tendem a desaparecer sozinho.
CORPORAL
Estrias: são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele. As linhas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme. 
Flacidez: Segundo Piazza (2011, p.55): “conforme o envelhecimento progride, a multiplicação celular diminui, os fibroblastos diminuem sua função e causam uma desorganização da matriz extracelular, comprometendo a síntese e a atividade de proteínas importantes, que garantem a elasticidade e resistência à pele, como a elastina e o colágeno. ”
Fibro Edema Genoide: depósito de gordura sob a pele e tende a aparecer nas áreas que recebem maior influência do estrógeno (hormônio feminino), como quadris, nádegas e coxas. Não se sabe exatamente as causas exatas da celulite, mas alguns fatores contribuem para seu surgimento, como: Hereditariedade; Problemas circulatórios - o sangue não flui bem e a drenagem das toxinas fica prejudicada; Alterações hormonais - níveis de estrógenos altos podem alterar o metabolismo e gerar ou agravar as celulites. Além disso, o uso do anticoncepcional pode gerar o problema, já que mais hormônios acabam circulando pelo organismo; Estilo de vida - maus hábitos alimentares (excesso de açúcares e carboidratos), sedentarismo e estresse podem contribuir para o aparecimento da celulite.
Gordura localizada: é o acúmulo de tecido adiposo em determinadas áreas do corpo. Os locais de distribuição da adiposidade acumulada no organismo variam conforme a pessoa. O grau de adiposidade de uma pessoa depende de vários fatores, entre eles destacam-se os genéticos e o tipo de alimentação. Outros fatores externos como a má postura e o sedentarismo também induzem ao acúmulo de gordura. A distribuição da lipodistrofia localizada ocorre de maneira diferenciada no homem e na mulher. A mulherpassa por fases de alterações hormonais em sua vida, que incrementam a duplicação de células gordurosas. Os homens apresentam menor incidência ao acúmulo de gordura localizada, porém, quando isto ocorre, geralmente é na região abdominal e apresenta grande correlação com as doenças cardiovasculares.

Mais conteúdos dessa disciplina