Buscar

Av1 - Lic - Educação Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1 - Lic - Educação Inclusiva
1)Observe a figura de Homero e seu guia Glauco, obra pintada por Wlliam-Adolphe Bouguereau, 1854.
Fonte: Disponível em: http://www.deficienciavisual.pt/Quadros/Homer%20and%20his%20Guide%20Glaucus-William-AdolpheBouguereau-1854.jpg Acesso em : 16 jul. 2018.
Homero era um poeta grego, autor de Ilíada e Odisseia. Segundo relatos, era cego e teria vivido em época anterior a VII a.C. Na Antiguidade, a representação da pessoa com deficiência variava conforme a cultura e a compreensão das diferentes civilizações.
Sobre a representação social das pessoas com deficiência nas civilizações da Antiguidade, analise as afirmativas a seguir:
I. Os espartanos respeitavam as pessoas com deficiência, promovendo a socialização e inclusão das mesmas.
II. No Egito Antigo, os bebês que nasciam com deficiência eram exterminados ou abandonados à própria sorte.
III. Os gregos cultuavam o corpo perfeito, por isso eliminavam crianças recém-nascidas frágeis ou com alguma deficiência.
IV. A civilização romana preconizava a perfeição estética e corporal, assim as pessoas com deficiência, por não estarem dentro do padrão físico adequado, eram excluídas da sociedade.
Estão corretas as afirmativas: 
Alternativas:
· a)I e II apenas.
· b)II e III apenas.
· c)I, II e III apenas.
· d)III e IV apenas.Alternativa assinalada
· e)II, III e IV apenas.
2)"Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas:  alunos com síndrome de Down e autismo exigem professores capacitados".
A presença cada vez maior de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional convencional está obrigando as escolas a adaptarem seus conceitos pedagógicos. Apesar de a inclusão de crianças e jovens com algum tipo de deficiência nas escolas regulares ter aumentado nos últimos anos, são grandes os desafios de preparar os professores para mantê-las na sala de aula com os demais colegas, e de receber as crianças que ainda estão excluídas. O modelo de só transmitir o conhecimento do currículo básico já não é mais suficiente. Segundo a professora Maria Teresa Eglér Mantoan, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade (Leped) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a inclusão aparece para mostrar que todas as pessoas são diferentes, algo que a escola não quer conceber. "O senso comum nos faz pensar muito mais na identidade do que na diferença, porque é muito mais fácil. Mas a diferença se apresenta e você tem que lidar." Por muito tempo as práticas pedagógicas consideraram as turmas como homogêneas, onde o professor repassa o conhecimento e todas as crianças aprendem da mesma forma. Uma escola inclusiva rompe com essas barreiras e paradigmas. 
Fonte: MORENO, Ana Carolina. FALARDO, Vanessa.  Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas. UOL Educação. 2013. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2013/03/inclusao-de-alunos-com-deficiencia-intelectual-cresce-e-desafia-escolas.html > Acesso em 16 jul. 2018.
Com base no texto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.
I - Uma escola torna-se inclusiva quando quebra com os paradigmas e estereótipos socialmente construídos e prepara-se para receber todas as crianças.
Por que
II - O paradigma inclusivo concebe as turmas como heterogêneas, respeitando o tempo de aprender dos alunos, valorizando as potencialidades e os diferentes saberes.
Alternativas:
· a)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.Alternativa assinalada
· b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
· c)A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa.
· d)A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
· e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) trouxe regras e orientações para a promoção dos direitos e liberdades dos deficientes com o objetivo de garantir  inclusão social e cidadania  a essas pessoas. Essa lei garante condições de acesso à educação e saúde e estabelece punições para atitudes discriminatórias contra essa parcela da população. Um dos avanços trazidos pela lei foi a proibição da cobrança de valores adicionais em matrículas e mensalidades de instituições de ensino privadas. O fim da chamada taxa extra, cobrada apenas de alunos com deficiência, era uma demanda de entidades que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência. Quem impedir ou dificultar o ingresso da pessoa com deficiência em planos privados de saúde está sujeito a pena de dois a cinco anos de detenção, além de multa. A mesma punição se aplica a quem negar emprego, recusar assistência médico-hospitalar ou outros direitos a alguém, em razão de sua deficiência.
Fonte: CHAGAS, Paulo Victor.  Estatuto da Pessoa com Deficiência entra em vigor com garantia de mais direitos. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2016-01/estatuto-da-pessoa-com-deficiencia-entra-hoje-em-vigor-e-garante. Acesso em 16 jul. 2018.
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso sobre os recursos de acessibilidade necessários para a inclusão do público alvo da educação especial.
(  ) alunos com cegueira podem necessitar de materiais em formato compatível com leitores de tela.
(  ) alunos com paralisia cerebral, geralmente, necessitam de pranchas de comunicação alternativa.
(  ) alunos com surdez fazem leitura labial e não necessitam de intérprete da Libras.
(  ) alunos com deficiência intelectual necessitam de materiais concretos para desenvolver conceitos abstratos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
· a)V - V - V - F.
· b)F - V - V - F.
· c)V - F - F - V.
· d)F - V - V - V.
· e)V - V - F - V.Alternativa assinalada
4)"A quem não possui familiaridade com o universo das pessoas com deficiência, pode parecer extremamente difícil o aprendizado em salas de aula convencionais a crianças e jovens cegos ou com visão subnormal. Para Maria da Graça França Corsi, que atua no Programa de Apoio Pedagógico da Laramara, instituição que presta atendimento a pessoas com deficiência visual, esse aprendizado é perfeitamente possível e tranquilo, desde que consideradas as devidas adaptações. Esse programa visa facilitar o desenvolvimento e socialização de crianças e adolescentes, encaminhando-os à escola, e prestando acompanhamento e orientação ao corpo docente. A pedagoga defende a existência de salas de recursos que contem com professores especializados para auxiliarem o professor e o aluno do ensino regular em suas necessidades." 
Fonte: LARAMARA. Disponível em: http://www.ame-sp.org.br/noticias/jornal/novas/tejornal29.shtml Acesso 16 jul. 2018.
Para incluir crianças cegas na escola regular, são necessários recursos de acessibilidade, organizados em parceria com os professores das salas de recursos multifuncionais, tais como:
I. Material em Braille.
II. Material em relevo.
III. Programas de leitores de tela.
IV. Materiais em texto com fonte ampliada.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:
· a)II, III e IV apenas.
· b)I,  II e III apenas.Alternativa assinalada
· c)II e IV apenas.
· d)I e III apenas.
· e)III e IV apenas.
5)A inclusão social é muito importante para o desenvolvimento sadio e para as aquisições cognitivas da criança com Síndrome de Down. O relacionamento com a família, como tias e primos, além das brincadeiras com outras crianças e a interação na escola são essenciais. Para Vygotsky (1997) a deficiência não pode ser reduzida aos seus componentes biológicos, como lesões cerebrais, malformações orgânicas e alterações cromossômicas. Para o autor, a deficiência também é decorrente das mediações sociais, ou seja, quando o meio sócio-cultural em que as crianças com deficiência estão inseridas, cria barreiras físicas, educacionais e atitudinais. Por isso, a família tem um papel muito importante no processo de inclusão social porque seráa responsável por estabelecer essa rede de relacionamentos para a criança. A importância da interação com outras crianças e com adultos mais experientes, em espaços diferenciados, podem contribuir para o desenvolvimento de um conceito muito trabalhado por Vygotsky. A qual conceito refere-se o trecho citado?
Fonte: SANDRI JUNIOR, Alessio Fiori. Inclusão Social para crianças com síndrome de Down. 2014. Disponível em: <http://paraisomodabebe.com.br/blog/inclusao-social-para-criancas-com-sindrome-de/>. Acesso em 16 jul. 2018.
Alternativas:
· a)Segregação social.
· b)Integração social.
· c)Superproteção social.
· d)Compensação Social.Alternativa assinalada
· e)Intermediação social.

Outros materiais