Buscar

ATIVIDADE PATOLOGIA- LESÃO CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO – UNIFIP
DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL
CURSO: ODONTOLOGIA
NUTRIÇÃO
BIOMEDICINA
FARMÁCIA
ENFERMAGEM
LISTA DE EXERCÍCIOS (1º ESTAGIO)
1 – Explique com suas palavras o esquema ilustrado abaixo:
A célula se mantém em homeostase normal, quando encontram um estresse fisiológico ou estímulo patológico, podem sofrer uma adaptação, alcançando um novo estado constante. Se a capacidade adaptativa é excedida ou se o ambiente externo é inerentemente nocivo, desenvolve-se a lesão celular, que ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. Podendo ser classificada em lesão reversível, quando a célula agredida pelo estímulo nocivo tendo alterações funcionais e morfológicas, e se mantem viva quando o estimulo nocivo é retirado, e lesão irreversível, onde a célula é incapaz de se recuperar depois de retirado o estimulo agressivo.
2 - Conceitue Hipertrofia e cite um exemplo.
Aumento do volume da célula acompanhado por maior capacidade funcional, causando o aumento do órgão afetado e de suas funções celulares, podendo ser patológica, como exemplo o aumento do coração por hipertensão, como fisiológica, como exemplo a gravidez na qual a musculatura uterina sofre hipertrofia.
3 – Conceitue Atrofia e cite um exemplo.
Resposta adaptativa em que a célula diminui de volume e paralisa suas funções, podendo ser causado por: redução da demanda funcional (imobilização de membro), suprimento inadequado de oxigênio (isquemia), nutrientes insuficientes (desnutrição), interrupção dos sinais tróficos, envelhecimento (idade).
4 – Conceitue Hiperplasia e cite um exemplo.
É o aumento no número de células de um determinado órgão ou tecido, e suas causas podem ser por estimulação hormonal, podendo ser fisiológica ou não, maior demanda funcional, lesão celular crônica.
5 - Conceitue Metaplasia e cite um exemplo.
É a conversão de um tipo de célula diferenciada em outro tipo, como exemplo, quando o tecido conjuntivo se transforma em epitélio cartilaginoso ou ósseo. 
6 – Defina Lesão celular reversível e cite um exemplo.
Ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando- se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessa. Exemplo: acúmulo de água no interior da célula (edema) ou a o acúmulo de gordura no interior da célula (esteatose).
7 – Defina Lesão celular irreversível.
Ocorre quando a célula torna-se incapaz de se recuperar depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular. Exemplo: necrose ou opoptose.
8 – Cite 5 condições que podem determinar lesão celular
Depleção do ATP, Lesão mitocondrial, Influxo de cálcio para o citosol e perda da homeostase do cálcio, Acúmulo de radicais livres do oxigênio e Defeitos na permeabilidade das membranas. 
9 – Diferencie morte celular por Necrose de morte celular por Apoptose.
Necrose são as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica e habitualmente provoca inflamação no local afetado, causa inflamação nos tecidos adjacentes para a eliminação dos tecidos mortos e posterior reparo. Durante este processo inflamatório acumulam-se leucócitos na periferia do tecido lesado, que liberam enzimas úteis na digestão das células necróticas. Enquanto opoptose é também chamada de morte celular programada em virtude do seu mecanismo envolver a degradação do DNA e das proteínas celulares segundo um programa celular específico. Nesta forma de morte celular não há vazamento de proteínas através da membrana celular, ocorrendo fagocitose da célula apoptótica sem inflamação local. A apoptose pode ser fisiológica ou patológica. Exemplos de apoptose fisiológica são a destruição programada de células durante a embriogênese e a involução mamária após a lactação. A apoptose patológica ocorre em condições tais como hepatite por vírus (hepatócitos apoptóticos), atrofia acinar após a obstrução de ductos glandulares e destruição de células lesadas por radiação.
10 – O que consiste Necrose Caseosa e em qual doença podemos encontrá-la.
Tecido esbranquiçado, granuloso, amolecido, com aspecto de "queijo friável". Microscopicamente, o tecido exibe uma massa amorfa composta predominantemente por proteínas e lipídios. É comum de ser observada na tuberculose.

Outros materiais