Buscar

A1 - manufatura assistida por computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A1 – Manufatura assistida por computador
Com os conteúdos estudados, fica claro que um robô funciona similarmente a um computador, pois necessita de instruções de programação para realizar suas atividades. Dessa forma, os robôs não substituem os homens, mas eles completam o serviço deles. Como já discutido, muitas vezes, o robô recebe o nome de braço robótico, pois apresenta algumas similaridades com o braço humano. Logicamente que o peso que um robô consegue manipular é maior do que o do braço humano. A partir dessas informações, trace um paralelo entre juntas, eixos e motores com um braço humano. Escreva, no mínimo, 15 linhas e fundamente seu texto com o material de estudo.
Antemão, faz-se necessário entender que um robô precisa primordialmente de juntas, eixos e motores, e são esses componentes que fazem ele se mover. As juntas são os limites mecânicos, é nela que se delimita o grau do movimento a partir do seu tamanho e espessura, juntamente com os eixos (quantidade de partes de juntas). Já os motores são artifícios eletromecânicos que fazem o robô se mover em determinada velocidade e amplitude, sem ele, as peças não ganham “vida”.
Entretanto, apesar de suas similaridades com um braço humano no quesito movimentação e finalidades construtivas, os robôs aguentam pesos consideravelmente maiores que um humano, e podem contar com o fator de habilidades não humanas, ou seja, não cansam. Outro quesito importante a se analisar, é que no braço humano podemos contar com a elasticidade natural que os robôs não atingem, esse quesito nos permite fazer manobras mais complexas, habilidosas e detalhistas, contudo, as máquinas lideram o rancking quando se trata praticidade e trabalho rápido, mesmo que o trabalho humano seja completamente melhorado se acrescido de trabalho robótico.

Outros materiais