Buscar

Atividade 1 - METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO DE INGLES- ENSINO FUNDAMENTAL II E EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contextualização 
Caro(a) aluno(a),  
  
O ensino e a aprendizagem de uma outra língua são essenciais ao desenvolvimento individual e coletivo, na medida que corrobora às práticas sociais globalizadas do século XXI. 
Nesse sentido, é importante destacar que o ensino de língua não se configura como um processo homogêneo e uniforme, fazendo com que tanto as concepções de língua e linguagem quanto as de ensino e aprendizagem sejam divergentes conforme as correntes epistemológicas que as sustentam. 
Por isso é importante conhecer essas concepções, para que se possa compreender melhor como influenciam as práticas de ensino e aprendizagem de língua inglesa enquanto LF. 
  
Proposta 
Com base nisso: 
· Produza um texto com limite máximo de 15 linhas em que sejam apresentadas as principais características das diferentes concepções de língua, aprendizagem e ensino estudadas; 
· Seu texto deve conter a concepção de língua de cada método, a visão de língua e teoria de aprendizagem a ele associado; 
· Submeta o arquivo de sua resposta, em formato PDF, para avaliação docente. 
TEXTO RESPOSTA:
 O Método da gramática, também conhecido como método tradicional, tinha foco na tradução e produção de versões de textos literários. O sucesso era medido na capacidade de tradução desenvolvida pelo aluno.
 Em contraposição surge o método direto, que reduzia o uso da língua materna em detrimento do uso da língua-alvo durante a aula. A leitura era ainda mais privilegiada, a fala e aquisição de vocabulário por meio de textos e situações possuem mesma relevância à aprendizagem.
 Já o método audiolingual tem como pressupostos teóricos os princípios da linguística estrutural e da psicologia comportamentalista de Pavlov e Skinner. Priorizava o desenvolvimento das habilidades orais, com base na “ordem natural” de aquisição da língua materna.
 Com avanços surgem a abordagem comunicativa e a era pós método, onde o professor deixa de ser o transmissor e centralizador do conhecimento para dar lugar a um novo papel, o de mediador do processo, ou seja, torna-se aquele que promove situações efetivas de uso da língua e atua como um mentor dos aprendizes.

Continue navegando