Buscar

Aap1 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap1 - Química Farmacêutica e Planejamento de Fármacos
1)A hipertensão arterial é o principal fator de risco para doenças cerebro vasculares e doenças isquêmicas do coração, sendo uma das causas mais importantes para a morbidade e a mortalidade cardiovascular. O maleato de enalapril, após a administração oral, é rapidamente absorvido e hidrolisado em seu metabólito ativo,o fármaco sofre metabolização no fígado e  produz o enalaprilato, um potente inibidor da enzima conversora da angiotensina. Ao longo do tempo vem sendo dada maior atenção aos fatores que podem influenciar na variabilidade da biodisponibilidade, como a determinação físico-química do insumo farmacêutico ativo (IFA) e excipientes utilizados na formulação, assim como processo de fabricação. O estudo de pré-formulação é de grande importância para o desenvolvimento do medicamento maleato de enalapril 20mg.
O maleato de enalapril é :
Alternativas:
· a)Fármaco
· b)Pró-fármaco
· c)Medicamento
· d)Remédio
· e)Fitoterápico
2)É um processo de modificação molecular que vem sendo bastante utilizado nos últimos anos, tornando-se uma das principais ferramentas no planejamento de fármacos para o tratamento da AIDS e do câncer. Já conhecido há muito tempo, o pró-fármaco, codeína (derivado da morfina isolado no século XIX), se converte em morfina para só então promover seus efeitos narcóticos. Mas o termo pró-fármaco foi utilizado primeiramente por Albert, em 1958, para descrever compostos que necessitavam de passar pelo processo de metabolização prévia para promover efeito farmacológico.
O processo de obtenção de pró-fármacos é denominado :
Alternativas:
· a)modelagem molecular
· b)triagem empirica
· c)latenciação
· d)síntese
· e)ao acaso
3)Técnica que decompõe a estrutura de uma molécula alvo (TM) em uma sequência de estruturas progressivamente mais simples ao longo de uma rota que conduz, em último estágio, a materiais de partida mais simples ou comercialmente disponíveis para o planejamento racional de uma síntese química.
Qual é a técnica ilustrada na figura para decompor a estrutura do fluconazol em estruturas mais simples?
Alternativas:
· a)Retrossíntese
· b)Síntese
· c)Modelagem molecular
· d)Latenciação
· e)Sython
4)A metanfetamina foi sintetizada pela primeira vez pelo químico e farmacologista japonês Nagai Nagayoshi em 1893, que a obteve a partir da efedrina. Décadas depois, em 1919, o químico e farmacologista japonês Akira Ogata produziu pioneiramente a metanfetamina cristalina, a partir da efedrina usando iodo e fosforo vermelho. No cérebro, a metanfetamina aumenta cerca de 12 vezes a produção de dopamina (que é um neurotransmissor que está envolvido no controle de movimentos, aprendizado, humor, emoções, cognição, sono e memória), provocando um estado prolongado de euforia extremamente intenso, o abuso e uso prolongado da metanfetamina provoca diversos males à saúde do usuário.
A metanfetamina é um fármaco :
Alternativas:
· a)sintético
· b)natural
· c)semi-sintético
· d)fitofármaco
· e)fitoterápico

Outros materiais