Buscar

Atividade Contextualizada (Tópicos Integradores II)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA
TÓPICOS INTEGRADORES II
PROFESSOR: MARCIA JUSTINO DA SILVA
TUTOR: DEVISON FRANCISCO DAS NEVES
AL U N A: MARIA DE FÁTIMA DUARTE MOURATO
Atividade Contextualizada Tópicos Integradores II
 A inserção da temática étnico-racial na educação infantil visa garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele a importância de trabalhar questões étnico-raciais com crianças, é pela intensificação da construção da identidade delas, é o momento em que as crianças começam a se perceber no mundo e a perceber o outro. Contar histórias é uma maneira encontrada para resgatar a cultura afro-brasileira, indígena e africana, que sensibiliza não só os estudantes, mas a escola num todo. 
 Ainda em algumas escolas na educação infantil é um tabu falar sobre étnico-racial, como nós somos diferentes, mas as diferenças existem, principalmente com as meninas negras, que desde muito pequenas já não se sentem representadas nas histórias. As princesas das histórias na maioria das vezes não têm nem a cor da pele e nem os cabelos como delas, isso faz com que tenhamos uma construção de um estereótipo do que é ser princesa, do que é ser bonita, por meio dos contos com personagens negros, as crianças aprendem a valorizar as diferenças desde o começo de sua formação. Precisamos ensinar as diferenças para termos uma educação onde todos cresçam sentindo - se igual, para temos cidadãos mais empáticos, respeitosos, críticos e conscientes de sua responsabilidade em tornar o mundo um lugar melhor para todos.
 Os projetos com contador de histórias, para valorizar a identidade racial das crianças, de início, promover rodas de conversa associando explicando com é lindo as cores da pele de cada. 
· Para o primeiro conto história, Xangô e o Trovão (Reginaldo Prandi, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas), cada criança identificar as partes do corpo e as diferenças entre meninos e meninas.
· Para o segundo, Aguemon (Carolina Cunha, 54 págs., Ed. Martins Fontes), que trata do nascimento da Terra, trazendo para a escola sementes de várias texturas, cores e tamanhos.
· Para culminância do projeto chamar os familiares e disponibilizar cartolinas e tintas para juntos com seus filhos fazerem cartazes com os personagens das histórias contadas e expor para todos da escola e da comunidade prestigiar com é lindo a diversidade.

Outros materiais