Buscar

Capacidade penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Capacidade penal x Imputabilidade
1. Capacidade penal se refere a momento anterior ao crime. Imputabilidade constitui momento contemporâneo ao delito.
2. Quando não há qualidade de pessoa humana não viva e quando a lei penal não se aplica a determinada classe de pessoas, diz-se que há incapacidade penal. 
Incapacidade penal das pessoas jurídicas
1. Teoria da ficção x Teoria da realidade: Pela primeira, a pessoa jurídica é uma ficção legal, portanto não tem consciência e vontade próprias, portanto não pode cometer crimes. A esse pensamento se contrapõe a teoria da realidade. Aceitávamos a teoria da ficção. Hoje, porém, reconhecemos invencível a tendência de incriminar-se a pessoa jurídica como mais uma forma de reprimir a criminalidade. Essa é uma questão pra se pesquisar melhor.
Capacidade especial do sujeito ativo
1. Capacidade especial do sujeito ativo (crimes próprios x crimes de mão própria x crime comum). Alguns crimes reclamam capacidade especial do sujeito, como a qualidade de funcionário público exigida para o crime de peculato (art. 312). Peculato é um caso de crime próprio e se contrapõe aos crimes comuns que podem ser cometidos por qualquer pessoa imputável. Os crimes de mão própria, ou de atuação pessoal, são aqueles que só podem ser praticados pelo autor em pessoa, como no crime de falso testemunho (art. 342).
Referências:
JESUS, Damásio de. Parte geral – arts. 1 ao 120 do CP. Vol 1. Atualizador: André Estefam. 37 ed. – São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

Outros materiais