Buscar

Adg1 - Ética, Política e Sociedade - A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Texto base
Homero, em seus poemas, narra grandes aventuras em que os atores são humanos vivendo dramas humanos sob a interferência dos deuses. A Ilíada trata do cerco que os gregos fizeram à cidade de Troia (Ílion), pois o príncipe troiano Paris raptou a esposa do rei grego Menelau.
Pensando que essa foi uma importante obra para a disseminar mitos, e considerando-os uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
· a)O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.Alternativa assinalada
2)Texto base
Os filósofos pré-socráticos buscavam explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo por meio de princípios elementares de sua constituição e transformação. Considere as assertivas:
I - São chamados também de cosmológicos, pois investigavam a origem e a ordem do mundo pela busca da Arkhé: que seria o elemento comum a todas as coisas
II - Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratar da origem e do desenvolvimento do universo; antes deles já existiam cosmogonias. Embora estas fossem de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas.
III - Os pensadores do período pré-socrático foram capazes de avançar para questões da moral e virtude humana, integrando suas explicações sobre a natureza com o comportamento da sociedade integrado às formas do universo.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Alternativas:
· a)Apenas I e II.Alternativa assinalada
3)Texto base
Para Marilena Chaui, quando somos capazes de apreender a realidade, estamos realizando uma atitude filosófica de questionamento ao senso comum. Segundo esse princípio, adotar uma postura de questionamento:
I. Não tem relação entre o que “eu acho” sobre o mundo e “do que eu gosto”.
II. É o resultado de um trabalho intelectual de reflexão sobre nossas experiências e até sobre fragmentos das cenas cotidianas para ultrapassar o senso comum e buscar correlações para nosso desejo de saber.
III. Não é simplesmente fazer uma pesquisa de mercado para saber a preferência dos consumidores, mas decifrar o sentido das ações humanas.
É correto o que se afirma:
Alternativas:
· a)Em I, II e III.Alternativa assinalada
· b)
4)Texto base
Considere as alternativas seguintes sobre o período Socrático e indique a correta:
Alternativas:
· a)Enquanto a filosofia pré-socrática se preocupava com o conhecimento da natureza (physis), Sócrates procura o conhecimento, indagando o homem para que avalie o limite das suas certezas.Alternativa assinalada

Outros materiais